Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Como ele pode alcançar o horário da oração?

Pergunta

Eu acordei e rezei o Dhuhr, e quando eu estava na segunda rak'ah o muadhim fez o adhaan para a 'Asr. Qual é o parecer sobre a minha oração?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Os fuqaha’ (estudiosos do fiqh – jurisprudência) estão unanimemente de acordo que aquele que alcança uma rak'ah de oração antes do horário dela terminar, pegou a oração a tempo, mas eles diferiram sobre aquele que alcança com menos que uma rak'ah – ele fez a oração em seu horário ou não?

Alguns deles foram da opinião de que ele pegou a oração a tempo caso tenha dito o takbir de abertura (antes do tempo para a oração terminar). Assim, se ele disser o takbir de abertura antes do horário para a oração terminar, então ele alcançou a oração a tempo. Esta é a opinião dos Hanafis e Hanbalis.

Outros foram da opinião de que ele não pegou a oração a tempo a menos que ele tenha completado uma rak'ah. Esta é a opinião dos Maalikis e Shaafa'is, e é a opinião mais correta, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que alcança uma rak'ah da oração alcançou a oração”. Narrado por al-Bukhari (580) e Muslim (607).

E ele (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que alcança uma rak'ah da oração Fajr antes do nascer do sol, alcançou a Fajr, e quem quer que alcance uma rak'ah de oração 'Asr antes do sol se pôr, alcançou a 'Asr.” Narrado por al-Bukhari (579) e Muslim (608).

Os primeiros (isto é, os Hanafis e Hanbalis) citaram como evidência o relato narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que disse: “Aquele que alcança uma prostração da oração 'Asr antes do pôr do sol, que complete sua oração, e se ele alcançar uma prostração da oração Fajr antes do sol nascer, que complete sua oração.” Mutaffac alaihi. An-Nasaa'i narrou: “ele a alcançou”. E porque, no que tange o assunto de alcançar as orações a tempo, se isso tiver a ver com um dos pareceres sobre a oração, então alcançar com uma rak’ah ou menos dá no mesmo, da mesma forma alcançar a oração congregacional e um viajante alcançar a oração de um residente, e o primeiro hadith pode se referir a isso, mas o sentido aparente é mais apropriado.

Consulte: al-Muntaqa de al-Baaji (1/10); Tuhfat al-Muhtaaj (1/434); al-Mughni (1/228); al-Insaaf (1/439).

Shaikh Ibn 'Uthaymin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A segunda opinião (a dos Shaafa'is e dos Maalikis) é que não se pode alcançar a oração a não ser com um rak'ah, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Aquele que alcança um rak'ah da oração alcançou a oração." Esta opinião é a correta, e é a apoiada pelo Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah , porque este é o significado aparente do hadith, que é uma sentença condicional: "Quem alcança um rak'ah alcançou..." O que é entendido a partir disso é que aquele que alcança menos que um rak’ah não alcançou a oração… Outras formas de alcançar também são baseadas nisso, alcançar uma oração em congregação: Ele alcança a congregação fazendo um rak'ah, ou dizendo o takbir de abertura?

A opinião correta é que ele não pode alcançá-la, exceto fazendo um rak'ah, da mesma forma que ele não pode alcançar a oração de Jumu'ah, exceto por alcançar um rak'ah, de acordo com o consenso acadêmico. Fim da citação de al-Sharh al Mumti’ (1/121).

Como você fez o primeiro rak’ah de Dhuhr antes do adhan ter sido chamado para o ‘Asr, você alcançou a oração no tempo em seu devido horário.

Em segundo lugar:

A pessoa que está dormindo é desculpada pelo tempo em que está dormindo, mas quando ela acorda faz-se obrigatório que ela reze. Foi narrado que Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem esquece uma oração ou dorme e a perde, a expiação é fazer a oração quando se lembrar (ou acordar).” Narrado por al-Bukhari (572) e Muslim (684).

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não existe negligência em dormir, ao contrário, a negligência é culpa de quem não reza até que o horário da próxima oração chegue. Quem quer que faça isso, que reze ao se lembrar.” Narrado por Muslim (681).

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A