Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Ações islâmicas para dar boas vindas a um recém-nascido

Pergunta

O que devo fazer ou preparar para receber meu bebê recém-nascido em um ou dois dias? Qualquer sunnah que eu deva seguir.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Nós pedimos a Allah que abençoe seu bebê recém-nascido e conte-lo entre os justos e piedosos para que ele pese no equilíbrio de suas boas ações, porque foi relatado que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) disse: "Quando o filho de Adam morre, todas as suas boas obras chegarão ao fim, afora três: sadaqah jaariyah (caridade contínua, como um waqf ou doação), conhecimento benéfico e um filho justo que suplicará por ele." (Narrado por Muslim, 1631).

Em segundo lugar:

Não há nenhuma ação prescrita na shari'ah a ser preparada para dar boas-vindas a um bebê recém-nascido um ou dois dias antes que nasça, até onde sabemos. Mas pode-se recitar du'aa (súplica) em geral, como rezar para o recém-nascido estar seguro e sadio, para ser guiado, e assim por diante. Allah mencionou em Seu Livro a oração da mulher justa, a esposa de 'Imraan, que disse (interpretação do significado):

"Recorda-te de quando a mulher de Imran disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo. E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina. Mas Deus bem sabia o que eu tinha concebido, e um acho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o maldito Satanás." [Aal' Imraan 3:35-36]

Segue-se um esboço do que deve ser feito no dia do nascimento da criança, e depois disso:

É mustahabb fazer tahnik para o bebê e orar por ele.

Foi relatado que Abu Musa disse: "Eu tive um menino, e eu o trouxe ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele o nomeou Ibrahim, fez tahnik com algumas tâmaras e suplicou para que Allah o abençoasse, então ele o devolveu a mim." (Narrado por al-Bukhari, 5150, Muslim, 2145). Tahnik significa colocar algo doce, como tâmara ou mel, na boca da criança logo que nasce.

É permitido nomear a criança no primeiro dia ou no sétimo.

Anas ibn Maalik disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Um menino nasceu para mim esta noite e eu o nomeei com o nome de meu pai, Ibrahim". (Narrado por Muslim, 3126).

Foi relatado que 'A'ishah disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez 'aqiqah por al-Hasan e al-Husein no sétimo dia, e deu-lhes seus nomes.” (Narrado por Ibn Hibbaan, 12/127, al-Haakim, 4/264. Classificado como sahih por al-Haafiz Ibn Hajar em Fath al-Baari, 9/589).

'Aqiqah e circuncisão

Foi relatado de Salmaan ibn 'Aamir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Para o menino deve haver uma 'aqiqah. Sacrifique (um animal) para ele e remova dele o prejudicial [ou seja, o prepúcio]." (Narrado por al-Tirmidhi, 1515, al-Nasaa'i, 4214, Abu Dawud, 2839, Ibn Maajah, 3164. O hadith foi classificado como sahih por al-Albaani, que Allah tenha misericórdia dele, em al-Irwaa', 4/396).

Foi relatado que Samurah ibn Jundub (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Um menino é resgatado por sua aqiqah. Sacrifício deve ser feito para ele no sétimo dia, deve ser dado um nome a ele e sua cabeça deve ser raspada." (Narrado por al-Tirmidhi, 1522, al-Nasaa'i, 4220 e Abu Dawud, 2838. O hadith foi classificado como sahih por al-Albaani, que Allah tenha misericórdia dele, em al-Irwaa' 4/385).

Imaam ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Entre os benefícios da 'aqiqah estão:

É um sacrifício por meio do qual a criança é trazida perto de Allah logo depois que vem a este mundo.

É um resgate para o recém-nascido; sua 'aqiqah o resgata para que possa interceder por seus pais.

É um sacrifício pelo qual o recém-nascido é resgatado, assim como Allah redimiu Ismail com o carneiro. (Tuhfat al-Mawdud, página 69).

Talvez outro benefício da 'aqiqah seja a reunião de parentes e amigos para a walimah (festa).

4. A circuncisão é parte do Sunan al-Fitrah (práticas relacionadas com as inclinações puras e naturais do homem). É obrigatório no caso dos meninos porque está ligada a questões de pureza que são condições essenciais da oração.

Foi relatado por Abu Hurairah: "Cinco coisas estão relacionadas à fitrah: a circuncisão, remover os pelos pubianos, arrancar os pelos das axilas, cortar as unhas e aparar o bigode". (Narrado por al-Bukhaari, 5550, Muslim, 257).

Em terceiro lugar:

Entre as sunan (recomendáveis) para dar boas-vindas ao recém-nascido, os sábios mencionaram que o adhaan (chamado para oração) deve ser recitado na orelha direita do bebê de modo que a primeira coisa que ouvir neste mundo seja as palavras do Tawhid (monoteísmo), que terão um grande e abençoado efeito na criança. No que diz respeito a recitar o iqamah na orelha esquerda da criança, não há nada que prove que isso seja necessário. (Ver al-Silsilat al-Da'ifah, 1/491).

Em quarto lugar:

Raspar a cabeça da criança e, em seguida, ungir sua cabeça com açafrão é muito benéfico. Então é prescrito dar em caridade ouro ou prata em igual peso ao cabelo. Isto não tem que ser feito pesando realmente o cabelo; caso seja muito difícil fazê-lo, é suficiente estimar o peso e dar, em papel moeda, o equivalente ao preço daquela quantidade de ouro ou prata. Pedimos a Allah que nos proteja e aos nossos filhos de todo o mal e os mantenha sãos e salvos neste mundo e no outro. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid