Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Como podemos nos preparar para a chegada do Ramadan?

Pergunta

Como podemos nos preparar para o Ramadan? Quais são os melhores feitos neste mês abençoado?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Você fez bem em fazer esta pergunta, pois perguntou como se preparar para o mês de Ramadan. Muitas pessoas entendem mal a verdadeira natureza do jejum, e tornam uma ocasião para comer e beber, fazer doces especiais e ficar acordados até tarde da noite e assistir a programas na TV por satélite. Eles fazem os preparativos para isso muito antes do Ramadan, para que não percam algum alimento ou os preços subam. Eles se preparam comprando alimentos, preparando bebidas e pesquisando a programação de TV via satélite para que possam escolher quais programas seguir e quais ignorar. Eles, verdadeiramente, ignoram a verdadeira natureza do jejum no Ramadan; praticam a adoração e a piedade fora deste mês e o direcionam apenas às suas barrigas e olhos.

Em segundo lugar:

Outros estão conscientes da real natureza do jejum no mês de Ramadan, então eles começam a se preparar no Sha'baan, e alguns deles até começam antes disso. Dentre as melhores maneiras de se preparar para o mês de Ramadan estão:

1 - O arrependimento sincero

Isto é obrigatório em todos os momentos, mas por causa da aproximação de um mês grande e abençoado, é ainda mais importante apressar-se no arrependimento dos pecados entre você e seu Senhor, e entre você e outras pessoas, restituindo-lhes seus direitos. Quando, então, começar o mês abençoado você poderá se ocupar com os atos de adoração com um coração limpo e paz de espírito. Allah diz (interpretação do significado):

"E voltai-vos, todos, arrependidos, para Allah, ó crentes, na esperança de serdes bem-aventurados!"

[Al-Nur 24:31]

Foi narrado de al-Agharr ibn Yassar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Ó povo, arrepende-te para Allah, pois eu me arrependo para Ele cem vezes por dia." Narrado por Muslim (2702).

2 –Dua’ (súplica)

Foi narrado por alguns dos salaf (predecessores) que eles costumavam rezar a Allah por seis meses que vivessem até o Ramadan, então eles rezariam por cinco meses após que Ele o aceitasse deles.

O muçulmano deve pedir ao seu Senhor para permiti-lo viver até o Ramadan com um compromisso religioso forte e boa saúde física, e deve pedir a Allah para ajudá-lo a obedecê-Lo durante o mês, e pedir a Allah para aceitar suas boas ações direcionadas a Ele.

3 - Regozijando-se pela aproximação do mês abençoado

A chegada do Ramadan é uma das grandes bênçãos que Allah concede a Seu servo muçulmano, porque o Ramadan é uma das ocasiões mais benéficas em que as portas do Paraíso são abertas e as portas do Inferno são fechadas. É o mês do Alcorão e de batalhas decisivas na história de nossa religião.

Allah diz (interpretação do significado):

"Dize: ‘Com o favor de Allah e com a Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor tudo quanto juntam.’"

[Yunus 10:58]

4 – Cumprir com o dever de qualquer jejum obrigatório pendente

Foi narrado que Abu Salamah disse: “Eu ouvi 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) dizer: Eu devia jejuns do Ramadan anterior e não seria capaz de fazê-los, exceto em Sha'baan”.

Narrado por al-Bukhari (1849) e Muslim (1146).

Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Da vontade dela em fazê-lo no Sha'baan pode ser entendido que não é permitido adiar cumpri-los até que outro Ramadan comece.

Fath al-Baari (4/191).

5 - Buscar conhecimento para poder seguir as regras sobre o jejum e compreender as virtudes do Ramadan.

6 – Apressar-se em completar todas as tarefas que possam distrair o muçulmano da prática dos atos de adoração.

7 - Sentar-se com os membros da família - esposa e filhos - para conta-los sobre as regras do jejum e incentivar os jovens a jejuar.

8 - Preparar alguns livros que podem ser lidos em casa ou dados ao imam da mesquita para ler para as pessoas durante o Ramadan.

9 - Jejuar parte do mês de Sha'baan em preparação para o jejum de Ramadan.

Foi narrado que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava jejuar até que disséssemos: Ele não quebrará seu jejum, e costumava não jejuar até que disséssemos: Ele não jejuará. E eu nunca vi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) completar um mês de jejum, exceto o Ramadan, e eu nunca o vi jejuar mais do que Sha'baan em qualquer outro mês.

Narrado por al-Bukhari (1868) e Muslim (1156).

Foi narrado que Usaamah Ibn Zaid disse: Eu disse: Ó Mensageiro de Allah, eu não te vejo jejuando em qualquer mês como tu jejuas em Sha'baan? Ele disse: "Esse é um mês que as pessoas negligenciam entre Rajab e Ramadan, mas é um mês em que as ações das pessoas são levadas para o Senhor dos Mundos e eu gostaria que minhas ações fossem tomadas enquanto eu estiver em jejum".

Narrado por al-Nasaa'i (2357); classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Nasaa'i.

Este hadith explica a sabedoria por trás do jejum em Sha'baan, que é um mês em que as ações são tomadas (para Allah). Alguns dos estudiosos mencionaram outra razão, que é que este jejum é como as orações da Sunnah (voluntárias) oferecidas de antemão em relação à oração obrigatória; elas preparam a alma para executar a ação obrigatória, e o mesmo pode ser dito do jejum de Sha'baan antes do Ramadan.

10 - Ler o Alcorão

Salamah ibn Kuhail disse: Foi dito que Sha'baan foi o mês dos recitadores do Alcorão.

Quando Sha'baan começava, 'Amr ibn Qais fechava sua loja e liberava seu tempo para ler o Qur'aan.

Abu Bakr al-Balkhi disse: O mês de Rajab é o mês do plantio, o mês de Sha'baan é o mês da irrigação das plantações e o mês de Ramadan é o mês da colheita das culturas.

Ele também disse: A analogia ao mês de Rajab é a do vento, a analogia ao Sha'baan é a das nuvens e a analogia ao Ramadan é a da chuva; quem não planta e semeia em Rajab, e não irriga em Sha'baan, como pode colher no Ramadan? Agora Rajab passou, então o que tu farás em Sha'baan se tu estiveres procurando o Ramadan? Assim era como o teu Profeta e as primeiras gerações da ummah se comportavam neste mês abençoado, então o que tu farás?

Em terceiro lugar:

Para mais informações sobre os atos que o muçulmano deve praticar no Ramadan, veja as respostas às perguntas n° 26869 e 12468.

E Allah é a Fonte da força.

A Fonte: Islam Q&A

Resposta relacionadas