Quarta-feira 11 Muharram 1446 - 17 Julho 2024
Portuguese

Como seguir o Imam em oração

Pergunta

Vemos algumas pessoas demorando a seguir o imam em oração, e outras antecipando-o no sujud [prostração] ou ruku’ [curvatura], às vezes.

Esperamos que você possa nos explicar a regra sobre antecipar o imam ou atrasar em segui-lo, para que Allah possa, assim, nos beneficiar.

Resumo da Resposta

1- Quando uma pessoa reza atrás de um imam, quatro cenários podem ser aplicados: 1- fazer um movimento antes do imam, 2- atrasar o seguimento do imam, 3- fazer uma ação simultaneamente com o imam, e 4- fazer um movimento imediatamente depois o imam. Seguir o imam é a Sunnah e o que significa é que uma pessoa começa a fazer as ações de oração imediatamente após o imam as iniciar, mas sem fazê-las ao mesmo tempo.

Todos os louvores são para Allah.

Shaikh Muhammad ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em ash-Sharh al-Mumti’:

Cenários de oração atrás de um imam

Quando uma pessoa reza atrás de um imam, quatro cenários podem ser aplicados:

  1. Antecipação (fazer um movimento antes do imam)
  2. Atrasar em seguir o imam
  3. Fazer um movimento simultaneamente com o imam
  4. Seguir (fazendo um movimento imediatamente após o imam)

Fazer um movimento antes do imam

Isto se refere à pessoa que faz uma das partes essenciais da oração antes do imam, como prostrar-se ou levantar-se antes dele, ou curvar-se, ou ainda, levantar-se após se curvar antes dele. Isto é haram, e a evidência disso é o hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Não se curve até que ele se curve, não se prostre até que ele se prostre.” O princípio básico é que as palavras “não” indicam que a ação é haram, e se alguém dissesse que é um pecado grave, isso não seria exagero, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que levanta a cabeça diante do imam não teme que Allah transforme sua cabeça na cabeça de um burro, ou faça sua forma como a de um burro?” Isto é um aviso, e um aviso é um dos sinais de que um pecado é um pecado grave.

Regra sobre a oração de quem antecipa o imam

Se uma pessoa antecipa o imam conscientemente, consciente da regra e do que está fazendo, então a sua oração é inválida. Mas, se ele for ignorante ou esquecido, então a sua oração é válida, a menos que essa desculpa tenha deixado de existir antes do imam ter feito aquela ação, caso em que ele tem de voltar atrás e repetir depois do imam o que ele fez antes dele. Se ele não fizer isso, conhecendo a regra e tendo consciência do que está fazendo, então sua oração é inválida, caso contrário não é.

Atrasar em seguir o imam

Existem dois tipos de atraso ao seguir o imam:

  1. Atrasar por um motivo
  2. Atrasar sem qualquer desculpa
  • O primeiro tipo é onde há uma razão ou desculpa. Ele tem que compensar o que atrasou, então deve seguir o imam, e não haverá culpa sobre ele, mesmo que seja uma ou duas partes essenciais da oração.

Portanto, se uma pessoa estiver distraída ou perder o foco, ou não ouvir o imam até que o imam tenha feito uma ou duas partes essenciais da oração diante dela, então ela deve fazer as coisas que atrasou e depois seguir o imam, a menos que o imam chegue ao ponto onde está [na ra’kah], caso em que ela não deve compensar as partes que faltam e deve permanecer com o imam. Então, uma ra’kah será válida para a pessoa, que é formada por duas ra’kahs do imam: a ra’kah em que ela atrasou e a ra’kah em que o imam atingiu no mesmo ponto que ela estava.

Um exemplo disso é que um homem estava rezando com o imam e este se curvou, levantou-se, prostrou-se, sentou-se, prostrou-se uma segunda vez e levantou-se, mas a pessoa que rezava atrás dele não ouviu o alto-falante exceto na segunda rak’ah, porque faltou luz, por exemplo.

Vamos supor que isso foi durante a oração de Jumu’ah, então ele ouviu o imam recitando al-Fatihah, em seguida, a eletricidade foi cortada e o imam completou a primeira ra’kah, mas a pessoa permaneceu em pé pensando que o imam ainda não tinha se curvado na primeira ra’kah, depois ele o ouviu recitar “Chegou-te o relato da Envolvente (isto é, o Dia da Ressurreição)?” [Al-Ghashiyah 88:1 – interpretação do significado]

Nós dizemos: você deve ficar com o imam, então a segunda ra’kah para o imam será o resto da primeira ra’kah para você. Dessa forma, quando o imam disser o taslim, você deve repor a segunda ra’kah. Os estudiosos disseram: então, a pessoa que reza atrás do imam terá uma ra’kah que é formada pelas duas ra’kahs de seu imam, porque seguiu o imam em parte da primeira e parte da segunda.

Se ele perceber que ficou para trás antes que o imam chegue ao mesmo ponto [na segunda ra’kah], ele deve compensar e seguir o imam. Por exemplo, um homem está de pé com o imam, e o imam se curva, mas ele não percebe que ele está se curvando. Quando o imam diz “Sami'a Allahu liman hamidah [Allah ouve aqueles que O louvam – dito ao se levantar da reverência]”, e a pessoa que reza atrás dele ouve isso, nós a orientamos: Curve-se e levante-se, e siga seu imam, e você terá alcançado a ra’kah, já que o atraso aqui foi por um motivo.

  • O segundo tipo é atrasar sem razão.

Atrasar-se em relação a uma parte essencial da oração significa atrasar-se em seguir o imam, mas alcançá-lo na próxima parte essencial da oração. Por exemplo, o imam se curva quando você ainda tem um ou dois versículos restantes da surata que está recitando, então você permanece de pé para completar o que ainda precisa recitar, mas então você se curva e alcança o imam no ruku’. Neste caso a ra’kah é válida, mas sua ação vai contra a Sunnah, porque o que está prescrito é começar a se curvar quando o imam atingir a postura de reverência e não ficar para trás, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando ele se curvar, então, curva-te.”

Ficar para trás em uma parte essencial da oração significa que o imam está um passo à sua frente na oração, ou seja, ele se curva e se levanta antes de você se curvar. Os juristas (que Allah tenha misericórdia deles) disseram: se você ficar para trás no ruku’ então sua oração será inválida, assim como se você fizesse o ruku’ antes do imam. Se você ficar para trás no sujud (prostração), então, de acordo com o que os juristas dizem, sua oração é válida, porque há atraso em uma parte essencial da oração que não é ruku’.

Mas, a visão correta é que se uma pessoa fica atrás do imam em qualquer parte essencial da oração sem razão, então a sua oração é inválida, seja no ruku’ ou em qualquer outra parte da oração. Com base nisso, se o imam se levanta da primeira prostração e esta pessoa que está rezando atrás dele está fazendo du'a no sujud e continua a fazer du'a até que o imam se prostre pela segunda vez, então sua oração é inválida, porque ela ficou para trás numa parte essencial da oração. Se o imam está um passo à frente dela, como poderá segui-lo?

Fazer uma ação simultaneamente com o imam

Isso se refere a palavras ou ações e se enquadra em duas categorias:

  • A primeira categoria é dizer palavras simultaneamente. Isto não importa, exceto no caso do takbirat al-ihram (dizer “Allahu akbar” para iniciar a oração) e do salam (no final da oração).

No que diz respeito ao primeiro takbir, se você recitar o takbir antes que o imam tenha completado seu takbirat al-ihram, você não entrou na oração em primeiro lugar, porque é essencial recitar o takbirat al-ihram depois que o imam terminar de dizê-lo completamente.

Com relação ao salam, os estudiosos disseram que é makruh dizer o primeiro e o segundo salam ao mesmo tempo que o seu imam, mas se você disser o primeiro salam depois que ele tiver dito o primeiro salam e o segundo salam depois que ele tiver dito o segundo salam, não há nada de errado com isso, mas é melhor não dizer o salam até que o imam tenha dito ambos.

No que diz respeito a todas as outras palavras da oração, não importa se você as pronuncia simultaneamente com o imam, ou antes dele, ou depois dele. Se assumirmos que você ouve o imam recitando o tashahhud, e você já o recitou, isso não importa, porque antecipar o imam nas palavras da oração, além do primeiro takbir e do salam, não afeta a oração. Da mesma forma, não importa se você recita al-Fatihah antes dele e diz Wa la'l-dallin “nem à dos descaminhados” [Al-Fatihah 1:7 – interpretação do significado], enquanto ele ainda está recitando Iyyaka na 'abudu wa iyyaka nasta'in “só a Ti adoramos, só a Ti imploramos ajuda” [Al-Fatihah 1:5 – interpretação do significado], na oração Dhuhr, por exemplo, porque é prescrito nas orações do Dhuhr’ e 'Asr que o imam deixe as pessoas ouvirem o versículo que ele está recitando, às vezes, como o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer.

  • A segunda categoria é fazer as ações de oração simultaneamente com o imam, e isso é makruh.

Por exemplo, quando o imam diz “Allahu akbar” para o ruku’, e começa a se curvar para frente, e você começa a se curvar simultaneamente com o imam, isso é makruh, porque o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando ele se curvar, então curva-te, e não te curves até que ele se curve.” E no sujud, quando ele diz o takbir para o sujud, se você se prostrar e chegar ao chão ao mesmo tempo que ele, isso é makruh, porque o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu isso e disse: “Não te prostres até que ele se prostre.”

Fazer um movimento imediatamente após o imam

A seguir está a Sunnah, e o que isso significa é que uma pessoa começa a fazer as ações de oração imediatamente após o imam as iniciar, mas sem fazê-las ao mesmo tempo.

Por exemplo, quando ele se curva, você se curva, mesmo que não tenha completado a recitação que é mustahabb [recomendada, encorajada], e mesmo que você ainda tenha um versículo a recitar, porque isso significaria que você se atrasaria, então você não o completa.

No sujud, quando o imam se levanta de sua prostração, você segue o imam, e segui-lo é melhor do que permanecer em prostração fazendo du'a para Allah, porque sua oração está conectada ao imam, e agora você está ordenado a seguir seu imam.” (Adaptado de ash-Sharh al-Mumti’, 4/275)

A pessoa que está rezando atrás de um imam não deve passar para a próxima postura da oração até que o imam a tenha feito, portanto não deve começar a descer para prostração, até que o imam tenha colocado a testa no chão.

Al-Bara ibn 'Azib disse: Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizia, 'Sami'a Allahu liman hamidah', nenhum de nós dobraria as costas [para começar a se prostrar] até que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estivesse em prostração, então nós desceríamos em prostração depois dele.” (Narrado por al-Bukhari, 690; Muslim, 474)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A