Domingo 21 Jumada Ath-Thani 1446 - 22 Dezembro 2024
Portuguese

A diferença entre zakaah e sadaqah

Pergunta

Qual é a diferença entre Sadaka e zakaah?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Zakaah em árabe significa crescimento, bênçãos e purificação.

Consulte Lisaan al-‘Arab, 14/358; 2/399

Sadaqah vem da palavra sidq (sinceridade), ou seja, é um sinal de sinceridade da fé por parte da pessoa que a dá.

Consulte Fath al-Qadir, 2/399

Com relação à definição da shari’ah:

Zakaah significa adorar Allah ao dar aquilo que Ele impôs dos diferentes tipos de zakaah àqueles que estão habilitados a ele, de acordo com as diretrizes prescritas na shari’ah.

Sadaqah significa adorar Allah ao doar dinheiro sem que isso tenha seja obrigatório na sharia. A palavra sadaqah algumas vezes é usada para se referir ao zakaah obrigatório.

Com relação à diferença entre zakaah e sadaqah, é a seguinte:

1. O zakaah é ordenado no Islam sobre coisas específicas, que são: ouro, prata, lavouras, frutas, bens de comércio e a pecuária an’aam, ou seja, camelos, bovinos e ovinos.

Com relação à sadaqah, ela não é obrigatória sobre nenhum tipo de patrimônio, ao contrário, ela é o que a pessoa pode oferecer, sem nenhum limite especifico ou diretrizes.

2. O zakaah está sujeito a condições: que um ano Hijri completo tenha se passado desde a aquisição do patrimônio, e que ele atinja o limiar mínimo (nisaab), e seja uma parte específica do patrimônio.

A Sadaqah não está sujeita a nenhuma condição e pode ser dada a qualquer momento, em qualquer quantia.

3. Allah ordenou que o zakah fosse dado a certos tipos de pessoas, e não é permitido que se dê a nenhum outro. Elas são as pessoas mencionadas no versículo (interpretação do significado):

“As sadaqats (aqui significa zakaah), as ajudas caridosas, são, apenas, para os pobres(fuqaraa’) e os necessitados (al-masaakin) e os encarregados de arrecadá-las (os recursos) e aqueles, cujos corações estão prestes a harmonizar-se com o Islão e os escravos, para se alforriarem, e os endividados e os combatentes no caminho de Allah(ou seja, para o Mujaahidun- aqueles lutando em batalha santa) e o filho do caminho, o viajante em dificuldades (um viajante que está privado de tudo): é preceito de Allah. E Allah é Onisciente, Sábio.”

[al-Tawabah 9:60]

Com relação a sadaqah, ela pode ser dada àqueles mencionados no versículo sobre zakaah e a outros.

4. Aquele que morre e deve zakaah, seus herdeiros devem pagá-lo de seus bens e isso toma precedente sobre o testamento (wasiya) e a herança.

Quanto à sadaqah, não existem tais obrigações relacionadas.

5. Aquele que retém o zakaah deve ser punido, como é dito no hadith narrado por Muslim em seu Sahih (987), a partir de Abu Hurairah (que esteja satisfeito com ele), que disse: O mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não existe dono de tesouro que não pague seu zakaah, que este não será queimado no Fogo do Inferno e feito em chapas com as quais seus lados e testa serão marcados, até que Allah passe o julgamento entre Seus servos num Dia em que a sua duração será como de cinquenta mil anos, então ele vê apresentado seu caminho, quer leve ao Paraíso ou ao Inferno. E não há dono de camelos que não pague o zakaah sobre estes, senão que uma planície arenosa macia não lhe seja preparada onde os camelos pisarão sobre ele. Todas as vezes que o último tiver passado o primeiro deles retornará, até que Allah passe o julgamento entre Seus servos num Dia em que sua duração será como de cinquenta mil anos, então ele verá apresentado seu caminho, quer leve ao Paraíso ou ao Inferno. E não há dono de ovelhas que não pague zakaah sobre elas, senão que uma superfície arenosa macia não lhe seja preparada, e ele não achará nenhuma delas faltando, com os chifres torcidos ou sem chifres ou com os chifres quebrados, e elas serão induzidas a espetá-lo com seus chifres e a pisoteá-lo com seus cascos. Toda vez que a última tiver passado a primeira delas retornará, até que Allah passe o julgamento entre Seus servos num Dia em que a sua duração será como de cinquenta mil anos, então ele verá apresentado seu caminho, quer leve ao Paraíso ou ao Inferno.”

Com relação à sadaqah, aquele que não pagá-la não será punido.

6. De acordo com as quatro escolas de jurisprudência, não é permitido dar zakaah aos próprios ascendentes ou descendentes. Os ascendentes incluem o pai, a mãe, os avôs e as avós; os descendentes incluem os próprios filhos e os filhos dos seus filhos (ou seja, os netos daquele que dá o zakaah).

A sadaqah pode ser dada aos ascendentes e aos descendentes.

7. Não é permitido dar zakaah àquele que é rico ou que é forte e capaz de ganhar o sustento.

Foi narrado que ‘Ubaid-Allaah ibn ‘Adiyy disse: Dois homens me disseram que eles vieram até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) durante a Peregrinação da Despedida quando ele estava distribuindo o zakaah e pediram-lhe uma parte daquilo. Ele os olhou de cima a baixo e viu que eram fortes e fisicamente aptos. Ele disse, “Se desejarem, lhes darei um pouco, mas aqueles que são ricos ou fortes e capazes de ganhar o sustento não têm parte alguma disso.”

Narrado por Abu Dawud, 1633; al-Nasaa’i 2598; classificado como sahih por Imam Ahmad e outros.

Consulte Talkhis al-Habir, 3/108

Sadaqah pode ser dada aos que são ricos e àqueles que são fortes e capazes de ganhar seu sustento.

8. No caso do zakaah, é melhor que ele seja tirado do rico de uma região e dado ao pobre. Muitos sábios são da visão que não é permitido enviar zakaah para outro país a menos que isso tenha um propósito.

Mas a caridade pode ser gasta sobre aquele que está perto ou sobre aquele que está longe.

9. Não é permitido dar zakaah aos kuffar e aos mushrikin.

Sadaqah pode ser dada aos kuffar e aos mushrikin.

Allah diz (na interpretação do significado):

“E cedem o alimento - embora a ele apegados (ou pelo amor Dele)- a um necessitado (miskin) e a um orfão e a um cativo”

[al-Insaan 76:8]

10. Não é permitido ao muçulmano dar zakaah à sua esposa. Ibn al-Mundhir narrou que houve consenso acadêmico sobre este ponto.

Mas a sadaqah pode ser dada à própria esposa.

Existem algumas diferenças entre zakaah e sadaqah.

A palavra sadaqah pode ser aplicada a todos os tipos de boas ações. Al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu Sahih: “Capítulo: Toda boa ação é uma caridade”, ele então narrou de Jabir ibn ‘Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Toda boa ação é uma caridade”.

Ibn Battaal disse: Esse hadith indica que toda coisa boa que uma pessoa faz ou diz é registrada para ele como um ato de caridade.

Al-Nawawi disse: As palavras do Profeta “Toda boa ação é uma caridade” significa que é como caridade em recompensa.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A