Sexta-feira 12 Safar 1446 - 16 Agosto 2024
Portuguese

Todos os profetas eram muçulmanos?

Pergunta

O Islam é uma grande religião com os seus rituais e valores, mas foi a última religião a ser revelada. Eu me pergunto: por que ela não foi revelada no início, desde a época de Sayyiduna Adam (que a paz esteja sobre ele)? Houve alguma oração ou algo parecido pelo qual uma pessoa seria punida se não a fizesse?

Resumo da Resposta

1- O Islam é a religião de todos os Profetas. Apareceu no início da missão profética, desde o tempo do nosso pai Adam, e todas as mensagens convidaram ao Islam (submissão a Allah) em termos de crenças e regras básicas. 2- Os crentes que seguiram os profetas anteriores eram todos muçulmanos num sentido geral, e entrarão no Paraíso em virtude do seu Islam.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Talvez esta confusão surja para aqueles que pensam que a religião do Islam está separada das mensagens anteriores divinamente reveladas . Esta é uma ideia que judeus e cristãos tentaram difundir e propagar. Mas os fatos claros do Alcorão confirmam que o Islam é uma religião que aperfeiçoa as religiões que vieram antes dela, e que aquilo com que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e os Profetas anteriores foram enviados vem da mesma fonte, ou seja, a revelação divina que trouxe a luz da orientação e da felicidade à humanidade.

Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E Muhammad não é senão Mensageiro; de fato, outros Mensageiros passaram, antes dele...” [Al ‘Imran 3:144]

Por certo, a religião perante Allah é o Islam ...” [Al ‘Imran 3:19]

“Dize: ‘Não sou uma inovação, entre os Mensageiros. E não me inteiro do que será feito de mim nem de vós. Não sigo senão o que me é revelado, e não sou senão evidente admoestador.’” [Al-Ahqaf 46:9]

Os crentes que seguiram os profetas anteriores eram todos muçulmanos num sentido geral, e entrarão no Paraíso em virtude do seu Islam. Se algum deles vivesse até o início da missão do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nada teria sido aceito dele, exceto seguir o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Quem era seguidor dos ensinamentos da Torá ou do Evangelho que não foram alterados ou revogados, então era um seguidor da religião do Islam, como aqueles que seguiram os ensinamentos da Torá inalterada antes do Messias (que a paz esteja sobre ele) ser enviado, e aqueles que seguiram os ensinamentos do Evangelho inalterado antes de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ser enviado." (Majmu' Al-Fatawa 27/370)

Como Allah, glorificado e exaltado seja, nos disse que a Sua religião é o Islam, e que não há nenhum Mensageiro, que não tenha sido enviado por Ele para convidar o povo ao Tawhid (afirmação de Sua unicidade) – que é o Islam [no seu sentido geral] – então, é claro para nós que a única religião que Allah ama que os Seus servos sigam é o Islam, que se baseia no Tawhid, nos seis pilares da fé, e nos valores da verdade, justiça e virtude. Esta é a religião com a qual Adam (que a paz esteja sobre ele) foi enviado, e com a qual o último dos profetas e mensageiros, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi enviado.

Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E não enviamos, antes de ti, Mensageiro algum, sem que lhe revelássemos que não existe deus além de Mim; então, adorai-Me.” [Al-Anbiya’ 21:25]

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu sou a pessoa mais próxima de ‘Issa, filho de Maryam, neste mundo e no outro. Os Profetas são meio-irmãos; suas mães são diferentes, mas sua religião é a mesma.” (Narrado por Al-Bukhari, 3443 e Muslim, 2365)

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que este Hadith indica é que o fundamento de sua religião é o mesmo, ou seja, Tawhid (afirmação da unicidade de Allah), embora algumas questões jurídicas menores sejam diferentes.” (Fath Al-Bari, 6/489)

Dr. ‘Umar Al-Ashqar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O Islam, na linguagem do Alcorão, não é o nome de uma religião específica; ao contrário, é o nome da religião comum, à qual todos os Profetas convidavam as pessoas. Daí Nuh (que a paz esteja sobre ele) disse ao seu povo:

“E foi-me ordenado a ser dos muçulmanos...”[Yunus 10:72 - interpretação do significado]

O Islam é a religião que Allah ordenou ao pai dos profetas, Ibrahim (que a paz esteja sobre ele):

“Quando seu Senhor lhe disse: "Islamiza-te." Disse: "Islamizo-me, para O Senhor dos mundos..." [Al-Baqarah 2:131 - interpretação do significado]

Tanto Ibrahim quanto Ya'qub (que a paz esteja sobre eles) aconselharam seus filhos, dizendo:

“... então não morrais senão enquanto muçulmanos...” [Al-Baqarah 2:132 - interpretação do significado]

Os filhos de Ya'qub Responderam ao pai dizendo:

"Adoraremos a teu deus e ao deus de teus pais - Abraão e Ismael e Isaque - como um Deus Único. E para Ele seremos muçulmanos." [Al-Baqarah 2:133 - interpretação do significado]

Mussa (que a paz esteja sobre ele) disse ao seu povo:

“Ó meu povo! Se credes em Allah, n’Ele confiais, se sois submissos” [Yunus 10:84 - interpretação do significado].

Os Discípulos disseram a ‘Issa (que a paz esteja sobre ele):

“Nós somos os socorredores de Allah; cremos nEle, e testemunha tu que somos muçulmanos.” [Al ‘Imran 3:52 - interpretação do significado]

Quando um grupo do Povo do Livro ouviu o Alcorão:

“E, quando recitado, para eles, dizem: ‘Cremos nele: por certo, é a Verdade de nosso Senhor ; por certo, éramos, antes dele, Muçulmanos.’” [Al-Qasas 28:53 - interpretação do significado]

Islam é um termo comum que tem sido repetido pelos profetas e seus seguidores desde os primeiros tempos históricos até a época do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)." (Ar-Rusul wa'r-Risalat, pág. 243)

Mas as leis dos primeiros profetas e mensageiros – ou seja, as decisões jurídicas – foram revogadas e alteradas com a vinda do líder dos mensageiros, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Allah, glorificado e exaltado seja, escolheu-o para trazer a lei perfeita que é adequada para cada época e lugar, e Ele ordenou que todas as pessoas seguissem essa lei e deixassem o que costumavam seguir das leis dos mensageiros anteriores.

Na verdade, estes estudiosos afirmaram que o que foi revogado das leis dos primeiros mensageiros são alguns detalhes; quanto às diretrizes básicas das leis, seus princípios e fundamentos, são todos iguais e pactuados.

Ash-Shatibi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O Islam não revogou os princípios gerais que tratam do que é necessário, do que é preciso e do que é requerido para o aprimoramento [e isto não mudou de um Profeta para outro]. Em vez disso, a revogação afetou algumas questões menores, como pode ser entendido ao examinar os sistemas jurídicos que vieram antes do Islam. Os estudiosos do Usul [princípios da regulamentação do Fiqh] afirmam que os princípios que tratam das necessidades estão incluídos em todos os sistemas jurídicos anteriores, e isso também é aplicável às necessidades e melhorias. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Da religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendáramos a Abraão e a Moisés e a Jesus: "Observai a religião e, nela, não vos separeis." É grave para os idólatras aquilo a que os convocas. Allah atrai, para Ele, quem Ele quer, e guia, para Ele, quem se Lhe volta contrito. [ Ash-Shura 42:13]

“Então, pacienta, como pacientaram os dotados de firmeza, entre os Mensageiros...” [Al-Ahqaf 46:35]

E Ele, Exaltado seja, diz, depois de mencionar muitos dos Profetas (que a paz esteja sobre eles):

“Esses são os que Allah guiou. Então, segue sua orientação. Dize: Não vos peço prêmio por ele. Ele não é senão lembrança para os mundos” [Al-An'am 6:90 - interpretação do significado]

E Ele, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Mas como eles te tomam como juiz, enquanto têm a Torá em que há o julgamento de Allah? Em seguida, depois disso, voltam as costas. E esses não são os crentes.” [Al-Ma'idah 5:43]." (Al-Muwafaqat 3/365)

Dr. ‘Umar Al-Ashqar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Aquele que examina os sistemas legais [de todos os Mensageiros] descobrirá que eles estão de acordo em questões básicas. Citamos acima os textos que dizem que Allah prescreveu para as nações anteriores a oração, Zakah, Hajj, busca de provisão por meios legais, e assim por diante. As diferenças entre eles eram apenas em alguns detalhes, portanto o número de orações, suas condições e partes essenciais, as taxas do Zakah, os locais dos rituais e assim por diante podem ter diferido de um sistema de lei para outro, e Allah pode ter permitido algo em um sistema jurídico por uma razão, e proibiu-o em outro sistema jurídico por outro motivo." (Ar-Rusul wa'r-Risalat, pág. 250)

A questão aqui é que o Islam é a religião de todos os Profetas. Ele apareceu no início da missão profética, desde a época de nosso pai Adam (que a paz esteja sobre ele), e todas as mensagens convidavam ao Islam (submissão a Allah) em termos de crença e regras básicas, como as regras sobre oração, jejum, Zakah (caridade obrigatória) e Hajj (peregrinação). Todas essas regras foram encontradas entre as nações anteriores. Allah, Exaltado seja, nos fala sobre Seu Profeta Isma'il (que a paz esteja sobre ele):

“E ordenava à sua família a oração e a caridade, e era agradável, junto de seu Senhor.” [Maryam 19:55 - interpretação do significado]

A evidência de que o jejum foi prescrito para nações anteriores é o versículo em que Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.” [Al-Baqarah 2:183]

O Hajj foi prescrito desde a época de Ibrahim (que a paz esteja sobre ele). Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

"E noticia aos homens a peregrinação. Eles te virão a pé ou montados em todo magro camelo, vindo de cada desfiladeiro distante."  [Al-Hajj 22:27]

No que diz respeito às diferenças em algumas regras ou alguns detalhes, isto está de acordo com o que Allah queria dos Seus servos àquela época, pois os sistemas legais anteriores eram temporários e prescritos para um determinado momento, de acordo com os interesses do povo e o que era melhor para corrigir a sua situação naquele momento.

E Allah sabe mais

A Fonte: Islam Q&A