Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Espero que você possa me ajudar a entender o seguinte:
1. Quem são os awliya’?
2. Quais são os graus ou categorias dos awliya’?
3. É permitido chamar os awliya’ de “amigos de Allah (ashab Allah)”?
Todos os louvores são para Allah.
Os awliya' de Allah (aliados de Allah) – clara e brevemente – são pessoas de fé e piedade, que estão constantemente conscientes de que Allah, exaltado seja, está os observando em todos os seus assuntos, então eles aderem aos Seus mandamentos e obedecem quanto às Suas proibições.
Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Ora, por certo, os aliados a Allah, por eles nada haverá que temer, e eles não se entristecerão. Os que creem e são piedosos têm as alvíssaras, na vida terrena e na Derradeira Vida. - Não há alteração das palavras de Allah. Esse é o magnífico triunfo.” [Yunus 10:62-64].
Al-Hafiz Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Tafsir Al-Qur'an al-'Azim (4/278):
“Aqui Allah, exaltado seja, nos diz que Seus awliya’ são aqueles que acreditam e O temem, como seu Senhor os descreve. Portanto, todo aquele que teme a Allah e está atento a Ele é um wali (singular de awliya’). ‘Por eles nada haverá que temer’ em relação ao que os aguarda no futuro dos terrores da ressurreição, ‘e eles não se entristecerão’ pelo que deixaram para trás neste mundo.
‘Abdullah ibn Mas’ud, Ibn ‘Abbas e mais de um das primeiras gerações disseram: Os awliya’ de Allah são aqueles que, se você os vê, eles te lembram de Allah. Isto foi narrado em um hadith marfu’.
Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Entre os servos de Allah estão alguns a quem os profetas e mártires invejarão.” Foi dito: Quem são eles, ó Mensageiro de Allah, para que possamos amá-los? Ele respondeu: “São pessoas que amam umas às outras por causa de Allah, não por causa de laços comerciais ou de parentesco. Seus rostos serão iluminados em tronos de luz. Eles não temerão quando o povo temer e não sofrerão quando o povo sofrer.” Então, ele recitou as palavras: “Ora, por certo, os aliados a Allah, por eles nada haverá que temer, e eles não se entristecerão” [Yunus 10:62]. Narrado por Abu Dawud com um isnad jayyid. Foi classificado como sahih por Al-Albani em As-Silsilah as-Sahihah (7/1369).
Os graus da wilayah [ser um wali de Allah] variam de acordo com a fé e o temor de uma pessoa a Allah (taqwa). Todo crente tem uma parcela da wilayah, amor a Allah e proximidade a Ele, mas essa parcela varia de acordo com suas boas ações, tanto ações físicas quanto ações do coração, por meio das quais ele se aproxima de Allah. Com base nisso, é possível dividir os graus e categorias da wilayah em três níveis:
Não pode haver dúvida de que a missão profética é o nível mais elevado e sublime da wilayah e de ser um aliado de Allah, glorificado e exaltado seja.
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu' al-Fatawa (6/10):
“As pessoas pertencem a três níveis: aquele que se prejudica, aquele que é moderado e aquele que é o primeiro nas boas ações.
Mesmo que aquele que é moderado ou aquele que é o primeiro em boas ações possa cometer alguns pecados, estes serão apagados de seu registro, seja por meio do arrependimento – pois Allah ama aqueles que se arrependem e Ele ama aqueles que se purificam – ou por meio de boas ações que apagam as más ações, ou ainda, por meio de calamidades que expiam as más ações, e também por outros meios. Ambas as categorias, aqueles que são moderados e aqueles que são os primeiros em boas ações, estão entre os awliya' de Allah, a quem Ele menciona em Seu Livro quando diz (interpretação do significado): “Ora, por certo, os aliados a Allah, por eles nada haverá que temer, e eles não se entristecerão” [Yunus 10:62]. Assim, a definição de awliya’ de Allah são os crentes que O temem e estão atentos a Ele.
Mas estes awliya' podem ser divididos num grupo geral, nomeadamente aqueles que são moderados, e num grupo de elite, ou seja, aqueles que são os primeiros nas boas ações, embora estes sejam os níveis mais elevados, como os profetas e aqueles que são fortes e verdadeiros na fé (siddiq).
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mencionou essas duas categorias em um hadith que foi narrado por al-Bukhari em seu Sahih de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: “Allah diz: 'Quem mostra inimizade a um aliado Meu declarou guerra contra Mim. Meu servo não se aproxima de Mim com nada mais amado por Mim do que os deveres religiosos obrigatórios que lhe impus, e Meu servo continua a se aproximar de Mim com atos voluntários para que Eu o ame. Assim, quando Eu o amar, serei o seu ouvido com o qual ele ouve, a sua visão com a qual ele vê, a sua mão com a qual ele bate e o seu pé com o qual ele anda. Assim, com a Minha ajuda e orientação, ele ouvirá, com a Minha ajuda e orientação, ele verá, com a Minha ajuda e orientação, ele atacará e com a Minha ajuda e orientação, ele caminhará. Se ele me pedisse [algo], eu certamente lhe daria, e se ele buscasse refúgio em Mim, eu certamente lhe concederia. Não hesito em fazer nada, assim como hesito em tomar a alma do Meu servo crente, pois ele odeia a morte e eu odeio magoá-lo, mas não há como escapar disso.’”
Quanto ao crente que comete injustiça contra si mesmo, ele alcança wilayah proporcional ao nível de sua fé e piedade, assim como ele pode ter o oposto disso, proporcional ao nível de suas más ações, porque um indivíduo pode praticar tanto boas ações que rendem recompensa quanto más ações que incorrem em punição, então é possível que ele seja recompensado e punido. Esta é a opinião de todos os Companheiros do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), os principais estudiosos do Islam e Ahl as-Sunnah wa'l-Jama'ah, que dizem que ninguém que tenha o peso de um átomo de fé em seu coração permanecerá para sempre no Fogo.”
Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse em Fatawa Muhimmah (pág. 83):
“Quem é crente e teme a Allah é um wali (aliado) de Allah, e quem não é assim não é um wali de Allah. Se ele tiver um pouco de fé e temor a Allah, então ele terá alguma medida da wilayah.”
Wilayah não é um monopólio e não é exclusivo de uma classe específica de pessoas. Não pode ser herdada e não pode ser concedida como uma medalha. Pelo contrário, é um status concedido divinamente que começa no coração, com amor e veneração a Allah, glorificado e exaltado seja, e se reflete no comportamento de uma pessoa, para que esse indivíduo alcance o amor e a wilayah de Allah, exaltado seja.
Wilayah não significa que uma pessoa pode praticar atos haram ou omitir deveres obrigatórios; em vez disso, se uma pessoa faz isso, indica que sua wilayah está falhando. Da mesma forma, não se permite que ninguém exagere sobre aqueles a quem chamam de awliya' – que podem nem merecer o título – e os eleve ao nível da missão profética, na medida em que não recusariam qualquer instrução que dessem, e não debateriam qualquer ponto de vista ou opinião que sugerissem. Tudo isso está sob o título de exagero que Allah, exaltado seja, proibiu, pois é uma das maiores causas de pessoas caírem no shirk (politeísmo – associação de outros com Allah).
Algumas pessoas ultrapassaram esse limite e caíram no shirk maior por não compreenderem adequadamente o significado da wilayah e o status dos awliya’. Portanto, você os vê invocando os awliya’ em vez de Allah, fazendo sacrifícios e outras oferendas a eles, e circundando seus túmulos.
No que diz respeito a chamar os awliya’ de “amigos de Allah (ashab Allah)”, não há nada que sugira que esta seja uma boa maneira de descrevê-los.
Os melhores awliya’ de Allah são os mensageiros e profetas, depois os Companheiros do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), depois aqueles que vieram depois deles, em seguida os que vieram depois destes últimos. Não sabemos se a frase “ashab Allah (amigos de Allah)” foi intitulada a qualquer um deles.
Em vez disso, foi autenticamente narrado pelo Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que estes são chamados de Ahl al-Quran (o povo do Alcorão) ou Ahl Allah (o povo de Allah).
Imam Ahmad (11870) e Ibn Majah (215) narraram que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah tem Seu próprio povo entre a humanidade.” Eles disseram: Ó Mensageiro de Allah, quem são eles? Ele respondeu: “O povo do Alcorão, o povo de Allah e aqueles que estão mais próximos d’Ele.” (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Ibn Majah)
As pessoas do Alcorão são aquelas que o memorizam, recitam e agem de acordo com seus ensinamentos.
O povo de Allah são Seus awliya’ (aliados) que estão tão próximos d’Ele quanto um homem está de sua própria família.
E Allah sabe mais.