Todos os louvores são para Allah.
Não é obrigatório ao marido arcar com os custos do Hajj de sua esposa, mesmo que ele seja rico. Por outro lado, é mustahabb que ele faça isso e ele será recompensado, mas não há pecado se não fizer.
Isso não é ordenado nem pelo Alcorão nem pela Sunnah. Mas o Islam dá à esposa o Mahr, que é seu direito exclusivo, e permite que ela disponha de sua própria riqueza.
Portanto, o Islam ordena ao marido que gaste com sua esposa de uma maneira que seja boa e razoável, mas não o obriga a pagar as dívidas dela, ou pagar o zakaah em nome dela, ou pagar os custos do Hajj, etc.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin foi perguntado: um marido será recompensado se nomear alguém para fazer o Hajj em nome de sua esposa, se ela morrer sem te-lo feito?
Ele respondeu: é melhor que ele mesmo faça o Hajj em nome dela para que os rituais sejam feitos corretamente... Então, ele completou: Mas quanto a ser obrigatório, não é obrigatório para ele.
Al-Liqa' al-Shahri, 34, n° 579.
Assim como não é obrigatório fazer o Hajj em nome dela, depois que ela morrer, também não é obrigatório (ao marido) pagar pelo Hajj dela enquanto ela ainda estiver viva.
Isto é, a questão de saber se é ou não obrigatório está em pauta ainda. No que diz respeito a ser gentil com ela, se ele fizer isso, então Allah fará com que a recompensa daqueles que fazem o bem não seja em vão, e Allah registrará para ele a recompensa de seu Hajj.
Os fuqaha' (que Allah tenha misericórdia deles) afirmaram que é obrigatório a um marido gastar no Hajj de sua esposa, no caso de atrapalhá-lo deliberadamente, como aquele que força sua esposa a ter relações sexuais antes do primeiro estágio de saída do ihram, etc.
Shaikh 'Abd al-Karim Zaydaan disse:
Não é um dos direitos da esposa sobre o marido o financiamento dos custos de seu Hajj, ou mesmo o compartilhamento dos custos com ela.
Al-Mufassal fi Ahkaam al-Mar'ah, 2/177
Shaikh al-Albaani (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre o mesmo assunto e ele respondeu: Não é obrigatório para o marido pagar as despesas do Hajj de sua esposa. Isso tem a ver com os homens. Se uma mulher tem dinheiro suficiente para fazer o Hajj, então é obrigatório que ela faça o Hajj; se ela não tiver dinheiro suficiente, ela não é obrigada a ir ao Hajj.
E Allah sabe melhor.