Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Louvamos a Allah, exaltado seja, por conceder a você uma visão da verdade e permitir que perceba que riba é haram e é proibido trabalhar nesse campo. Pedimos a Allah, Exaltado seja, que lhe aumente em conhecimento e orientação, e facilite onde quer que seja.
Em segundo lugar:
Não é permitido trabalhar em empresas ou bancos que lidem com riba, porque isso vem sob o título de ajudar no pecado e na transgressão, e Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado): {... auxiliai-vos na virtude e na piedade. Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade...} [al-Ma'idah 5:2]. É narrado que aquele que ajuda com a riba registrando-a ou testemunhando (a transação) é amaldiçoado, conforme mencionado no hadith narrado por Muslim (1598) de Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou aquele que consome riba, aquele que paga, aquele que a registra e os dois que testemunham, e ele disse: “Eles são todos iguais”.
Com base nisso, não é permitido treinar nesses bancos, se isso envolver lidar diretamente ou ajudar em atividades baseadas na riba, a menos que o aluno não tenha escolha, ou seja, se não houver como evitar. Nesse caso, é permitido que ele compareça, desde que odeie a riba e a denuncie, e que se recuse a participar de quaisquer transações baseadas em riba; então, ele deve adverti-los e explicar que a riba é proibida, entretanto ele pode aprender sobre os procedimentos que a envolvem, para que fique ciente desses assuntos.
Com relação ao pagamento que ele pode receber no final de seu treinamento, ele pode aceitá-lo e depois se livrar disso, doando aos pobres e necessitados, porque é uma riqueza impura que foi dada em troca de trabalho ilícito.
E Allah sabe mais.