Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Uma mulher veio para o Hajj e ficou menstruada depois que entrou em ihraam. Seu mahram teve que partir imediatamente e ela não tem mais nenhum conhecido em Makkah. Qual é a regra?
Todos os louvores são para Allah.
Ela deve viajar com ele e permanecer em ihraam, então deve voltar quando se purificar. Isso vale se ela mora na região dos Dois Lugares Sagrados, porque é fácil voltar e não envolve muitos problemas ou necessidade de passaporte etc. Porém, se ela é estrangeira e é muito difícil para ela retornar, então ela deve amarrar um pedaço de pano sobre sua parte íntima (para que nenhum sangue vaze e contamine a mesquita), fazer o tawaaf e saa’i, cortar seu cabelo, e terminar sua 'Umrah na mesma viagem, porque neste caso seu tawaaf tornou-se necessário, e em casos de necessidade coisas que são normalmente proibidas passam a ser permitidas.
Mas, ela não tem que fazer o tawaaf al-wadaa' (tawaaf de despedida), porque as mulheres menstruadas não têm que fazer o tawaaf de despedida, por causa do hadith de Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele), quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse ao povo que a última coisa que deveriam fazer em Makkah era circundar a Ka'bah, mas ele isentava as mulheres menstruadas.
E quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi informado de que Safiyah havia feito tawaaf al-ifaadah, ele disse: “Então, deixe-a ir (pois seu Hajj acabou)”. Isso indica que o tawaaf de despedida não é obrigatório para as mulheres menstruadas, mas o tawaaf al-ifaadah é essencial.
Veja a resposta do Shaikh Ibn ‘Uthaimin, Ensaio 60, Perguntas sobre menstruação.