Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Cirurgia estética para reduzir as coxas

Pergunta

No que diz respeito à cirurgia de redução de coxas, posterior e mamas – é haram ou halal, se for essencial?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Alguns tipos de cirurgia estética são permitidos e alguns são haram. Depende do motivo da cirurgia. Se o motivo é ficar bonito ou aumentar a beleza, então os sábios consideram este tipo de cirurgia como uma mudança na criação de Allah ou consertá-la de acordo com os caprichos e desejos das pessoas, portanto, não é permitido fazer isso, como foi afirmado por Shaikh Muhammad al-Mukhtaar al-Shanquiti em seu livro Ahkaam al-Jiraahah. Isso é baseado nas seguintes evidências:

1 - Allah nos diz que Iblis (que a maldição de Allah esteja sobre ele) disse (interpretação do significado):

“Ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de Allah...”

[an-Nissa’ 4:119].

2 - 'Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que ouviu o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoar as mulheres que arrancam as sobrancelhas e lixam os dentes para esse fim de embelezamento, quem muda a criação de Allah. Narrado por al-Bukhari (4507).

3 – Estes procedimentos só são feitos através de outras coisas que são proibidas na shari’ah, como anestesia – que é basicamente haram, a menos que haja necessidade de tratamento médico.

Essas coisas haram também incluem descobrir e tocar a 'awrah (partes privadas que devem ser mantidas cobertas). Todas essas coisas são haram e não há nenhuma razão shar'i aceitável para abrir uma concessão em relação a elas.

Mas, se o objetivo desta operação é remover uma falha, como se as nádegas ou seios são anormalmente grandes, e o objetivo é colocá-los de volta ao normal, então não há nada de errado em fazer esta cirurgia. 

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário do Sahih Muslim, ao falar sobre o hadith de 'Abd-Allah ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele), a respeito do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoar as mulheres que fazem tatuagens e aquelas que as fizeram: No que diz respeito às palavras "e mulheres que lixam os dentes", o que se quer dizer é que o fazem com o propósito de embelezamento, o que indica que o que é haram é aquilo que é feito com o propósito de embelezamento, mas se houver necessidade disso como remédio ou por causa de uma falha nos dentes ou algo similar, não há nada de errado com isso.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Remover falhas é permitido. Portanto, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) permitiu que aquele cujo nariz havia sido cortado em batalha usasse um nariz feito de ouro. O assunto é mais amplo do que isso, pois abrange também questões de embelezamento e cirurgia estética. Aquilo que é feito para remover uma falha é admissível, como uma pessoa que tem o nariz torto e o endireita, ou remove uma mancha preta, por exemplo. Não há nada de errado com isso. Mas, se não for feito para remover uma falha, como tatuar e arrancar pelos das sobrancelhas, por exemplo, então isso é proibido. Fim da citação de Majmu’ al-Fataawa (11/93).

A Fonte: Islam Q&A