Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Por que, às vezes, parece não haver efeito da ruqyah shar'i?

Pergunta

Ruqyah shar'i é permitida se um não-muçulmano fizer para um muçulmano, e pode haver cura através disso? Tem alguém que fez ruqyah por veneno que atingiu o sangue, sem lavagem estomacal, sem qualquer intervenção, ou transfusão de sangue, e a pessoa foi curada completamente. O mesmo acontece em casos de feitiçaria, possessão de gênios, epilepsia e mau-olhado – esses problemas podem ser resolvidos completamente através da ruqyah? Porém, um muçulmano pode fazer ruqyah e a doença continuar por muito tempo, ou a pessoa pensar que nunca vai se recuperar. Qual é a medida pela qual se pode determinar que a ruqyah começou a funcionar imediatamente ou foi adiado (o seu efeito), e em que tipos de doenças a ruqyah pode ser usada como tratamento? Como podemos determinar a qualidade da ruqyah?

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar

Ruqyah recitando adhkaar e versículos do Alcorão é Sunnah

Ruqyah é um tipo de súplica (du’aa); portanto, é prescrito fazê-la recitando versículos do Alcorão e adhkaar que são prescritos nos textos religiosos.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quanto à ruqyah usar versículos do Alcorão e adhkaar conhecidos, isso não é proibido; ao contrário, é Sunnah...

Os acadêmicos narraram que havia consenso sobre a permissibilidade de ruqyah usando versículos do Alcorão e palavras de lembrança de Allah, exaltado seja (ou seja, adhkaar). Al-Maaziri disse: Toda ruqyah é permitida se for feita recitando versículos do Livro de Allah ou palavras de dhikr. É proibido se for feita em idiomas estrangeiros (ou seja, não árabe) ou palavras cujo significado não seja conhecido, devido à possibilidade de serem palavras de incredulidade (kufr)." (Sharh Sahih Muslim 14/169).

A súplica (du’aa) é um dos meios que Allah, exaltado seja, ordenou para a cura.

O resultado da cura através da ruqyah é garantido?

Tomar as medidas apropriadas não garante resultados, como é de conhecimento geral, o resultado pode não ser alcançado por não atender a todas as condições ligadas às medidas, como, por exemplo, se um descuidado recitasse a ruqyah; ou por causa de algum impedimento, como se aquele para quem a ruqyah é feita possuísse ideias opostas e não acreditasse que seria benéfica.

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

O Alcorão é a cura completa de todas as doenças, tanto espirituais quanto físicas, seja neste mundo ou no outro, mas nem todos estão qualificados para se beneficiar disso ou serão capazes de buscar a cura por meio disso. Se o doente busca a cura através dele de maneira adequada, e busca um remédio para sua doença com sinceridade, fé forte, aceitação completa e crença certa, cumprindo todas as condições necessárias, nenhuma doença pode resistir ao seu impacto.” (Zaad al-Ma'aad 4/322).

Mas em Sua sabedoria, Allah pode retardar a cura ou impedi-la.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Se uma pessoa oferece súplicas e não ultrapassa o limite disto, ela alcançará o que busca ou algo semelhante. Assim é a resposta. Pois a coisa específica que se busca pode não ser possível, ou pode causar dano ao suplicante ou a outra pessoa, mas o suplicante desconhece isso e não sabe que mal pode ser causado. O Senhor está sempre próximo e responsivo, e Ele é mais misericordioso com Seus servos do que uma mãe com seu filho, e Ele é o Mais Generoso, o Mais Misericordioso. Quando Lhe é pedida uma coisa específica e Ele sabe que conceder o que a pessoa pediu não será útil a ela, Ele dará à pessoa outra coisa equivalente àquilo, como um pai faz para seu filho se a criança pede algo que não tem; ele lhe dará algo equivalente – e para Allah é a descrição mais elevada." (Majmu’ al-Fataawa 14/368).

Ibn al-Jawzi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

É um sinal de ignorância em um homem não estar ciente do que significa ser responsável, pois a responsabilidade é projetada para ser o oposto daquilo que a pessoa quer e deseja. Assim, um homem dotado de razão deve se sentir tranquilo quando obtiver o oposto do que deseja. Quando ele oferece súplicas e pede para alcançar o que deseja, deve perceber que está fazendo um ato de adoração ao oferecer súplicas; se lhe é dado o que deseja, deve ser grato, e se não lhe é dado o que deseja, não deve insistir em pedir, porque este mundo não é para obter o que se deseja; ao contrário, ele deve repetir a si mesmo (interpretação do significado): {E, quiçá, ameis algo que vos seja pior} [al-Baqarah 2:216].

Um dos piores tipos de ignorância é uma pessoa se sentir decepcionada em seu coração por não conseguir o que deseja; talvez ela possa objetar em sua mente, ou dizer: Conseguir o que eu desejo não fará mal algum, porém minha súplica não é respondida! Isso é indicativo de sua ignorância, falta de fé e falha em se render à sabedoria divina." (Said al-Khaatir, pág. 625-626).

Allah, glorificado e exaltado seja, pode responder à ruqyah de um incrédulo e trazer cura através disto para estabelecer provas contra ele (o incrédulo). Por isso, Allah responde à súplica dos incrédulos em tempos de calamidade, para estabelecer mais provas contra eles.

Allah, Exaltado seja, diz descrevendo-os (interpretação do significado):

{E toda graça, que está convosco, vem de Allah. Em seguida, quando o infortúnio vos toca, é a Ele que dirigis o rogo. Em seguida, quando Ele vos remove o infortúnio, eis um grupo, de vós, que associa ídolos a seu Senhor, para renegar o que lhes concedemos. Gozai, pois! Logo, sabereis!} [an-Nahl 16:53-55].

Em Sua sabedoria, Allah, exaltado seja, pode retardar a cura de um crente, para um propósito como aumentar sua recompensa, recompensá-lo por sua paciência e assim por diante.

Conclusão: o resultado da ruqyah está sujeito à vontade de Allah, exaltado seja, e Ele é o Misericordioso, o Mais Sábio, o Onisciente.

Em segundo lugar:

Quanto à regra sobre a qualidade da ruqyah, é como a regra sobre du’aa e dhikr; não há como estipular, exceto que aquele que o faz deve ser muçulmano, honesto e sincero, e deve usar as ruqyahs prescritas nos textos religiosos.

Para mais informações, consulte as seguintes perguntas: 7874 , 36902 .

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A