Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Witr é a última oração da noite

216236

Data de publicação : 01-11-2020

Vistas : 3730

Pergunta

Como uma pessoa pode rezar Witr e tahajjud? Se rezarmos Witr depois de dormir, durante o último terço da noite, como podemos rezar tahajjud depois disso? O tahajjud vem antes do Witr ou depois dele?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Qiyaam al-lail significa “passar a noite”, mesmo que seja por um curto período de tempo, em oração, lendo o Alcorão, lembrando de Allah (dhikr) e praticando outros atos de adoração. Não está estipulado que deve durar quase toda a noite.

Com relação ao tahajjud, são orações (voluntárias) à noite. Alguns sábios estipulam que são as orações noturnas que são feitas depois de dormir.

No entanto, a visão da maior parte dos fuqaha' (estudiosos do fiqh) é que se refere a quaisquer orações feitas à noite.

Em segundo lugar:

O que é prescrito com relação às orações noturnas é que as orações devem ser oferecidas de duas em duas rak'ahs, então o adorador deve terminar suas orações com um rak'ah, de modo a tornar as orações ímpares.

Foi narrado por Ibn ‘Umar que um homem perguntou ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre as orações oferecidas à noite. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As orações noturnas são duas a duas, então se um de vós teme que o amanhecer possa chegar, que reze uma rak'ah, que fará com que tenha rezado um número ímpar."

Narrado por al-Bukhari (946) e Muslim (749).

A partir disso, fica claro que a Sunnah com relação ao tahajjud e Witr inclui várias coisas:

1. O adorador deve oferecer suas orações de duas em duas (rak'ahs), então deve separar cada rak'aatein (duas rak’ahs) de sua oração com o taslim.

2. Ele deve começar com tahajjud primeiro, e rezar tanto quanto Allah desejar que ele reze.

3. O Witr deve ser a última de suas orações à noite. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Fazei a última de vossas orações à noite Witr (lit. número ímpar)." Narrado por al-Bukhari (953) e Muslim (751).

4. O adorador não deve atrasar nenhum de seus tahajjud ou Witr até o raiar do dia; em vez disso, ele deve tentar se certificar de que fez tudo isso antes do adhaan do Fajr.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), "então, se um de vós teme que o amanhecer possa chegar, que reze uma rak'ah, que fará com que tenha rezado um número ímpar" – e de acordo com outro hadith, ele disse: “Reze o Witr antes do amanhecer” – indica que a Sunnah impõe que o Witr seja a última das orações oferecidas à noite, e que o tempo para isso termina com o amanhecer. Esta é a opinião bem conhecida em nossa madhhab, e é a opinião da maioria dos sábios. Também foi dito que o tempo perdura após a alvorada, até que a oração obrigatória seja oferecida.

Fim da citação de Sharh Sahih Muslim (6/30-32).

Em terceiro lugar:

O muçulmano pode oferecer as orações que desejar à noite, desde a oração de 'Isha até o amanhecer, dependendo do que ele for capaz de fazer, seja no início da noite, no meio da noite, ou no final dela, com qualquer número de rak'ahs.

A melhor hora para oferecer as orações à noite é o fim da noite, pois é a hora em que Allah desce ao primeiro céu e a hora em que os portões do céu são abertos. Foi narrado que Jaabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que tema não se levantar no final da noite, que reze o Witr no início. Quem tiver certeza de que vai se levantar no final da noite, reze o Witr no final, porque a oração no final da noite é testemunhada, e isso é melhor.” Narrado por Muslim (755).

Veja também as resposta às pergunta n° 46544 .

Se a pessoa rezar no início da noite, então rezar o Witr, ela pode decidir rezar no final da noite o que quiser, de duas em duas rak'ahs, porém não deve repetir o Witr, já que não deve haver dois Witrs em uma noite.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A

Resposta relacionadas