Sexta-feira 12 Safar 1446 - 16 Agosto 2024
Portuguese

Como ser uma boa muçulmana

Pergunta

Como posso conciliar ser uma adolescente moderna e uma menina que agrada a sua família e é amada por todos, e como posso me livrar de uma amiga de quem não gosto e não consigo encontrar nenhuma maneira de gostar dela?

Resumo da Resposta

Para ser uma boa muçulmana, você deve: 1- esforçar-se para praticar atos de adoração e se manter longe de coisas haram, duvidosas e makruh, 2- esforçar-se para encontrar bons companheiros e se manter longe de maus companheiros, 3- você deve preencher seu tempo com coisas benéficas e úteis, 4- se você quer conquistar o coração das pessoas, então trate-as com gentileza e tenha um bom comportamento com elas, coopere com elas e atenda às suas necessidades, pois assim você poderá ganhar seus corações.

Todos os louvores são para Allah.

Você deve notar que a fase da adolescência é a fase mais sensível pela qual uma pessoa passa, porque durante esta fase ocorrem muitas mudanças físicas, mentais, emocionais e sexuais, e o Shaitan faz questão de tentar uma pessoa durante esta fase por qualquer meio e método que ele puder. Portanto, todo menino e menina adolescente deve ser cauteloso. O que recomendamos nesta fase é:

Como ser uma boa muçulmana

  1. Esforce-se para praticar atos de adoração, tanto obrigatórios quanto mustahabb (recomendáveis), e esforce-se para se manter longe de coisas haram (ilícitas), duvidosas e makruh (desaconselháveis).

Entre os meios que irão ajudá-la a evitar cair na armadilha do Shaitan e evitar a desobediência a Allah estão:

  • Lembrar-se que Allah está sempre observando e ter em mente Sua grandeza, principalmente quando você está sozinha.
  • Não seguir os passos do Shaitan. Allah diz (interpretação do significado): “Ó vós que credes! Não sigais os passos de Shaitan. E quem segue os passos de Satã, por certo, ele ordena a obscenidade e o reprovável. E, não fora o favor de Allah para convosco, e Sua misericórdia, Ele jamais dignificaria a nenhum de vós, mas Allah dignifica a quem quer. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” [an-Nur 24:21]. Os passos do Shaitan são como uma corrente; quem os segue não para e cada passo é mais grave do que o anterior, a menos que a pessoa se controle, desista e se arrependa de todo pecado.
  • Arrepender-se de todo pecado . Um muçulmano pode cair em pecado, mas se isso acontecer, o que ele deve fazer é desistir e arrepender-se, e não continuar e persistir nisso. Allah diz (interpretação do significado): “E que, quando cometem obscenidade, ou são injustos com si mesmos, lembram-se de Allah e imploram perdão de seus delitos - e quem perdoa os delitos senão Allah? - e não se obstinam no que fizeram, enquanto sabem.” [Aal ‘Imran 3:135]. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Todo filho de Adam comete pecado, e os melhores dentre os que cometem pecado são aqueles que se arrependem.” Narrado por Ibn Majah (4251). Shaikh al-Albani disse: É hasan.
  • Pensar na morte e no encontro com Allah. Aquele que se lembra de que a morte pode chegar até ele repentinamente e que ele encontrará Allah, que lhe perguntará sobre seus atos, evitará o pecado.
  • Voltar-se para Allah e suplicar para que Ele o ajude a praticar boas ações e a abandonar as más ações, pois Allah nunca decepcionará aquele que O invoca. Allah diz (interpretação do significado): “E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186].
  1. Esforce-se para encontrar bons companheiros e manter-se afastado dos maus companheiros, pois uma pessoa terá impacto nos seus amigos, como foi dito:

Não pergunte sobre um homem, mas sim sobre seu amigo, pois todo amigo segue o exemplo de seus amigos.

  1. Você deve preencher o seu tempo com coisas benéficas e úteis, tanto religiosas quanto mundanas, e deve tomar cuidado com o tempo livre, pois é uma das maiores fontes de corrupção nesta fase.
  1. Se você quer conquistar o coração das pessoas, trate-as com gentileza e tenha um bom comportamento com elas, coopere com elas e atenda às suas necessidades, pois assim poderá conquistar seus corações.

Entre a sabedoria narrada por ‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) estão estas palavras:

“Favorece a quem quer que seja e tu serás como seu mestre, necessita de quem quer que seja e tu serás como seu prisioneiro, e sê independente de quem quer que seja e serás igual a ele.”

Diremos algo em termos gerais sobre como conquistar o coração e o amor das pessoas.

Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, aos que crêem e fazem as boas obras, O Misericordioso fá-los-á ter afeição mútua.” [Mariam 19:96]

Qatadah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre este versículo: Isto indica, por Allah, os corações dos crentes. Foi-nos mencionado que Haram ibn Hayyan costumava dizer: Ninguém se volta de todo o coração para Allah, sem que Allah volte os corações dos crentes para ele, até que Allah o abençoe com o amor e compaixão das pessoas. Tafsir al-Tabari (18/266).

Foi narrado que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando Allah ama uma pessoa, Ele chama Jibril (que a paz esteja sobre ele) e diz: 'Eu amo Fulano de Tal, então, ame-o.' Assim, Jibril o ama e clama ao povo do céu: 'Allah ama Fulano de Tal, então amai-o.' Se Allah odeia alguém, Ele chama Jibril e diz: 'Eu odeio Fulano de Tal, então, odeia-o.' Assim, eles o odeiam e esta pessoa é odiada na terra.” Narrado por al-Bukhari (7485) e Muslim (2637).

Agora você percebe que conquistar o coração das pessoas e ganhar seu amor não está dentro da sua capacidade ou de qualquer outro ser humano, mas está apenas nas mãos de Allah, glorificado e exaltado seja. Ele é Aquele que amolece os corações de uns para com os outros e é Ele quem os separa. Ele é Aquele que dá e retém, rebaixa e eleva. Tudo isso é parte integrante de Ele ser Rabb (Senhor ou Sustentador) de Sua criação, glorificado seja.

Como alcançar o amor de Allah

Quanto a alcançar o amor de Allah, este é o maior desejo do crente, e este é o grande e nobre propósito para o qual só existe uma maneira de alcançá-lo, que é seguir e obedecer ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Allah diz (interpretação do significado):

“Dize: ‘Se amais a Allah, segui-me, Allah vos amará e vos perdoará os delitos.’ E Allah é Perdoador, Misericordiador.” [Aal ‘Imran 3:31]

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele): O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) falou que Allah disse: “Quem mostrar inimizade a alguém devotado a Mim (wali), estarei em guerra com ele. Meu servo não se aproxima de Mim com nada mais amado por Mim do que os deveres religiosos que lhe impus, e Meu servo continua a se aproximar de Mim com atos voluntários para que Eu o ame. Quando o amo, sou o seu ouvido com o qual ele ouve, a sua visão com a qual ele vê, a sua mão com a qual ele bate e o seu pé com o qual ele caminha. Se ele Me pedisse [algo], Eu certamente o daria, e se ele Me pedisse refúgio, eu certamente o concederia. Não hesito em nada tanto quanto hesito em [apoderar-Me] da alma do Meu fiel servo: ele odeia a morte e Eu odeio magoá-lo”. Narrado por al-Bukhari (6502).

Se depois disso restarem pessoas do maldosas e corruptas que gostam de espalhar o mal entre aqueles que creem, querem te prejudicar, querem que você concorde com eles, estão irritados com sua obediência ao Misericordioso, e sua vontade de adora-Lo e alcançar todos os ramos da fé, então não lhes dê atenção, continue em seu caminho reto e esteja com Seus servos justos.

Aqui devemos ressaltar a importância de respeitar os pais e familiares, pois eles são os mais merecedores do bom tratamento e do seu esforço para conquistar seus corações. É essencial ter paciência com os pais quando eles consideram você ainda jovem, porque não importa quantos anos você tenha, você ainda é jovem aos olhos de seus pais. Além disso, eles têm o direito de zelar e cuidar de você, criá-la, ensiná-la e discipliná-la. A eles foi confiado o seu cuidado e eles são responsáveis por você neste mundo e no outro. Parte do seu dever é garantir que você siga a etiqueta adequada e preste atenção às regras do Islam, respeite os costumes e tradições do povo, desde que não contrariem a Shari’ahh. Tudo isso pode entrar em conflito com os desejos e inclinações dos adolescentes, o que pode levar à situação que você descreve, e você sente que é um problema, ou seja, conciliar entre o que é exigido de você como adolescente e os caprichos e desejos de seu próprio nafs (alma desejosa), também o que os deveres da etiqueta exigem de você, e o que ditam os direitos de seus pais, que você deve respeitar e aceitar a tutela de seus pais.

Portanto, você saberá a resposta para o resto da sua pergunta. Se essa amiga for uma boa pessoa, então tente amá-la e se aproximar dela, e se ela for uma pessoa má e corrupta, então fique longe dela e ela também se afastará de você.

“As malignas mulheres para os malignos homens, e os malignos homens para as malignas mulheres. E as benignas mulheres para os benignos homens, e os benignos homens para as benignas mulheres. Esses estão inocentes do que dizem aqueles. Haverá, para eles, perdão e generoso sustento.” [Al-Nur 24:26].

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A

Resposta relacionadas