Domingo 11 Dhu Al-Qa'dah 1445 - 19 Maio 2024
Portuguese

Tipos de amor e suas regras

Pergunta

Numa discussão entre muçulmanos, estávamos tentando chegar a uma definição de “amor” no Islam. Embora todos estejamos bem conscientes do amor de Allah e da nossa obrigação de amar tanto a Ele como ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), questionamo-nos se existe um esboço claro de amor entre os humanos (semelhante ao "amor fraterno" cristão... NÃO a variação romântica). Algumas postularam que o “amor” reside apenas dentro da família, todo o resto é apenas respeito/amizade/etc. Outras questionaram se o amor se limita aos cônjuges e/ou filhos. Outras ainda questionaram se o amor pode ser condicional ou não. Uma ideia é que o “amor” (como o termo é comumente usado) pode até ser uma espécie de “inovação”, baseada em contos de fadas e na filosofia cristã. Muitas de nós procuramos em diversas fontes uma "resposta", mas ninguém encontrou uma resposta definitiva ainda... Vocês podem ajudar?

Resumo da Resposta

O amor no Islam pode ser dividido em amor específico e amor geral. O amor específico pode ser dividido em amor permitido e amor proibido. O amor geral é de três tipos: 1- amor natural; 2- amor baseado na misericórdia e piedade; e 3- amor baseado no conhecimento e na amizade.

Todos os louvores são para Allah.

Tipos de amor no Islam

Fiquei muito feliz em saber que você e suas irmãs muçulmanas estão estudando questões islâmicas e tentando descobrir mais sobre as visões islâmicas do amor. Sem dúvida, você e suas irmãs entendem a importância dos pontos de vista dos estudiosos e de se referirem a eles em questões de discussão. Vou citar aqui uma série de pontos de vista sobre o amor, para que você entenda melhor o assunto, insha’Allah.

O amor no Islam pode ser dividido em amor específico e amor geral.

Tipos de amor específico

O amor específico pode ser dividido em tipos permitidos e proibidos.

  1. Amor permitido:
  • Amor a Allah : Esta é a obrigação mais importante, pois é a base do Islam. Ao aperfeiçoar o amor por Allah, a pessoa aperfeiçoa sua fé. Se falta o amor de Allah, então também falta o Tawhid. A evidência disso são os versículos (interpretação do significado):

“E os que crêem são mais veementes no amor de Allah...” [Al-Baqarah 2:165]

“Dize: "Se vossos pais e vossos filhos e vossos irmãos e vossas mulheres e vossos clãs, e riquezas, que ganhastes, e comércio, de que receais a estagnação, e vivendas, de que vos agradais, são-vos mais amados que Allah e Seu Mensageiro e a luta em Seu caminho, então, aguardai até que Allah faça chegar Sua ordem. E Allah não guia o povo perverso.” [Al-Tawbah 9:24]

Existem também outras provas semelhantes no Alcorão e na Sunnah.

O amor de Allah também pode assumir a forma de preferir o que Allah ama e deseja de Seu servo ao que o próprio servo poderia amar e desejar. Então, ele ama o que Allah ama, odeia o que Allah odeia, toma como amigos ou considera como inimigos por Sua causa, e adere às Suas leis. Existem muitas maneiras de fortalecer esse tipo de amor.

  • Amor ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): Este é também um dos deveres mais importantes do Islam. Na verdade, a fé não está completa até que uma pessoa ame o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mais do que a si mesma, como nos Ahaadith:

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vós realmente crê até que eu seja mais amado por ele do que seu filho, seu pai e todas as pessoas.” (Relatado por Muslim, n° 44)

'Abdullah ibn Hisham (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Estávamos com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ele segurava a mão de ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele); ‘Umar disse a ele: ‘Ó Mensageiro de Allah, tu és mais querido para mim do que tudo, exceto eu mesmo.’ O Profeta disse: ‘Não (isso não está certo), por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, (não) até que eu seja mais querido para ti do que tu mesmo.’ ‘Umar disse a ele: ‘Agora, por Allah, tu és mais querido para mim do que eu mesmo.’ O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Agora (tu estás certo), ó ‘Umar.’” (Relatado por Al-Bukhari, n° 6632).

Este amor faz parte do amor a Allah e se manifesta ao seguir o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e dar precedência à sua opinião sobre a dos outros.

  • Amor aos Profetas e aos crentes: Isto é obrigatório porque amar a Allah dita que se deve amar as pessoas que O obedecem, ou seja, os Profetas e as pessoas justas. A evidência disso é o Hadith: “Quem ama pela causa de Allah (isto é, ama as pessoas de fé pela causa de Allah)… aperfeiçoou a fé.”

A obediência a Allah é baseada no amor de Allah. A fé não pode ser aperfeiçoada exceto desta forma, mesmo que a pessoa ofereça muitas orações e jejuns em seu mérito. ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu testemunhei na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nenhum de nós pensaria que ele tinha mais direito ao seu próprio dinheiro do que seu irmão muçulmano.”

  1. Amor proibido :
  • Isto inclui o amor que constitui Shirk (politeísmo, atribuir rivais a Allah), que é quando uma pessoa ama algo em vez de Allah ou tanto quanto a Ele. Nesse caso, ele tomou aquela coisa como rival de Allah. Este é o Shirk do amor, e a maioria das pessoas têm considerado coisas como rivais de Allah no amor e na glorificação.

Existem também tipos de amor proibido que não vão ao nível do Shirk, como amar a família, a riqueza, a tribo, os negócios ou a casa, e preferir essas coisas, no todo ou em parte, a cumprir os deveres que Allah exige dele, como Hijrah (migração por causa d’Ele), Jihad, etc. A evidência disso é o versículo citado acima “Dize: "Se vossos pais e vossos filhos e vossos irmãos e vossas mulheres e vossos clãs, e riquezas, que ganhastes, e comércio, de que receais a estagnação, e vivendas, de que vos agradais, são-vos mais amados que Allah e Seu Mensageiro e a luta em Seu caminho, então, aguardai até que Allah faça chegar Sua ordem. E Allah não guia o povo perverso.” [Al-Tawbah 9:24])

Tipos de amor geral

O amor geral é de três tipos:

  1. Amor natural, como o amor de uma pessoa faminta por comida ou de uma pessoa sedenta por água. Isto não envolve qualquer tipo de glorificação, por isso é permitido.
  2. Amor baseado na misericórdia e na piedade, como o amor de um pai pelo seu filho pequeno. Isto também não envolve nenhum tipo de glorificação, portanto não há nada de errado com isso.
  3. Amor baseado no conhecimento e na amizade, como aquele entre os que compartilham uma profissão comum, ou acadêmicos da mesma área, ou pessoas que conhecemos no cotidiano (como colegas de trabalho), ou pessoas com quem fazemos negócios ou viajamos –companheiros. Este tipo de amor apropriado entre pessoas ou entre irmãos muçulmanos não implica Shirk ou associar alguém ao amor por Allah.

Para obter mais informações, consulte Kitab Taysir al-Aziz, Bab wa min an-nas man yattakhidhu min dun-Allahi andadan.

Esperamos que esta explicação torne o assunto mais claro.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid