Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

O que uma pessoa deve fazer se chegar durante o tashahhud da oração do Jumu'ah?

Pergunta

Se alguém chegar para o jumu’ah durante o tashahud, o que deve fazer? Se alguém é retido por algo fora de seu controle, por exemplo, o ônibus quebra... ele é pecador caso se atrase para o jumu’ah ou perca? Ele perde as recompensas que teria recebido e o momento da aceitação do duaa? etc...

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Você só pode alcançar a oração do Jumu'ah se chegar a tempo de fazer um rak'ah com o imam, e alcançar um rak'ah significa alcançar o ruku’ com o imam. Se você alcançar o imam antes que ele se levante do ruku’ no segundo rak'ah, então você alcançou a oração e deve concluir sua oração depois que o imam disser o salam, dessa forma, você deve se levantar e completar a rak'ah restante de sua oração. Porém, se você alcançar o imam depois que ele se levantou do ruku’, isso significa que você perdeu a oração do Jumu'ah e não a alcançou. Neste caso, você deve rezar como o Dhuhr, então, levantar-se depois que o Imam disser o salam e completar sua oração com quatro rak'ahs, porque é Dhuhr e não Jumu'ah. Esta é a opinião da maioria dos estudiosos, Maalik, ash-Shafaa'i e Ahmad (que Allah tenha misericórdia deles). (Veja al-Majmu’ por an-Nawawi, 4/558). Eles citaram vários textos como evidência, tais como:

1 – As palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quem alcança uma rak’ah da oração, alcançou a oração.” (al-Bukhari, 580; Muslim, 607).

2 – O relato narrado por an-Nasaa'i de 'Abd-Allah ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ambos), que disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Quem quer que alcance uma rak'ah do Jumu'ah ou de qualquer outra oração, que acrescente mais rak'aat a esta para completar sua oração.’” (Classificado como sahih por al-Albaani em al-Irwa', 622).

Se uma pessoa não chegar há tempo de alcançar a oração por um motivo que está fora de seu controle, como a quebra do ônibus, conforme mencionado na pergunta, ou outras razões, como adormecer ou esquecer, então não há pecado sobre ela, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E não há culpa, sobre vós, em errardes, nisso, mas no que vossos corações intentam. E Allah é Perdoador, Misericordiador” [al-Ahzaab 33:5]

Uma pessoa, neste caso, não pretende deliberadamente perder a oração.

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah perdoou minha ummah pelo que se esquece ou faz por engano, e pelo que é forçada a fazer.” (narrado por Ibn Maajah; classificado como sahih por al-Albaani em al-Irwa’, 82).

Neste caso, você foi sincero em sua determinação de rezar, mas teve uma razão, então você receberá a recompensa completa, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações são apenas pelas intenções, e cada pessoa terá apenas aquilo que intencionou.” (al-Bukhari, 1; Muslim, 1907).

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a seus companheiros no caminho de volta da campanha de Tabuk: “Em Madinah há homens que, sempre que tu percorres uma distância ou atravessas um vale, eles compartilham a recompensa contigo; eles foram detidos pela doença.” (Muslim, 1911).

E Allah sabe mais.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid