Sábado 25 Shawwal 1445 - 4 Maio 2024
Portuguese

Regra sobre mostrar humildade ao chefe no trabalho

296390

Data de publicação : 24-04-2024

Vistas : 106

Pergunta

Sou um estudante universitário e quero ganhar riqueza halal, para poder gastar comigo mesmo e ajudar minha família o máximo que puder. O único obstáculo para encontrar uma forma de ganhar a vida é a minha atitude submissa e obsequiosa para com muitas pessoas, incluindo o meu chefe no trabalho. Minha pergunta é: mostrar submissão a alguém que não seja Allah não é pecado? Isso não torna a riqueza obtida desta forma haram? Como posso me livrar dessa submissão e subserviência com o chefe em particular e com as pessoas em geral? Não me importo se você me aconselhar a ler um livro sobre esse assunto, pois amo ler.

Resumo da Resposta

Se você está fazendo um trabalho permitido, e não ajudando ou aprovando nenhum pecado, também não se colocando em uma posição humilhante, então não há nada de errado com o seu trabalho. Seus sentimentos de inferioridade ou submissão ao chefe podem ser pensamentos intrusivos do Shaitan, com o objetivo de desencorajá-lo a fazer aquilo que é benéfico para você. A maneira de lidar com isso é buscar a ajuda de Allah e focar no que você considera benéfico em seu trabalho permitido.

Todos os louvores são para Allah.

Qual é o princípio básico em relação ao acesso a empregos e profissões?

O princípio básico no que diz respeito ao acesso a empregos e ocupações é que são permitidos e nada é pecado, a menos que haja provas claras de que (a atividade) é proibida.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“As palavras e ações das pessoas são de dois tipos: atos de adoração, através dos quais há um compromisso sólido com a sua religião, e atividades diárias regulares necessárias nos seus assuntos mundanos.

Ao examinar os princípios básicos do Islam, percebemos que os atos de adoração que Allah ordenou ou que Ele ama não podem ser provados como proibidos, exceto com base em textos religiosos…

As atividades diárias regulares são permitidas em princípio, portanto nenhuma delas deve ser proibida, exceto o que Allah proibiu, caso contrário seremos incluídos no versículo (interpretação do significado):

Dize: “Vistes o que Allah criou para vós de sustento, e disso fazeis algo ilícito e lícito?" Dize: "Allah vo-lo permitiu, ou forjais mentiras acerca de Allah?”  [Yunus 10:59]

Portanto, Allah condenou os politeístas que prescreveram assuntos religiosos para os quais Allah não deu permissão, e eles proibiram coisas que Allah não proibiu... Este é um princípio importante e benéfico." (Majmu’ Al-Fatawa 29/16-18)

O que causa a sensação de inferioridade e submissão?

O que está te causando confusão, fazendo com que se sinta inferior e submisso é porque esse tipo de sentimento geralmente ocorre como resultado de quatro coisas, quando as pessoas interagem umas com as outras.

  • Humildade

A humildade é prescrita para os muçulmanos em geral e é incentivada nos ensinamentos islâmicos.

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

Ó vós que credes! Quem de vós apostata de vossa religião, Allah fará chegar, em vosso lugar, um povo que Ele amará e que O amará; e que será humilde com os crentes, poderoso com os renegadores da Fé. Lutará no caminho de Allah e não temerá repreensão de quem quer que seja. Esse é o favor de Allah, que Ele concede a quem quer. E Allah é Munificente, Onisciente.” [Al-Ma'idah 5:54]

Humildade é uma espécie de misericórdia e tranquilidade ao interagir com os outros, e também, não desprezá-los ou ser arrogante, como é explicado em um versículo diferente, no qual Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Muhammad é o Mensageiro de Allah. E os que estão com ele são severos para com os renegadores da Fé, misericordiadores, entre eles.” [Al-Fath 48:29]

Foi narrado que ‘Abdullah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não devo te contar sobre alguém que será proibido no Fogo, ou aquele a quem o Fogo será proibido: toda pessoa acessível, gentil e descontraída.”

Narrado por At-Tirmidhi (2488); ele disse: Este é um Hadith sólido. Foi classificado como autêntico por Al-Albani em As-Silsilah As-Sahihah (2/611).

  • Temor

O medo que o trabalhador tem do patrão de que ele possa demiti-lo do emprego ou deduzir algo do seu salário é geralmente um tipo de medo das pessoas em relação àquilo sobre o qual Allah lhes concedeu poder. Isto não é proibido e não é pecado, mas é uma falha em depositar a confiança em Allah (Tawakkul) em seu verdadeiro sentido.

  • Timidez

A timidez (Haya’) no trato com as pessoas faz parte da fé.

Foi narrado por ‘Abdullah ibn `Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou por um homem dos Ansar, que estava exortando seu irmão sobre a timidez. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Deixa-o em paz, pois a timidez faz parte da fé.” (Narrado por Al-Bukhari, 24 e Muslim, 36)

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O que significa ‘exortar seu irmão em relação à timidez’ é que ele estava lhe dizendo para não ser tímido, dizendo-lhe que a timidez é ruim e repreendendo-o por ser muito tímido. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhe para não fazer isso e disse: “Deixa-o em paz, pois a timidez faz parte da fé” – em outras palavras, deixe-o ser tímido e pare de dizer-lhe para não ser assim." (Sharh Sahih Muslim 2/6)

  • Obediência

A obediência ao seu chefe em relação ao que você se comprometeu a fazer no contrato entre vocês dois é algo obrigatório.

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Sede fiéis aos compromissos.” [Al-Ma'idah 5:1]

No que diz respeito a obedecer ao seu patrão quando ele lhe pede para fazer algo que é do interesse do trabalho, mas não está previsto no contrato, se for menor e não prejudicar o trabalhador, então é recomendável fazê-lo.

Foi narrado por Jabir ibn ‘Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Que Allah tenha misericórdia de um homem que é tranquilo quando vende, quando compra e quando solicita o pagamento.” (Narrado por Al-Bukhari, 2076)

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Este é um incentivo para ser tranquilo ao lidar com as pessoas, e para ser bem educado, com uma atitude sublime, e não ser rígido.” (Fath Al-Bari 4/307)

Resumindo, se o muçulmano interagir com o seu chefe ou com outras pessoas desta forma, ele ficará bem ou será recompensado.

Mas, isso está sujeito à condição de que boas maneiras e uma boa atitude ao lidar com pessoas não o levem a calar ou aprovar ações proibidas, ou a ajudar os outros a praticá-las, ou a fazê-las você mesmo.

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade. E não vos ajudeis no pecado e na agressão. E temei a Allah. Por certo, Allah é Veemente na punição.” [Al-Ma’idah 5:2]

Não pode haver humildade, timidez ou obediência quando se trata de assuntos proibidos.

Foi narrado por ‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há obediência se envolver desobediência [a Allah]; ao contrário, a obediência consiste apenas naquilo que é certo e apropriado”. (Narrado por Al-Bukhari, 7257 e Muslim, 1840). Também foi narrado pelo Imam Ahmad em Al-Musnad (2/318) como: “Não há obediência a qualquer ser humano se envolver desobediência a Allah.”

Apenas ter medo do seu chefe no trabalho não é desculpa para praticar ações proibidas.

Em vez disso, o que você deve fazer se vir ações ilícitas sendo cometidas é denunciá-las da melhor maneira possível e tanto quanto alcançar o objetivo de eliminá-las, em conformidade com as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quem dentre vós presenciar uma má ação, mude-a com a mão (agindo); se não puder, então com a língua (falando abertamente); e se não puder, então com seu coração (odiando e sentindo que é errado), e essa é a demonstração mais fraca da fé”. (Narrado por Muslim, 49)

Você também deve ser cauteloso e garantir que sua boa atitude ao lidar com as pessoas não o leve a permitir que outros o humilhem, pois não faz parte do jeito do crente colocar-se em uma posição humilhante.

Ibrahim An-Nakha’i (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Eles – ou seja, as primeiras gerações (Salaf) – odiavam ser humilhados pelos outros, mas quando tinham o poder de retaliar, eles perdoavam. (Mencionado em um relato Mu’allaq por Al-Bukhari; Fath Al-Bari; 5/99)

Concluindo, se você está fazendo um trabalho permitido, e não ajudando ou aprovando nenhum pecado, também não se colocando em uma posição humilhante, então não há nada de errado com o seu trabalho. Seus sentimentos de inferioridade ou submissão ao chefe podem ser pensamentos intrusivos do Shaitan, com o objetivo de desencorajá-lo a fazer aquilo que é benéfico para você. A maneira de lidar com isso é buscar a ajuda de Allah e focar no que você considera benéfico em seu trabalho permitido.

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O crente forte é melhor e mais amado por Allah do que o crente fraco, embora ambos sejam bons. Esforça-te para fazer aquilo que irá beneficiar-te e busca a ajuda de Allah, e não te sintas desamparado.” Narrado por Muslim (2664)

Se o seu problema tem a ver com extrema timidez, aconselhamos a leitura do livro Fiqh Al-Haya’ do Shaikh Muhammad Isma`il Al-Muqaddam (que Allah o preserve)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A