Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Como posso me livrar da preguiça e da letargia e me destacar na universidade?

Pergunta

Sou um jovem prestes a entrar na universidade, mas sou preguiçoso, letárgico e desorganizado e não presto atenção ao tempo. Entretanto, quero tirar a nota mais alta do meu grupo, a razão é que existe uma especialidade no segundo ano que só aceita quem tem as notas mais altas em cada grupo, e quero muito entrar nessa especialidade. Espero que você possa sugerir alguns passos que me ajudem a atingir este objetivo.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A preguiça é um dos maiores obstáculos para se obter sucesso e realização neste mundo e no outro, e é uma das doenças psicológicas mais fatais; enfraquece a determinação e impede que alguém tome medidas para realizar ações benéficas. Por isso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava buscar refúgio em Allah.

Foi narrado de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer: “Allahumma inni a'udhu bika minal-kasali wa'l-harami wa'l-ma'thami wa'l-maghrami, wa min fitnatil-qabri wa'adhaab al-qabri, wa min fitnatin-naari wa'adhaabin-naar, wa min sharri fitnatil-ghina, wa a'udhu bika min fitnatil-faqri wa a'udhu bika min fitnatil-masihid-dajjaal (Ó Allah, busco refúgio em Ti contra a preguiça e a velhice, o pecado e a dívida, o julgamento e a punição da sepultura, o teste e a punição do Fogo, e o mal da prova da riqueza; eu busco refúgio em Ti contra a prova da pobreza, e busco refúgio em Ti contra a prova do Dajjal...) Narrado por al-Bukhari (6368) e Muslim (589).

Foi narrado que Anas ibn Maalik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Abu Talhah: "Procure um de teus meninos para me servir." Abu Talhah me levou, cavalgando atrás dele, e eu servia ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) toda vez que ele parava, eu frequentemente o ouvia dizer: “Allahumma inni a'udhu bika minal-hammi wa'l-hazani wa'l-'ajzi wa'l-kasali wa'l-bukhli wa'l-jubni wa dala'i ad-dayni wa ghalabatir-rijaal (Ó Allah, eu busco refúgio em Ti contra a preocupação, tristeza, incapacidade, preguiça, covardia e avareza, estando fortemente endividado e sendo vencido pelos homens).” Narrado por al-Bukhari (5425).

Foi narrado que 'Abdullah ibn Mas'ud disse: Ao anoitecer, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) diria: “Amsaina wa amsaa al-mulku Lillaahi wa'l-hamdu Lillaahi wa laa ilaaha ill-Allaah wahdahu laa sharika lah (Chegamos à noite e o Domínio pertence a Allah, e todos os louvores são para Allah, não há deus senão Allah único, sem parceiro ou associado).” al-Hasan disse: az-Zubaid me disse que memorizou de Ibraahim, nesta duaa' (súplica): lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa ‘ala kulli shay'in qadir. Allahumma as'aluka khaira hadhihi'l-lailah a'udhu bika min sharri hadhihi'l-lailah wa sharri ma ba'daha. Allahumma inni a'udhu bika minal-kasal wa su'al-kibari. Allahumma inni a'udhu bika min 'adhaabin fi'n-naar wa'adhaabin fi'l-qabr (Dele é o Domínio, a Ele todos os louvores e Ele tem poder sobre todas as coisas. Ó Allah, eu Te peço pelo bem desta noite e eu busco refúgio em Ti do mal desta noite e do mal que se segue. Ó Allah, eu busco refúgio em Ti contra a preguiça e os problemas da velhice. Ó Allah, eu busco refúgio em Ti contra o tormento no Fogo e o tormento na sepultura).” Narrado por Muslim (2723).

O que te aconselhamos a fazer é se proteger desse problema perigoso executando as seguintes etapas:

-1-

Você deve acreditar que todas as coisas estão nas mãos de Allah, exaltado seja, então você deve se voltar para Ele, oferecer uma grande quantidade de duaa' (súplica) e persistir nisso, especialmente nos momentos em que as súplicas são mais provavelmente respondidas. Para saber mais sobre esses horários, consulte a resposta à pergunta n° 22438 .

-2-

Você deve se lembrar constantemente que o período de estudos acadêmicos – composto por todos os períodos de trabalho árduo e descanso, alegrias e tristezas – é curto e rapidamente chega ao fim, quando nada restará além dos resultados e consequências do trabalho duro. Portanto, você deve sempre se imaginar sentindo a alegria e a satisfação de quem trabalhou muito, quando terminar o ano e voltar para casa com o resultado de seus esforços; e se imaginar sentindo o arrependimento daquele que foi negligente, e como ele voltaria para sua família, com o coração partido e triste.

Imaginar as consequências é uma das melhores maneiras de se motivar a esforçar, trabalhar duro e abandonar a letargia e a preguiça. Por esta razão, vemos muitos textos no Alcorão e na Sunnah que falam sobre o estatuto e os altos níveis dos justos no Paraíso, e a situação ruim e baixo estatuto dos pecadores no Inferno.

-3-

Não se deixe absorver muito pelo momento presente, porque isso pode fazer você pensar que há muito tempo disponível. Portanto, não olhe para a sua situação atual pensando que ainda há muito tempo, e que você poderá começar a estudar amanhã, ou depois de amanhã, ou na hora dos exames. Pensar que você tem muito tempo é a causa da preguiça e da procrastinação com relação às ações que irão beneficiá-lo neste mundo e no outro.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Pensar que se tem muito tempo resulta em preguiça para executar atos de adoração e obediência, e em procrastinação com relação ao arrependimento.

Fim da citação de Fath al-Baari (11/237).

Sempre que encontrar um horário adequado para estudar, pense que talvez você não tenha essa chance novamente, porque de repente você pode ficar muito ocupado ou pode enfrentar obstáculos que o impedirão de estudar. Portanto, aproveite ao máximo todas as oportunidades de estudo.

-4-

Evite se misturar e fazer companhia a quem se diverte e brinca muito; fique na companhia de alunos justos que sejam sérios e trabalhadores. Manter-se na companhia de pessoas que trabalham duro irá beneficiá-lo, insha’Allah, de várias maneiras, incluindo as seguintes: você começará a imitá-los em seu trabalho árduo; você se beneficiará deles aprendendo suas maneiras de estudar e aprendendo com sua experiência; você também se beneficiará com o conhecimento deles.

-5-

Às vezes, preguiça e letargia são sintomas de alguns tipos de doença, então você pode fazer um exame médico completo para ter certeza a respeito disso.

-6-

Mantenha a higiene física, sempre tome banho e se perfume, pois é algo que energiza a mente.

Ibn al-Qayim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Porque uma boa fragrância é o alimento para a alma, e a alma é a força motriz das faculdades, portanto, as faculdades são intensificadas por fragrâncias agradáveis. Fragrâncias agradáveis ​​beneficiam a mente, o coração e todos os órgãos ocultos; trazem alegria ao coração e alegram a alma, além de serem a coisa mais apropriada para a alma. Há uma forte conexão entre as fragrâncias agradáveis ​​e a boa alma. O perfume era uma das coisas mais amadas deste mundo para uma das melhores almas bondosas, ou seja, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Em Sahih al-Bukhari, é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não recusaria um perfume de presente.

Em Sahih Muslim, é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A quem quer que seja oferecido raihaan (manjericão), não o recuse, pois tem um cheiro bom e é fácil de transportar.”

Fim da citação de Zaad al-Ma'aad (4/256).

-7-

Exercite-se regularmente, pois é benéfico para afastar a preguiça, com a permissão de Allah; isso é algo comprovado e conhecido por experiência.

-8-

Aconselhamos a leitura de livros que falem desse assunto. Esses livros [em árabe] incluem: al-Harb ‘ala al-Kasal de Khaalid Abu Shaadi; ‘Ajz ath-Thiqaat de Muhammad Musa ash-Sharif; al-Hawr ba'd al-Kawr por ad-Duwaish; al-Futur por Naasir al-‘Umar.

Você também deve ler regularmente biografias de eruditos e justos, que o lembrarão do valor do tempo. Nesses livros, você encontrará bons exemplos de trabalho árduo. Para exemplos disso, leia o livro Qimat az-Zaman ‘inda al-‘Ulamaa’ de ‘Abd al-Fattaah Abu Ghuddah (que Allah tenha misericórdia dele).

Para mais informações, consulte também as respostas às perguntas n° 38594 .

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A