Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Parecer sobre rezar tahajjud apenas em Lailat al-Qadr

Pergunta

Qual o parecer sobre rezar tahajjud apenas em Lailat al-Qadr e não em outras noites?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Há relatos que falam da grande virtude de realizar atos de adoração em Lailat al-Qadr. Nosso Senhor, Abençoado e Exaltado seja, nos disse que é melhor do que mil noites, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que quem passa esta noite rezando por fé e esperança de recompensa será perdoado seus pecados anteriores.

Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr. E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al Qadr? A noite de al Qadr (Decreto) é melhor que mil meses (ou seja, a adoração a Allah naquela noite é melhor do que a adoração a Ele em cem meses, ou seja, 83 anos e 4 meses). Nela, descem os anjos e o Espírito (Ruh), [Jibril (Gabriel)] com a permissão de seu Senhor, encarregados de toda ordem. (toda aquela noite) Paz é ela (e bondade de Allah aos Seus servos crentes), até o nascer da aurora.”

[al-Qadr 97:1-5]

E foi narrado a partir de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem passar esta noite em oração por fé e na esperança de recompensa será perdoado pelos pecados anteriores.” Narrado por al-Bukhari, 1901; Muslim, 760.

Fora da fé significa acreditar em sua virtude e na recompensa por isso.

Na esperança de recompensa significa procurar o prazer de Allah.

Em segundo lugar:

Os sábios diferiram quanto à definição de Lailat al-Qadr, e há muitas opiniões, mais de quarenta, como diz Fath al-Baari. A mais provável de ser a correta é a opinião de que é uma das noites ímpares entre as últimas dez noites do Ramadan.

Foi narrado a partir de 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Busque Lailat al-Qadr entre as noites ímpares das últimas dez noites de Ramadan.” Narrado por al-Bukhari, 2017; Muslim, 1169.

Al-Bukhari incluiu este hadith em um capítulo intitulado: “Buscando Lailat al-Qadr entre as noites ímpares das últimas dez noites (do Ramadan)”.

A razão pela qual está escondida é encorajar os muçulmanos a se esforçarem em adoração e dua’ e dhikr durante todas as últimas dez noites do Ramadan. Esta é a mesma razão pela qual o tempo em que a dua’ é respondida na sexta-feira não foi definido, e por que os noventa e nove nomes de Allah não foram definidos, sobre o que o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que os aprenda de cor entrará no Paraíso.” Narrado por al-Bukhari, 2736; Muslim, 2677

Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As palavras do Imam al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) – “Procurando Lailat al-Qadr entre as noites ímpares das últimas dez noites (do Ramadan)” – indica que é mais provável que ela não possa estar em qualquer mês que não seja o Ramadan, e esteja nas últimas dez noites, e seja uma das noites ímpares, mas não em nenhuma noite em particular. Isto é o que é indicado por alguns dos relatos que foram narrados a este respeito.

Fath al-Baari, 4/260.

E ele disse:

Os sábios disseram: A razão pela qual Lailat al-Qadar foi omitida é para que as pessoas se esforcem para buscá-la, porque se o momento fosse conhecido, eles limitariam seus esforços apenas àquela noite, como já explicamos anteriormente sobre a hora na Sexta-feira (quando dua’ é atendida).

Fath al-Baari, 4/266.

Em terceiro lugar:

Com base nisso, não é possível que qualquer um tenha certeza de que uma noite em particular é Lailat al-Qadr, especialmente porque sabemos que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) queria contar à sua ummah quando seria, então, ele lhes disse que Allah tinha levado esse conhecimento.

Foi narrado a partir de 'Ubaadah ibn al-Saamit (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu com a notícia de Lailat al-Qadr, mas dois homens entre os muçulmanos começaram a discutir. Ele disse: “Eu saí para falar sobre a Lailat al-Qadr, mas o fulano, o sicrano e o beltrano começaram a discutir, então (esse conhecimento) foi tirado. Talvez isso seja melhor para vós. Assim, buscai-a no vigésimo sétimo e no vigésimo nono e no vigésimo quinto.” Narrado por al-Bukhari, 49.

Os sábios do Comitê Permanente disseram:

No que diz respeito a destacar uma noite de Ramadan como Lailat al-Qadr, isso requer provas para mostrar que é esta noite e não qualquer outra. Mas as noites ímpares das últimas dez noites de Ramadan são mais prováveis ​​do que outras (de serem Lailat al-Qadr) e a vigésima sétima noite é a noite mais provável de ser a Lailat al-Qadr, por causa dos ahadith para esse efeito.

Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah li'l-Buhuth al-'Ilmiyah wa'l-Ifta', 10/413

Portanto, o muçulmano não deve presumir que alguma noite em particular seja Lailat al-Qadr, porque isso significaria que ele está certo sobre algo que não podemos ter certeza, e porque significa que ele está perdendo algo que é bom para ele. Pode ser a noite do vigésimo primeiro, vigésimo terceiro ou vigésimo nono. Se ele passar apenas a noite do vigésimo sétimo em oração, então ele terá perdido muita bondade, e ele pode ter perdido aquela noite abençoada.

O muçulmano deve se esforçar ao máximo para realizar atos de obediência e adoração em todo o Ramadan, e mais ainda nos últimos dez dias. Este é o ensinamento do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Foi narrado que 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Quando os últimos dez dias de Ramadan começassem, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) apertaria seu envoltório de cintura, passaria suas noites em oração e acordaria sua família.

Narrado por al-Bukhari, 2024; Muslim, 1174

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A