Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

A diferença entre maniy, madhiy e umidade

Pergunta

Eu não sei quando aquilo que sai de uma mulher é maniy, que requer ghusl, ou é uma secreção normal que requer wudu’. Eu tentei encontrar, mais de uma vez, mas ninguém me deu uma resposta precisa. Agora estou lidando com todas as secreções como se elas fossem normais e não precisassem de ghusl, e eu apenas faço o ghusl depois da relação sexual. Espero que você possa explicar a diferença entre elas.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O que sai de uma mulher pode ser maniy, madhiy ou secreção normal, que é chamada de “umidade”. Cada uma delas têm suas próprias características e pareceres que se aplicam.

1 – Com relação ao maniy:

1. É ralo e amarelo. Esta é a descrição que é narrada do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “A água do homem é espessa e branca, e a água da mulher é rala e amarela”. Narrado por Muslim (311).

Em algumas mulheres pode ser branco.

2. Tem cheiro de pólen, e o cheiro do pólen é parecido com o cheiro da massa.

3. Quando ele é emitido há prazer, e o desejo cessa imediatamente após ele ser liberado.

Não é preciso que as todas as três características apareçam de uma só vez, ao contrário, apenas uma é suficiente para o parecer sobre maniy se aplicar. Isso foi afirmado por al-Nawawi em al-Majmu’ (2/141). 

2 – Com relação ao madhiy:

É branco e ralo, e é liberado quando se sente desejo, seja por pensar ou não, mas não há prazer quando ele é liberado, e quando ele é liberado o desejo não cessa.

3 – Com relação à umidade:

Esta é a secreção que vem do útero; é limpa e a mulher pode não a perceber. As mulheres podem variar na quantidade que emitem.

Com relação às diferenças relativas aos pareceres entre estas três coisas (maniy, madhiy e umidade):

O maniy é taahir (puro) e não é essencial que a pessoa o lave de suas roupas, mas ela deve fazer o ghusl depois que ele é liberado, quer isso tenha acontecido quando a pessoa estava dormindo ou acordada, quer tenha sido devido à relação sexual, um sonho erótico ou qualquer outra coisa.

O Madhiy é najis (impuro) e deve ser lavado se ele teve contato com o corpo. Quanto às roupas, se o madhiy entrou nelas, é suficiente purificá-las borrifando-as com água. A emissão de madhiy invalida o wudu’, mas não é essencial fazer ghusl depois que ele é liberado.

Quanto à umidade, ela é taahir e não precisa ser lavada, se entrar em contato com as roupas, estas não precisam ser lavadas. Mas ela invalida o wudu’, a menos que ela seja contínua, caso no qual a mulher deve fazer wudu’ para cada oração depois que seus períodos iniciem, após isto feito, não importará se houver qualquer umidade.

Para mais informação, por favor, veja as respostas às perguntas nº 2458, 81774, 50404.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A