Domingo 19 Shawwal 1445 - 28 Abril 2024
Portuguese

Quais são os pilares do Wudhu?

Pergunta

Quais são as partes essenciais (arkan, lit. “pilares”), partes obrigatórias (wajib) e sunnahs do wudhu?

Resumo da Resposta

Os pilares do wudhu são: lavar o rosto, lavar os braços até os cotovelos, passar as mãos úmidas sobre a cabeça, lavar os pés até os tornozelos, lavar essas partes em ordem, fazer essas ações consecutivamente.

Todos os louvores são para Allah.

Pilares de wudhu

Existem seis pilares essenciais do wudhu:

  1. Lavar o rosto, ao qual fazem parte a boca e o nariz.
  2. Lavar os braços até os cotovelos.
  3. Passar as mãos úmidas sobre a cabeça.
  4. Lavar os pés até os tornozelos.
  5. Lavar essas partes do corpo na ordem correta.
  6. Fazer essas ações consecutivamente (ou seja, lavar uma após a outra, sem um longo lapso de tempo entre elas).

Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Quando vos levantardes para a oração, lavai as faces e as mãos até os cotovelos - e, com as mãos molhadas, roçai as cabeças - e lavai os pés até os tornozelos.” [al -Maidah 5:6] (Ver ar-Rawd al-Murbi' ma'a Hashiyat Ibn Qasim, 1/181-188)

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que se entende por partes obrigatórias (fard) do wudhu aqui são as partes essenciais (pilares).

Assim, podemos entender que os estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles) usam expressões diferentes, então eles podem descrever as partes obrigatórias (fard) como partes essenciais (arkan, lit. pilares) e vice-versa.” (Ash-Sharh al-Mumti', 1/183)

Mencionamos anteriormente que fard é o mesmo que wajib [ambos significam obrigatório] de acordo com a maioria dos estudiosos. Veja a pergunta nº. 217272 .

Assim, as partes obrigatórias (wajib) do wudhu são seus pilares ou partes essenciais, que também podem ser descritas como fard. São as ações sem as quais o wudhu não seria válido.

Dizer Bismillah antes do Wudhu

No que diz respeito a dizer Bismillah antes de fazer wudhu, Imam Ahmad era da opinião que é obrigatório.

No entanto, a maioria dos estudiosos é de opinião que é uma das Sunnahs do wudhu e não é obrigatório.

Sunnahs do wudhu

As sunnahs do wudhu são numerosas. Shaikh Salih al-Fawzan (que Allah o preserve) disse:

As sunnahs do wudhu são as seguintes:

  1. Usar siwak ao enxaguar a boca, de modo que, por meio do siwak e do enxague da boca, esta estará limpa para adoração e preparada para recitação do Alcorão e conversa com Allah, glorificado e exaltado seja.
  2. Lavar as mãos três vezes ao iniciar o wudhu, antes de lavar o rosto, por causa dos ahadith que falam a respeito disso, e porque as mãos são as ferramentas usadas para levar a água para as outras partes do corpo, então lavá-las é uma ação prudente antes de prosseguir com wudhu.
  3. Começar enxaguando a boca e o nariz antes de lavar o rosto, porque iniciar assim é mencionado nos ahadith; e deve-se fazê-los minuciosamente quando não se está em jejum.

O que significa lavar bem a boca é fazer circular a água em todas as partes da boca, e enxaguar o nariz significa levar água até a parte mais profunda do nariz.

  1. No caso de barba espessa, garantir que a água atinja todas as partes; e certifique-se de que a água molhe entre nos dedos das mãos e dos pés.
  2. Começar pela direita no caso das mãos/braços e pés, antes da esquerda.
  3. Lavar o rosto, mãos/braços e pés mais de uma vez, até (o máximo de) três vezes. (Al-Mulakhkhas al-Fiqhi, 1/44-45)
  4. Outra Sunnah é passar as mãos úmidas sobre as orelhas , segundo a maioria dos estudiosos. Imam Ahmad era de opinião que passar a mão sobre elas é obrigatório.

Du'a após o wudhu

Depois de fazer o wudhu, é mustahabb recitar a seguinte súplica: Ashhadu an la ilaha ill-Allah wahdahu la sharika lah, wa ashhadu anna Muhammadan ‘abduhu wa rasuluhu. Allahumma aj'alni min al-tawwabina waj'alni min al-mutatahhirina, subhanaka Allahumma wa bi hamdika, ashhadu an la ilaha ill anta, astaghfiruka wa atubu ilaika (Presto testemunho de que não há deus senão Allah, único, sem parceiro ou associado, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Ó Allah, faça de mim um daqueles que se arrependem e faça de mim um daqueles que se purificam. Glória e louvor a Ti, ó Allah, eu testemunho que não existe nenhum deus além de Ti, eu busco o Teu perdão e me arrependo a Ti).

Para uma descrição completa do wudhu, veja esta resposta n° 11497 .

Para saber mais sobre questões relacionadas ao wudhu, consulte esta categoria: Ablução antes da oração.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A