Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

Sua mãe quer dar uma festa de aniversário – o que ela deveria fazer?

Pergunta

Consegui descobrir que minha mãe, que não é Muçulmana, planeja me dar uma festa surpresa no meu aniversário. Qual é o parecer sobre isso? Se não for permitido, então, como posso evitar a chateação da minha mãe (pela recusa)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Com relação a esta observância que as pessoas chamam de "aniversários" (eid milaad em árabe), Shaikh Ibn ‘Uthaimin, que Allah tenha misericórdia dele, emitiu a seguinte fatwah:

"Tudo o que é considerado como um ‘eid’ (algo que é celebrado regularmente) e é repetido a cada semana ou a cada ano e não é prescrito na shari'ah, é uma espécie de bid'ah (inovação repreensível). A evidência disso é o fato de que o legislador prescreveu a 'aqiqah para o recém-nascido e não prescreveu nada após isso. Quando adotam essas observâncias todas as semanas ou todos os anos, isso significa que eles estão os considerando como os Eids islâmicos, que é haram e não é permitido. Não há celebrações no Islam além dos três Eids prescritos: ‘Eid al-Fitr, ‘Eid al-Adha, e o ‘Eid semanal, que é sexta-feira (Yawm al-Jumu'ah).

Isso não está sob o título de costumes porque é repetido. Por isso, quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), veio à Madinah e observou que os Ansaar tinham dois festivais que costumavam comemorar, ele disse: "Allah vos deu algo melhor do que isto: ‘Eid al-Adha e ‘Eid al-Fitr." (Narrado por al-Nasaa'i, 1556, Abu Dawud, 1134, classificado como sahih por al-Albaani em Silsilat al-Ahaadith al-Sahihah, nº 124), embora este fosse um dos costumes deles."

De Sharh Kitaab al-Tawhid, 1/382; veja também a pergunta n° 1027.

Em segundo lugar:

No que diz respeito a como você deve lidar com sua mãe, acho que você deve ser franca com ela e dizê-la que esta ação não é permitida por Allah e que a religião do Islam proíbe isso e que, como é esse o caso, você não pode ir a esta festa. Diga a ela. "Se não fosse pelo fato de Allah não permitir, eu ficaria feliz em vir, e eu agradeço, mas não depende de mim ou de ninguém, cabe a Allah que emite Seu decreto e nós – os muçulmanos – devemos nos submeter à vontade d’Ele; não é permitido que discordemos, desde que seja o comando de Allah, o Onisciente, o Sapientíssimo."

Diga-lhe tudo isso da melhor maneira possível e da maneira mais gentil. Se ela se convencer e apreciará isso, então, todos os louvores são para Allah, caso contrário, tente estar fora da casa no momento desta festa, de modo que ninguém possa pressioná-la a se juntar e assim você não vai esmorecer e ceder. Não há pecado sobre você pelo que sua mãe está fazendo, e agradar a Allah antecede agradar qualquer um dentre Sua criação. Certifique-se de que, se sua mãe se oponha veementemente a esse assunto hoje, talvez Allah possa satisfazê-la em relação a você no futuro, insha’Allah.

A Fonte: Islam Q&A