Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Nenhum adhkaar específico foi narrado para o mês de Ramadan

Pergunta

Eu percebi que o imam em nossa área repete depois de toda oração as palavras: “Ashhadu an laa ilaaha ill-Allah, astaghfir-Allah, nas’aluka al-jannah wa na‘udhu bika min an-naar (Eu testemunho que não há Deus senão Allah; eu peço perdão a Allah; pedimos-Te pelo paraíso e buscamos em Ti refúgio contra o Fogo)” três vezes. Isso é Sunnah e podemos repeti-lo? Quais são as outras ʾadʿiyah (súplicas). Eu quero saber quais são elas, de forma que eu possa repeti-las daqui em diante.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não existem relatos na Sunnah Profética que sugiram que existam ʾadʿiyah específicas ou adhkaar para o abençoado mês do Ramadan, além do que é narrado sobre procurar Laylat al-Qadr nas últimas dez noites do Ramadan. Foi narrado que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Eu disse: Ó Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), o que achas, se eu sei que uma noite em particular é Laylat al-Qadr, o que devo dizer naquela noite? Ele disse: Diga: ‘Allaahumma innaka ‘afuwwun tuhibb al-‘afwa fa‘fu ‘anni (Ó Allah, Tu és perdoador e Amas perdoar, então perdoa-me).’”

Narrado por at-Tirmidhi (3513) – ele disse: é hasan sahih. Consulte também a questão nº 36832

Fora isso, não há relatos na Sunnah Profética sugerindo que existam adhkaar específicos para o mês de Ramadan, especificando um número específico de vezes para recitá-las, ou uma recompensa específica por dizê-las. Ao invés disso, é mustahabb para os muçulmanos a lembrança de Allah em todas as horas e circunstâncias, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava combinar dhikr e du’a de modo a fazer a maioria dos dias e noites deste mês, especialmente as horas nas quais a súplica é mais provável de ser atendida, tal como o momento antes do amanhecer, depois do ‘Asr às sextas-feiras, e assim por diante. Então, devemos pedir a Allah pelo paraíso e buscar refúgio n’Ele do Fogo.

O Imam ash-Shaatibi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

A palavra bid’ah (inovação) refere-se a práticas inventadas na religião que são similares às práticas prescritas, o propósito delas é ir aos extremos na adoração a Allah, Glorificado seja... que incluem ater-se às maneiras e expressões específicas, tal como recitar o dhikr em uníssono, tomar o dia do aniversário do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como festival, e assim por diante. Isso inclui perpetrar-se a fazer atos de adorações específicos em momentos específicos quando aquele momento particular não é específico àquele ato de adoração.

Fim de citação de al-I‘tisaam (1/37-39).

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para apontar que aquilo que é amplamente divulgado em muitas salas de chat e websites de mídias sociais, de adhkaar e ʾadʿiyah específicas para cada dia do mês do Ramadan, tudo isto é algo que tem sido fabricado e inventado pelas pessoas. Esses não são nada além de alguns adhkaar que foram selecionados e espalhados por algumas pessoas, e muitos acham que isso é ato de adoração prescrito que é feito neste mês abençoado, mas, na verdade, isso não é parte da Sunnah e não está narrado em nenhum hadith.

Assim, o Muçulmano deve se interessar em recitar os adhkaar da manhã e da tarde, e os adhkaar que são para serem recitados depois das orações, e em outras ocasiões conforme prescrito no Islam, e ele deve esforçar-se para ler o Alcorão Sagrado, estuda-lo, e refletir sobre seus significados, e isso lhe bastará, pelo beneplácito de Allah, e trará a recompensa que ele procura.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A