Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Assassinato é um dos mais graves dos pecados maiores

Pergunta

Participei de um assassinato, mas não fui pego por este crime. Quero expiar meu pecado. Será que Allah aceitará meu arrependimento sem que eu me entregue à polícia?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Assassinato (matar uma pessoa deliberadamente), se a vítima é crente, é um dos piores pecados dentre os pecados maiores, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E quem mata um crente, intencionalmente, sua recompensa será a Gina; nela será eterno, e Allah irar-Se-á contra ele, e amaldiçoá-lo-á e preparar-lhe-á formidável castigo.”

[al-Nissa’ 4:93]

E foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Um homem continuará a ser sadio em sua religião, desde que não derrame sangue que é proibido derramar.”

Se você matou um crente deliberadamente, então há três direitos que estão relacionados a isso: os direitos de Allah, os direitos da vítima e os direitos dos parentes mais próximos da vítima.

Com relação aos direitos de Allah: se você se arrepender sinceramente com seu Senhor, então Allah aceitará seu arrependimento, porque Ele diz (interpretação do significado):

“Dize: ‘Ó Meus servos (‘Ibaadi), que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.’" [az-Zumar 39:53]

No que tange os direitos da vítima, ela não está viva, então não há condições de consertar as coisas com ela. A questão tem que esperar até o Dia da Ressurreição, ou seja, o acerto de contas contigo em nome da vítima ocorrerá no Dia da Ressurreição. Mas eu espero que, se o seu arrependimento estiver correto e for aceito por Allah, Ele compensará a vítima com o que desejar de Sua recompensa até que ela esteja satisfeita, e você, salvo.

Com relação aos direitos dos familiares da vítima, que é o terceiro direito, você não pode ser absolvido disso até que se entregue a eles. Portanto, você tem que se entregar aos parentes mais próximos da vítima, e dizer a eles que você é o assassino, então eles têm a escolha. Se eles quiserem, poderão exigir vingança, se as condições do qasas forem satisfeitas; ou se eles quiserem, podem tirar o diyah (dinheiro de sangue) de você; ou se eles quiserem, podem te perdoar.

A Fonte: Da Fataawa do Shaikh Ibn ‘Uthaimin, Majallah Al-Da'wah, n º 1789, P. 60