Sábado 25 Shawwal 1445 - 4 Maio 2024
Portuguese

Condições para aceitar convites no Islam

Pergunta

Às vezes sou convidada para uma refeição ou para uma festa. O que devo fazer se essas reuniões são em sua maioria repletas de calúnias, maledicências, ostentação e competição de roupas, onde zombam de quem usa roupas simples (como eu)? Também pode haver fofoca e eu tenho tarefas domésticas para fazer (não quero empregar uma pessoa, mas quase todo mundo que vai a essas festas possui uma empregada, então acaba tendo tempo livre).

Meu marido e minha casa precisam de mim, e cada momento que passo em casa é importante insha’Allah. Esta é a minha missão principal. Também quero passar o tempo extra lendo o Alcorão ou um livro útil. Não quero participar de reuniões mundanas cujos danos, a meu ver, superam os benefícios – se é que existem benefícios. Por favor, me aconselhe, como devo lidar com isso? Que desculpa adequada posso dar para não comparecer? E se tenho o direito de não comparecer.

O que devo fazer se a anfitriã da festa me despreza, gosta de me ver numa situação embaraçosa e fala de mim? Tenho que aceitar o convite dela?

Resumo da Resposta

Condições de aceitação de convites no Islam • Não deve haver nada questionável no local onde a festa será realizada. • O anfitrião não deve ser alguém a quem seja obrigatório ou recomendado abandonar. • O anfitrião deverá ser muçulmano. • A comida oferecida deve ser permitida para nós comermos. • Aceitar o convite não deve induzir à negligência de um dever mais importante. • Nenhum problema deve ser causado à pessoa convidada.

Todos os louvores são para Allah.

Direitos de um muçulmano sobre outro

Foi narrado por Al-Bukhari (1164) e Muslim (4022) que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: 'Os direitos de um muçulmano sobre seus companheiros muçulmanos são cinco: retribuir saudações, visitar os doentes, comparecer a funerais, aceitar convites e dizer Yarhamuk Allah (que Allah tenha misericórdia de ti) quando ele espirra.'”

Categorias de convite que os muçulmanos podem aceitar

Os estudiosos dividiram os convites que um muçulmano é obrigado a aceitar em duas categorias:

  1. Convite para festa de casamento (Walimah). A maioria dos estudiosos disse que é obrigatório aceitar tal convite, a menos que haja uma razão Shar’i legítima – algumas dessas razões serão mencionadas abaixo.

A evidência de que é obrigatório aceitar esses convites é o Hadith narrado por Al-Bukhari (4779) e Muslim (2585) de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O pior tipo de comida é a comida de uma festa de casamento que é negada àqueles que viriam (os pobres) e para a qual são convidadas pessoas (os ricos) que podem recusá-la. Quem não aceita o convite desobedeceu a Allah e ao Seu Mensageiro.”

  1. Convite para vários tipos de reuniões que não sejam festas de casamento. A maioria dos estudiosos diz que aceitar esses convites é louvável, e ninguém diferiu disso, exceto alguns Shafi’is e Dhahiris, que disseram que é obrigatório. Se dissermos que é altamente recomendável, então isso está suficientemente próximo. E Allah sabe mais.

Condições de aceitação de convites no Islam

Os estudiosos estipularam condições para aceitação do convite; se estas condições não forem cumpridas, não é obrigatório ou recomendável aceita-lo, por outro lado, pode até ser proibido comparecer. Estas condições foram resumidas pelo Shaikh Muhammad ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele), que disse:

  • Não deve haver nada questionável no local onde a festa, etc. será realizada. Se há algo censurável e é possível corrigi-lo, então é obrigatório comparecer por dois motivos: aceitar o convite e corrigir o censurável. Caso não seja possível corrigi-lo, é proibido comparecer.
  • O anfitrião não deve ser alguém a quem seja obrigatório ou recomendado abandonar (como alguém que comete abertamente ações imorais ou pecados, então, abandoná-lo pode ser benéfico para incentivar seu arrependimento).
  • O anfitrião deve ser muçulmano. Se não for, então não é obrigatório aceitar o convite, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os direitos de um muçulmano sobre os seus companheiros muçulmanos são cinco…”
  • A comida oferecida deve ser permitida para nós comermos.
  • Aceitar o convite não deve levar à negligência de um dever mais importante; se for esse o caso, é proibido aceitar o convite.
  • Nenhum problema deve ser causado à pessoa convidada. Por exemplo, se ela precisa viajar ou deixar sua família que precisa dela, e assim por diante. (Al-Qawl Al-Mufid, 3/111)

Alguns estudiosos acrescentaram:

  • Se o anfitrião emitiu um convite geral, dizendo que todos são bem-vindos, então não é obrigatório aceitar o convite.

Você pode aceitar convites para reuniões repletas de calúnias, maledicências, etc.?

Pelo que foi dito acima, deve ficar claro que você não precisa aceitar tais convites, e isso pode até ser proibido, caso você não possa mudar as coisas repreensíveis ou se sua participação nas reuniões afetar seus deveres para com seu marido e crianças ou te impedir de cuidar deles como deveria.

Além disso, você não estará a salva do seu mal e do dano. Esta é uma desculpa que a liberta de ter de aceitar convites os quais é obrigada a aceitar, e muito menos aqueles que não são de todo obrigatórios.

As mulheres também devem estar atentas a pedir permissão ao marido para irem a festas, etc., para as quais são convidadas. Você deve aconselhar essas irmãs a tentarem fazer o melhor uso do tempo e dessas reuniões, de maneira que as beneficiem, seja em termos religiosos ou mundanos. Pois, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos alertou sobre as consequências de participar de reuniões nas quais Allah não é mencionado. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhuma pessoa se senta em uma reunião na qual não se lembra de Allah ou envia bênçãos sobre seu Profeta, sem que se arrependam, se Ele quiser, Ele os punirá e se Ele quiser, Ele os perdoará.” (Narrado por At-Tirmidhi, 3302; ele disse, este é um Hadith autêntico. Também foi classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi, 3/140)

Em Sunan Abu Dawud (4214) e outros livros, é narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Pessoas que se levantam de uma assembleia na qual não se lembraram de Allah, concluirá como se tivesse um odor desagradável semelhante ao de uma carcaça podre de um burro. E isso será motivo de tristeza para elas.’” (Classificado como autêntico por An-Nawawi em Riyadh As-Salihin, 321, e por Al-Albani)

Transmita este conselho a elas, verbalmente ou por escrito. Além disso, você poderá convidá-las para sua casa e aproveitar a oportunidade para realizar uma roda de estudos, além de fazer algumas coisas permitidas que elas poderão gostar. Talvez Allah faça de você o meio de iniciar uma boa tendência com beneficiamento de tais reuniões.

E Allah é a fonte da força.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid