Sábado 23 Rabi' Ath-Thani 1446 - 26 Outubro 2024
Portuguese

Virtudes dos Sahabah (companheiros do profeta)

Pergunta

Espero que vocês possam explicar as virtudes dos Sahabah e o que os distingue dos outros.

Resumo da Resposta

A crença no bom caráter e virtude dos Sahabah é a crença de Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. Allah deu aos Companheiros virtudes especiais e características nobres, por meio das quais eles alcançaram grande honra e status elevado junto a Allah. Allah escolheu como herdeiros dos profetas aqueles que seriam gratos por esta bênção e que estavam aptos a receber esta honra de transmitir a mensagem. É essencial compreender que os Sahabah não eram infalíveis. Esta é a visão de Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. Em vez disso, eles eram seres humanos como quaisquer outros.

Todos os louvores são para Allah.

Virtudes dos Sahabah

A crença no bom caráter e na virtude dos Sahabah é a crença do Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. Isso ocorre porque Allah os elogiou em Seu Livro e eles também foram elogiados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), como é narrado nos livros da Sunnah.

Esses textos atingem o nível de mutawatir em muitos casos, o que indica claramente que Allah lhes deu virtudes especiais e características nobres, por meio das quais alcançaram aquela grande honra e status elevado junto a Ele.

Assim como Allah escolheu para Sua mensagem os mais puros dentre Seus servos (isto é, os profetas), Ele também escolheu, como herdeiros dos profetas, aqueles que seriam gratos por esta bênção e que estavam aptos à honra (de transmitir a mensagem), como Ele diz (interpretação do significado):

“Allah é bem Sabedor de onde depositar Sua mensagem.” [Al-An’am 6:124]

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Allah sabe melhor onde depositar Sua Mensagem, tanto em relação ao destinatário original quanto àqueles que dele a herdam. Ele sabe melhor quem está apto a receber Sua Mensagem e transmiti-la aos Seus servos de maneira confiável e sincera, respeitando o Remetente, cumprindo seus deveres para com Ele, seguindo pacientemente Seus mandamentos e mostrando gratidão por Suas bênçãos e aproximando-se d’Ele, e Ele sabe quem não está apto para isso. Da mesma forma, Ele sabe melhor quem dentre as nações está apto a ser herdeiro dos Seus mensageiros e a sucedê-los e transmitir a Mensagem que receberam do seu Senhor.” (Tariq al-Hijratayn, pág. 171)

Allah diz (interpretação do significado):

“E, assim, nós os provamos uns pelos outros, a fim de que digam: “São estes aqueles a quem Allah fez mercê, entre nós?” Não é Allah bem Sabedor dos agradecidos?” [Al-An’am 6:53]

Shaikh as-Sa’di (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Aqueles que reconhecem a bênção e a afirmam, e que fazem o que ela exige de boas ações, são aqueles a quem Allah concede Sua bênção, com exclusão daqueles que não são gratos, pois Allah é sábio e Ele não dá Sua recompensa a alguém que não está qualificado para recebê-la.

Assim como existem muitos versículos e ahadith que falam de sua virtude e status elevado, também existem textos que declaram as razões pelas quais eles mereciam esse status elevado, como o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

“Muhammad é o Mensageiro de Allah. E os que estão com ele são severos para com os renegadores da Fé, misericordiosos, entre eles. Tu os vês curvados, prosternados, buscando um favor de Allah e Seu agrado. Suas faces são marcadas pelo vestígio deixado pela prosternação. Esse é seu exemplo, na Tora. E seu exemplo, no Evangelho, é como planta, que faz sair seus ramos, e esses a fortificam, e ela se robustece e se levanta sobre seu caule. Ela faz os semeadores admirarem dela. Assim, Allah fez, para suscitar, por causa deles, o rancor dos renegadores da Fé. Allah promete aos que crêem e fazem as boas obras, dentre eles, perdão e magnífico prêmio.” [Al-Fath 48: 29]

Entre as maiores razões para o elevado status dos Companheiros está aquela da qual Allah deu testemunho de sua pureza de coração e fé sincera. Isso, por Allah, é um testemunho poderoso do Senhor da humanidade, que nenhum ser humano pode alcançar após a cessação da Revelação.

Ouça as palavras de Allah (interpretação do significado):

“Com efeito, Allah agradou-Se dos crentes, quando, debaixo da árvore, com aperto de mão, comprometeram-se a segundar-te; então, Ele soube o que havia em seus corações e fez descer a serenidade sobre eles; e retribuiu-lhes uma vitória próxima.” [Al-Fath 48:18]

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Tafsir al-Quran al-’Adhim (4/243):

“Ele sabia o que havia em seus corações, ou seja, quanto à sinceridade e lealdade, e disposição de ouvir e obedecer”. Quão belas são as palavras de ‘Abdullah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele):

“Quem dentre vós deseja seguir (alguém), que siga aquele que morreu, pois aquele que ainda está vivo não está a salvo da fitnah. Os Companheiros de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foram os melhores desta ummah, os mais justos de coração, os mais profundos em conhecimento e os mais diretos, pessoas que Allah escolheu para acompanhar Seu Profeta e estabelecer Sua Religião. Portanto, reconheçam a sua virtude e sigam os seus passos, adiram o máximo que puderem à sua moral e religião, pois eles estavam seguindo a orientação correta. (Narrado por Ibn ‘Abd al-Barr em al-Jami’, n° 1810)

Allah prometeu o Paraíso e a felicidade eterna aos Muhajirin e Ansar, e afirmou que está satisfeito com eles em versos que serão recitados até o Dia da Ressurreição. Alguém pode pensar que isso seria dado a alguém que não merece essa recompensa?

Allah, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E os precursores primeiros, dentre os emigrantes, e os socorredores e os que os seguiram com benevolência, Allah Se agradará deles, e eles se agradarão dEle, e Ele lhes preparou Jardins, abaixo dos quais correm os rios; nesses, serão eternos, para todo o sempre. Esse é o magnífico triunfo.” [Al Tawbah 9:100]

O líder da humanidade, o principal entre os mensageiros e profetas, também testemunhou a virtude deles. Ele foi uma testemunha durante a vida deles; ele viu seus sacrifícios e sua determinação sincera, e ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou palavras imortais de honra sobre seus companheiros e seu amor por eles.

Foi narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não insultai meus companheiros, pois, por Aquele em cujas mãos está minha alma, se um de vós gastasse o equivalente a Uhud em ouro, isso não equivaleria a um mudd [medida de peso – equivalente a 544g] de um deles, ou metade disso.” (Narrado por al-Bukhari, 673 e Muslim, 2540)

Foi narrado por ‘Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor dentre as gerações é a minha geração, então, aquela que vem depois desta, depois aquela que vem depois dessa.” (Narrado por al-Bukhari, 2652 e Muslim, 2533)

Al-Khatib al-Baghdadi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Kifayah (49):

“Mesmo que não houvesse nada narrado por Allah ou Seu Mensageiro sobre eles, as coisas que eles fizeram, como a migração (hijrah), envolver-se na jihad, apoiar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e o Islam, investir suas vidas e suas riquezas, matar seus pais e filhos (na jihad), seguir sinceramente o din (religião), acreditar com firmeza e certeza, é a prova definitiva de seu bom caráter e sinceridade, e mostra que eles são superiores a todas aquelas pessoas sinceras e de bom caráter que vieram depois, em todos os tempos. Esta é a opinião de todos os estudiosos e dos fuqaha cuja opinião é determinante.”

Se listássemos as atitudes com as quais apoiaram a religião e os atos justos pelos quais mereceram esse status elevado, encheríamos volumes. Suas vidas inteiras foram gastas pelo bem de Allah e que livro é grande o suficiente para conter as vidas de centenas de Sahabah que encheram o mundo de bondade e retidão?

Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

“Allah olhou dentro dos corações de Seus servos e viu que o coração de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era o melhor coração dentre os das pessoas, então Ele o escolheu para Si mesmo e o enviou com Sua Mensagem. Em seguida, Ele olhou para os corações de Seus servos segundo o coração de Muhammad, e descobriu que os corações de seus Companheiros eram os melhores corações dentre os das pessoas, então Ele fez deles os apoiadores de Seu Profeta, que lutou por Sua Religião. Portanto, tudo o que os muçulmanos creem que é bom, é bom perante Allah, e tudo o que eles creem que é mau, é mau perante Allah.” (Narrado por Ahmad em al-Musnad, 1/379). Os estudiosos do hadith disseram: Seu isnad é hassan.

Isso também é discutido em detalhes nas respostas às perguntas n° 13713 e 45563.

Os Sahabah eram infalíveis?

É essencial compreender que os Sahabah não eram infalíveis. Esta é a visão de Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah. Em vez disso, eles eram seres humanos como quaisquer outros.

Quaisquer pecados ou erros que qualquer um deles possa ter cometido podem ser negligenciados em comparação com a honra de acompanhar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e eles foram desculpados e perdoados. Boas ações eliminam as más ações. O apoio que os Companheiros deram ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), em todos os momentos, por causa desta religião não pode ser igualado.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Ahl al-Sunnah fala bem deles e reza por misericórdia e perdão para eles, mas eles não acreditam que qualquer um fosse infalível ou que estivesse protegido de cometer erros em sua ijtihad, exceto o Mensageiro de Allah; é possível que qualquer outra pessoa cometa pecados ou erros, porém eles são como Allah diz (interpretação do significado):

“Esses, de quem acolhemos o melhor que fizeram, e de quem toleramos as más obras, estarão junto dos companheiros do Paraíso. É a verdadeira promessa que lhes era prometida.” [Al-Ahqaf 46:16].

A virtude de qualquer ação deve ser julgada pelos resultados e consequências.” (Majmu’ al-Fatawa, 4/434)

Isto é confirmado no Alcorão e na Sunnah, em mais de um lugar.

Allah perdoou aqueles dentre os Companheiros que voltaram atrás no dia de Uhud. Ele disse (interpretação do significado):

“Por certo, aqueles, dentre vós, que voltaram as costas, no dia em que se depararam as duas hostes, é Satã, apenas, que fê-los incorrer em erro, por algo que cometeram. E, com efeito, Allah indultou-os. Por certo, Allah é Perdoador, Clemente.” [Aal ‘Imran 3:155]

Quando um dos Companheiros pecou ao dizer aos coraixitas que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava vindo com o exército durante o ano da Conquista, e ‘Umar ibn al-Khattab queria executá-lo, o Profeta disse: “Ele estava presente em Badr, e tu não sabes, talvez Allah olhou para o povo de Badr e disse: ‘Fazei o que quiserdes, pois Eu vos perdoei.’” (Narrado por al-Bukhari e Muslim, 2494)

E há outros casos em que alguns dos Companheiros cometeram pecados, então Allah, exaltado seja, os desculpou e perdoou, o que é indicativo da virtude e honra deles, que não sofre prejuízo por qualquer erro que eles tenham cometido durante o tempo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ou depois que ele já havia falecido. Os versículos citados acima, que falam de sua virtude e lhes dão as boas novas do Paraíso, não podem ser revogados por nada.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A