Quinta-feira 28 Dhu Al-Hijjah 1445 - 4 Julho 2024
Portuguese

Quais são as condições das piadas no Islam?

Pergunta

Quais são as condições para piadas permitidas?

Resumo da Resposta

As condições para brincar são: 1- não deve envolver zombar do Islam, 2- as piadas devem ser apenas verdadeiras, 3- não se deve assustar as pessoas, 4- não se deve zombar das pessoas piscando pelas costas, 5- as piadas não devem ser excessivas, 6- deve-se reconhecer os status das pessoas, 7- a piada não deve envolver calúnia e 8- deve-se escolher momentos apropriados para fazer piadas.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

As condições para fazer piadas são:

  • Piadas não devem envolver nenhum elemento de zombaria do Islam.

Essa é uma das coisas que anulam o Islam de uma pessoa. Allah diz (interpretação do significado):

"E, em verdade, se lhes perguntas acerca de sua zombaria, dirão: ‘Apenas, confabulávamos e nos divertíamos.’ Dize: ‘Estáveis zombando de Allah e de Seus versículos e de Seu Mensageiro?’ Não vos desculpeis: com efeito, renegastes a Fé, após haverdes crido...” [Al-Tawbah 9:65-66]

Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Zombar de Allah, de Seus Sinais e de Seu Mensageiro é incredulidade e aquele que faz isso descrê depois de ter acreditado.”

O mesmo se aplica a zombar de algumas Sunnahs, uma ação que é generalizada, como zombar da barba e do hijab, ou de encurtar a roupa de alguém, etc.

Shaikh Muhammad ibn ‘Uthaimin disse em al-Majmu’ ath-Thamin, 1/63:

“As questões do Senhorio Divino, da Missão Profética, da Revelação e da religião são questões sagradas que devem ser veneradas. Não é permitido que ninguém demonstre desrespeito para com isto, seja zombando destes para fazer os outros rirem ou simplesmente zombando destes. Se alguém fizer isso, ele é um kafir (incrédulo), porque isso é indicativo de seu desrespeito para com Allah e Seus mensageiros, Livros e Leis. Quem faz isso tem que se arrepender diante de Allah pelo que fez, porque isso é uma espécie de hipocrisia. Então, tem que se arrepender diante de Allah, buscar Seu perdão, consertar seus caminhos e desenvolver temor a Allah, veneração e amor por Ele em seu coração. E Allah é a fonte da força.”

  • As piadas só devem ser verdadeiras.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ai daquele que conta mentiras para fazer as pessoas rirem, ai dele.” (Narrado por Abu Dawud)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) alertou contra esse tipo de comportamento ao qual alguns brincalhões estão acostumados: “Um homem pode dizer algo que faça seus companheiros rirem, e ele cairá no Inferno até as Plêiades por causa disto." (Narrado por Ahmad).

  • Não se deve assustar as pessoas.

Principalmente aqueles que são muito enérgicos ou fortes, ou que empunham uma arma ou um pedaço de ferro, ou que se aproveitam da escuridão e da fraqueza das pessoas para usar isso como forma de assustá-las e alarmá-las. Foi narrado que Abu Laila disse: “Os companheiros de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disseram que estavam viajando com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e um homem entre eles adormeceu. Alguns pegaram uma corda e amarraram ele, e ele ficou com medo. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Não é permitido a um muçulmano assustar outro muçulmano.’” (Narrado por Abu Dawud)

  • Não se deve zombar das pessoas piscando pelas costas ou fazendo comentários sarcásticos.

As pessoas variam em sua capacidade de compreender as coisas e em suas características. Algumas pessoas fracas, aquelas que gostam de zombar dos outros e piscar pelas costas ou fazer comentários sarcásticos, podem achar que uma pessoa é um objeto de diversão e o alvo de suas piadas – Allah não permita. Allah proibiu tal comportamento no versículo (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Que um grupo não escarneça de outro grupo – quiçá, este seja melhor que aquele – nem mulheres, de mulheres – quiçá, estas sejam melhores que aquelas – e não vos difameis, mutuamente, e não vos injurieis, com epítetos depreciativos. Que execrável a designação de “perversidade”, depois da Fé! E os que não se arrependem, esses são os injustos.” [Al Hujurat 49:11]

Ibn Kathir disse em seu Tafsir:

“O que se quer dizer aqui é desprezá-los, menosprezá-los ou zombar deles. Isto é haram e é considerado uma das características dos hipócritas.”

Algumas pessoas zombam da aparência, da maneira de andar ou do veículo de uma pessoa. Mas, existe o medo de que Allah possa compensar aquele que zomba dos outros por causa disso. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não expresses alegria maliciosa pelo infortúnio de teu irmão, pois Allah pode ter misericórdia dele e tu podes ser atingido por aquilo de que zombaste.” (Narrado por al-Tirmidhi)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) alertou contra zombar das pessoas e ferir seus sentimentos, porque esse é o caminho que leva ao ódio e ao rancor. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O muçulmano é irmão de outro muçulmano, ele não o prejudica, não o decepciona ou o despreza. Taqwa (piedade, consciência e temor a Allah) está aqui” – e ele apontou para o peito três vezes – “É suficientemente mal para um homem desprezar seu irmão muçulmano. Todo muçulmano é sagrado para outro muçulmano, seu sangue, sua propriedade e sua honra.” (Narrado por Muslim)

  • As piadas não devem ser excessivas.

Algumas pessoas brincam demais e isso se torna um hábito para elas. Isto é o oposto da natureza séria que é característica dos crentes. Brincar é uma pausa, um descanso da seriedade e do esforço contínuos; é um pouco de relaxamento para a alma. ‘Umar ibn ‘Abd al-‘Aziz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Tenha medo de brincar, pois é loucura e gera rancor.”

Imam al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O tipo de piada que é proibida é aquela que é excessiva e persistente, pois leva ao riso excessivo e ao endurecimento do coração, distrai da lembrança de Allah, e muitas vezes leva à mágoa, gera ódio e faz com que as pessoas percam o respeito e a dignidade. Mas, para aquele está a salvo de tais perigos, então aquilo que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer é permitido para ele.”

  • Deve-se reconhecer o status das pessoas.

Algumas pessoas podem brincar com todos indiscriminadamente, mas os estudiosos e os idosos têm direitos, por isso é preciso estar atento ao caráter da pessoa com quem está lidando. Você não deve fazer piadas com pessoas ignorantes, tolas ou pessoas que você não conhece.

Com relação a este assunto, ‘Umar ibn ‘Abd al-‘Aziz disse: “Tenha medo de brincar, pois isso mina o cavalheirismo e a masculinidade.”

Sa’d ibn Abi Waqqas disse: “Estabelece um limite para tuas piadas, pois ir a extremos te faz perder o respeito e incita os tolos contra ti”.

  • A quantidade de piadas deve ser como a quantidade de sal na comida.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não ria muito, pois rir demais amortece o coração.” (Sahih al-Jami’, 7312)

‘Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quem ri demais ou brinca demais perde o respeito, e quem persiste em fazer algo será conhecido por isso.”

Portanto, tome cuidado com as piadas, pois elas “fazem com que a pessoa perca o prestígio depois de ser considerada respeitável, e isso lhe traz humilhação após a estima”.

  • Fazer piadas não deve envolver calúnia.

Esta é uma doença terrível. Algumas pessoas pensam que podem falar sobre os outros e dizem que isso é uma brincadeira, mas está incluído no hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “[Calúnia é] a tua menção sobre o teu irmão, de algo que ele não gosta.” (Narrado por Muslim)

  • Deve-se escolher horários apropriados para brincar.

Por exemplo, quando você está viajando pelo interior, ou participando de uma festa à noite, ou quando encontra um amigo, você pode relaxar e desfrutar de algumas anedotas gentis, histórias bonitas ou piadas leves, a fim de gerar amizade e incutir felicidade nos corações; ou quando os problemas familiares estão cobrando seu preço e um dos cônjuges está zangado, algumas piadas gentis podem aliviar a tensão e animar as pessoas.

Um homem disse a Sufian ibn ‘Uyaynah (que Allah esteja satisfeito com ele): “Brincar não é certo, deve ser denunciado”. Ele respondeu: “Ao contrário, é Sunnah, mas apenas para aqueles que sabem como fazê-lo e no momento apropriado”.

Hoje em dia, embora a ummah precise aumentar o amor entre os seus membros individuais e aliviar o tédio, ela foi longe demais no que diz respeito ao relaxamento, ao riso e às piadas. Isto tornou-se um hábito que enche as suas reuniões e desperdiça o seu tempo, de modo que as suas vidas são desperdiçadas e os seus jornais estão cheios de piadas e curiosidades.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se vós soubésseis o que eu sei, riríeis pouco e choraríeis muito.” Em Fath al-Bari foi dito: “O que se entende por conhecimento aqui tem a ver com o poder de Allah e Sua vingança sobre aqueles que O desobedecem, e os terrores que ocorrem na morte, na sepultura e no Dia da Ressurreição.”

Homens e mulheres muçulmanos devem estar inclinados a escolher amigos justos e sérios em suas vidas, que os ajudarão a fazer bom uso de seu tempo e a lutar pela causa de Allah com seriedade e firmeza, pessoas boas e justas cujo exemplo eles possam seguir. Bilal ibn Sa’d disse: “Eu os via [os Sahabah] brincando, fingindo brigar por alguns bens e rindo uns com os outros, mas quando a noite chegava eles eram como monges.”

Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) foi questionado: “Os companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) riam?” Ele disse: “Sim, e a fé em seus corações era como montanhas”.

Então, você tem que seguir o exemplo dessas pessoas, que eram cavaleiros durante o dia e monges (ou seja, adoradores devotos) à noite.

Que Allah mantenha a nós, você e nossos pais seguros no Dia do Maior Terror, aqueles a quem o chamado será feito naquele grande Dia:

“Entrai no Paraíso; nada haverá que temer por vós, e vós não vos entristecereis.” [Al-A’raf 7:49 – interpretação do significado]

Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad, toda sua família e seus companheiros.

E Allah sabe mais.

A Fonte: By ‘Abd al-Malik al-Qaasim