Segunda-feira 24 Jumada Al-Awwal 1446 - 25 Novembro 2024
Portuguese

Regra sobre a remoção de pelos pubianos com laser por uma médica

Pergunta

Tenho muito pelo nas axilas e nas partes íntimas. É permitido descobri-las na presença de uma médica para removê-los com um laser? Por favor, note que o pelo é muito grosso e é muito difícil de remover com uma navalha ou depilando, o que irrita a pele.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Uma mulher é obrigada a cobrir sua 'awrah diante daqueles a quem não é permitido vê-la. A 'awrah da mulher em relação a outras mulheres é a área entre o umbigo e o joelho, de acordo com a maioria dos fuqaha'.

É permitido descobrir a 'awrah em casos de necessidade, como tratamento médico, mas isso está condicionado ao tratamento ser absolutamente necessário, no caso da parte mais privada da 'awrah.

Com base nisso, não há nada de errado em remover os pelos das axilas com um laser, desde que isso não cause nenhum dano.

No que diz respeito à remoção de pelos pubianos por uma médica, isso está sujeito à condição de que haja uma necessidade real para isso, como, por exemplo, se houver muitos pelos, e outros métodos, como depilar ou raspar, não funcionarem, e você não puder removê-los usando um laser sob as instruções da médica, para evitar que ela olhe para a sua 'awrah.

Al-'Izz ibn 'Abd al-Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Cobrir a 'awrah e partes pudendas é obrigatório e é um dos melhores costumes, especialmente para mulheres não mahram. Mas, só é permitido em casos de necessidade e emergência. Exemplos de necessidade incluem cada cônjuge olhando para o outro, ou médicos olhando no caso de ser necessário algum tratamento médico. Exemplos de emergência incluem, por exemplo, o tratamento de feridas graves. A condição de extrema necessidade é estipulada em relação a olhar para as partes pudendas que não são estipuladas, comparativamente a olhar para qualquer outra parte da 'awrah, por razão da aversão de olhar para ela; e as condições de necessidade e emergência são estipuladas em relação a olhar para as partes pudendas das mulheres que não são estipuladas, comparativamente a olhar para as partes pudendas dos homens, por causa do receio da fitnah que está ligado a olhar para as partes pudendas das mulheres. Da mesma forma, olhar para a parte das coxas que está perto dos joelhos não é como olhar para as nádegas. Fim da citação de Qawaa'id al-Ahkaam (1/165).

Ash-Sharbini akh-Khatib disse: Deve-se notar que o que é proibido em relação a olhar e tocar é aquilo que não há necessidade. Mas em caso de necessidade, o olhar e o toque são permitidos para a ventosaterapia e algum tratamento, mesmo na área privada, por necessidade extrema, pois a proibição nesse caso causaria muito sofrimento. Os Hanbalis consideram como um caso em que se torna permissível descobrir a 'awrah: raspar os pelos pubianos para quem é incapaz de raspá-los, como foi mencionado por Ibn Muflih (que Allah tenha misericórdia dele) em al-Furu' (5/153).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A