Sábado 18 Shawwal 1445 - 27 Abril 2024
Portuguese

Crença nos livros

Pergunta

O que significa crer nos Livros?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

A crença nos Livros implica quatro coisas:

1 – Crença firme de que todos eles foram revelados por Allah, e que Allah lhes falou em um sentido real. Alguns deles foram ouvidos d’Ele por detrás de um véu, sem haver qualquer intermediário entre os anjos. Outros foram transmitidos de um Mensageiro angelical a um Mensageiro humano. Alguns foram escritos pela própria mão de Allah, como Ele diz (interpretação do significado):

“E não é admissível a um mortal que Allah lhe fale, senão por revelação, ou por trás de um Véu, ou pelo envio de um Mensageiro; então, este revela, com Sua permissão, o que Ele quer. Por certo, Ele é Altíssimo, Sábio.” [42:51]

“… e Allah falou a Moisés diretamente.” [4:164]

E Allah disse sobre o Tawrat (torá):

“Nas tábuas proscrevemos-lhe toda a classe de exortação, e a elucidação de todas as coisas.” [7:145]

2 – Os Livros que Allah mencionou pelo nome, devemos crer pelo nome. Estes são os livros que Allah nomeou no Alcorão, ou seja, o Alcorão, o Tawrat (torá), o Injil (Evangelho), o Zabur (Salmos) e as Escrituras de Ibrahim e Mussa.

Aqueles que Allah mencionou em termos gerais, devemos crer em termos gerais, então dizemos a respeito deles o que Allah e Seu Mensageiro nos ordenaram a dizer:

“… E dize: Creio nos Livros que Allah fez descer…].” [42:15 – interpretação do significado]

3 – Crer na verdade que eles trazem, como o que é dito no Alcorão, e no que não foi alterado ou distorcido nos Livros anteriores.

4 – Crer que Allah revelou o Alcorão como testemunha sobre estes Livros e também para confirmá-los, como Allah diz (interpretação do significado):

“Em verdade, revelamos-te o Livro corroborante e preservador dos

Anteriores (Muhaimin - confiável em alteza e uma testemunha).” [5:48]

Os mufassirin (exegetas) disseram que Muhaimin significa confiável e uma testemunha sobre os Livros que vieram antes dele, confirmando-os, ou seja, confirmando tudo o que é verdadeiro neles e rejeitando quaisquer alterações, distorções e mudanças que tenham ocorrido, ainda, determinando que regras anteriores foram revogadas – ou seja, não são mais aplicáveis – e que novas regras e leis foram promulgadas. Portanto, todos aqueles que estavam seguindo os livros anteriores e que não haviam dado as costas deveriam se submeter a este, como Allah diz (interpretação do significado):

“(São) aqueles a quem concedemos o Livro, antes, e nele creem. E quando lhes é recitado (o Alcorão), dizem: Cremos nele, porque é a verdade, emanada do nosso Senhor. Em verdade, já éramos muçulmanos, antes disso.” [28:52-53]

É obrigatório para toda a ummah (nação de Muhammad) seguir o Alcorão externa e internamente, aderir e conceder a ele o que é devido, como Allah diz (interpretação do significado):

“E este é o Livro bendito que revelamos (ao Mensageiro); observai-o, pois, e temei a Allah; quiçá Ele Se compadeça de vós..” [6:155]

O que significa aderir ao Alcorão e concede-lo o devido é: considerar o que ele permite como permitido, considerar o que ele proíbe como proibido, obedecer a seus comandos, evitar o que ele proíbe, prestar atenção às suas lições, aprender com suas histórias, compreender seus textos claros e inequívocos, referindo o significado exato de seus textos ambíguos a Allah, não ultrapassar seus limites e defende-lo, memoriza-lo, recita-lo de maneira adequada, ponderando sobre o significado de seus versículos, recita-lo em oração durante a noite e o dia, sendo sincero em todos os sentidos e convidando os outros a fazerem o mesmo com compreensão.

Essa crença trará grandes frutos para uma pessoa, sendo o mais importante:

1- Conhecimento do cuidado de Allah por Seus servos, pois Ele revelou a cada povo um Livro pelo qual eles podem ser guiados.

2- Conhecimento da sabedoria de Allah nas leis que Ele estabeleceu para cada povo, leis que são adequadas às suas circunstâncias, como Allah diz (interpretação do significado): “A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma.” [5:48].

3- Cumprimento do dever de agradecer a Allah por esta grande bênção.

4- Importância de prestar atenção ao Alcorão, lendo-o, ponderando e compreendendo seus significados e agindo de acordo com eles.

E Allah sabe mais.

Veja A'alam al-Sunnah al-Manshurah; Sharh al-Usul al-Thalathah por Shaikh Ibn ‘Uthaimin.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid