Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Ele trabalhou como representante da empresa nos bancos, então se arrependeu, mas entregou o emprego a outra pessoa e a treinou

Pergunta

Eu trabalho para uma empresa que lida com os bancos e costumava ser o representante da empresa junto aos bancos, mas louvado seja Allah, me arrependi desse trabalho. Porém, entreguei meu trabalho com os bancos para outra pessoa que lidaria com estes no meu lugar. Se o que fiz é haram, o que devo fazer? Agora ele está trabalhando com base no que eu ensinei a ele sobre como lidar com os bancos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se as transações com bancos baseados em riba se limitam a depositar dinheiro em contas correntes sem juros porque não há bancos islâmicos e porque as empresas precisam fazer isso para proteger o dinheiro e disponibilizá-lo para o comércio, não há nada de errado.

Mas se as negociações com eles envolvem coisas haram, como tomar emprestado diretamente deles ou de outras maneiras, como comprar ou abrir uma linha de crédito por meio deles, etc., essas negociações são haram e não é permitido que ninguém se envolva, porque isso é cooperar com o pecado e a transgressão, além de testemunhar a riba e aprová-la.

Allah diz (interpretação do significado):

“... E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade. E não vos ajudeis no pecado e na agressão. E temei a Allah. Por certo, Allah é Veemente na punição.” [al-Maa'idah 5:2]

E Muslim (1598) narrou que Jaabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou aquele que consome riba, aquele que a paga, aquele que a registra e os dois que testemunham isso, e ele disse: Eles são todos iguais.

Com base nisso, se a empresa lida com os bancos dessa maneira, você fez bem em deixar este emprego e pedimos a Allah que aceite seu arrependimento. Mas, você errou ao ensiná-lo a outra pessoa, porque isso é ensiná-lo e ajudá-lo a fazer algo haram. Nesse caso, você deve explicar a decisão shar'i a este irmão e aconselhá-lo, bem como arrepender-se a Allah. Se ele compreender, então louvado seja Allah, e se ele não aceitar, então você ainda fez o que te foi exigido.

Pedimos a Allah que o guie.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A