Todos os louvores são para Allah.
Se as moedas antigas são feitas de ouro e são vendidas por ouro, ou são feitas de prata e são vendidas por prata, então elas devem equivaler ao peso e a troca deve ocorrer na hora. Se forem vendidas por algo diferente do seu próprio tipo, como se o ouro for vendido por prata ou dinheiro, ou a prata for vendida por dinheiro, a troca deve ocorrer na mesma ocasião, entretanto não é estipulado que sejam iguais em peso, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ouro por ouro, prata por prata, trigo por trigo, cevada por cevada, tâmaras por tâmaras, sal por sal, equivalente por equivalente, igual por igual, mão a mão. Mas, se essas mercadorias forem diferentes, então venda como quiser, desde que seja de mão a mão” Narrado por Muslim (2970), do hadith de 'Ubaadah ibn as-Saamit (que Allah esteja satisfeito com ele).
A esse respeito, não faz diferença se a moeda é usada nos dias de hoje ou não, desde que seja feita de ouro ou prata, que segundo os textos religiosos estão entre as categorias sujeitas à riba (juros).
Mas, se a moeda for feita de outra coisa que não ouro ou prata, como se for feita de papel ou cobre e similares, e não estiver mais em circulação e não for mais usada para calcular os preços das coisas, então a questão da riba já não se aplica a ela, e tornou-se uma espécie de bem comercial. Nesse caso, é permitido comprá-la e vendê-la por qualquer preço que as duas partes da transação concordarem, desde que não haja extravagância, porque algumas pessoas gastam quantias excessivas de dinheiro para comprar essas moedas antigas, e os ensinamentos islâmicos recomendam o cuidado com a própria riqueza e proíbem desperdiçá-la.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre a venda de moedas antigas por mais do que seu valor nominal.
Ele respondeu:
Não há nada de errado com isso, porque as moedas antigas não são mais usadas como dinheiro. Então, se, por exemplo, alguém tem uma das notas vermelhas antigas de riyal, ou uma nota de cinco riyais ou uma nota de dez riyais que não tem mais valor legal, e ele quer vender essa nota de dez riyais por cem riyais, não há nada de errado com isso, porque agora se tornou um item à venda e não mais uma moeda, portanto, não há nada de errado com isso.
Fim da citação de Liqa’ al-Baab al-Maftuh (233/18).
E Allah sabe melhor.