Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Nós, Ahl as-Sunnah wa’l-Jama’ah, dizemos que a fé é afirmação verbal, crença no coração e ações físicas. Qual é a evidência para esta visão no Alcorão e na Sunnah?
Todos os louvores são para Allah.
Ahl as-Sunnah concorda unanimemente que a fé consiste em palavras e ações, ou afirmação verbal, crença no coração e ações físicas.
Ash-Shafa'i (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O consenso dos Sahabah e Tabi'in, daqueles que vieram depois deles e daqueles que conhecemos, foi:
A fé consiste em palavras, ações e intenções, e uma das três não é suficiente sem as outras.
Fim da citação de Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah de al-Lalka'i (5/956, n° 1593); Majmu' al-Fatawa por Ibn Taimiyah (7/209).
Al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Narrei a partir de milhares de estudiosos e ainda mais, mas narrei apenas daqueles que disseram que fé são palavras e ações. Eu não narrei a partir daqueles que disseram que a fé consiste em palavras [apenas]." (Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah por al-Lalka'i 5/959, n° 1597).
Abu ‘Ubaid al-Qasim ibn Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Estes são os nomes daqueles que disseram que a fé consiste em palavras e ações, e pode aumentar e diminuir . Ele nomeou cento e trinta e três estudiosos e disse: Todos eles dizem que a fé consiste em palavras e ações, e ela pode aumentar e diminuir. Esta é a visão da Ahl as-Sunnah e é também a nossa opinião. E Allah é a fonte de força. Citado por Ibn Battah em al-Ibanah (2/814, n° 1117); Shaikh al-Islam em Majmu' al-Fatawa (7/309).
Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Mais que um narrou que Ahl as-Sunnah wa'l-Hadith concordaram unanimemente que fé são palavras e ações." (Majmu' al-Fatawa 7/330 ).
A base para este consenso acadêmico são muitos textos do Alcorão e da Sunnah que indicam que palavras e ações fazem parte da fé. Isso pode ser explicado nos quatro pontos a seguir:
1.
Palavras proferidas pela língua. Isto se refere a todos os atos verbais de adoração, que fazem parte da fé. No que diz respeito à pronúncia da palavra do Islam, “La ilaha illa Allah, Muhammad Rasulullah (Não há deus digno de adoração exceto Allah, Muhammad é o Mensageiro de Allah)”, este é um dos pilares ou partes essenciais da fé, que não é válida sem ele.
A evidência de que as palavras proferidas pela língua fazem parte da fé inclui o versículo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Dizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.” [al-Baqarah 2:136].
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Recebi a ordem de lutar contra o povo até que digam La ilaha illa Allah. Quem disser La ilaha illa Allah, sua vida e sua riqueza estarão protegidas de mim, exceto nos casos ditados pela lei islâmica, e seu acerto de contas será com Allah.” Narrado por al-Bukhari (2946) e Muslim (21) de Abu Hurairah.
Foi narrado que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé tem setenta e tantos – ou sessenta e tantos – ramos, o melhor destes é dizer La ilaha illa Allah, o menor é remover algo prejudicial do caminho, e a modéstia é um ramo da fé.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).
2.
Crença no coração, que é afirmação e certeza. A evidência de que a crença no coração faz parte da fé são os versículos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Para aqueles, Allah lhes firmou a fé nos corações...” [al-Mujadilah 58:22]
“Somente são fiéis aqueles que crêem em Allah e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes são os verazes!” [al-Hujurat 49:15].
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre a fé: “É crer em Allah, Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, no Último Dia, e crer em al-qadar (a vontade divina e decreto), seja ele bom ou mau.” Narrado por Muslim (8) de ‘Umar; também foi narrado por al-Bukhari (50) de Abu Hurairah.
E no hadith sobre intercessão ele disse: "... eu direi: 'Ó Senhor, minha ummah, minha ummah.' Será dito para mim: 'Vá, e quem tiver em seu coração (uma quantidade de) fé que seja menor do que um grão de mostarda, tira-no do Fogo.' E eu irei e farei isso.” Narrado por al-Bukhari (7510) e Muslim (193) de Anas (que Allah esteja por favor com ele).
3.
Ações do coração, que são sinceridade, submissão, medo, esperança e amor.
A evidência de que isso faz parte da fé é a passagem em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes são os verdadeiros fiéis, que terão graus de honra junto ao seu Senhor, indulgências e um magnífico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].
O medo é uma ação do coração.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé tem setenta ou sessenta ramos, o melhor dos quais é dizer La ilaha illa Allah, e o menor é remover algo prejudicial do caminho, e a modéstia é um ramo da fé.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).
A modéstia (haya’) é uma ação do coração. O hadith também indica que as palavras proferidas na língua e as ações físicas também fazem parte da fé, conforme observado acima.
Foi narrado por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Existem três características, quem as obtém encontrou a doçura da fé: quando Allah e Seu Mensageiro são mais queridos para ele do que qualquer outra coisa, quando ele ama um homem e só o ama por causa de Allah, e quando ele odiaria retornar à incredulidade, assim como odiaria ser jogado no fogo.” Narrado por al-Bukhari (16) e Muslim (43).
É bem sabido que o amor e o ódio são atos do coração, e este hadith os considera como parte da fé e, de fato, como fatores por meio dos quais uma pessoa pode saborear a doçura da fé.
4.
Ações físicas, como purificação, oração, jejum, Hajj, jihad e assim por diante.
A evidência de que as ações físicas fazem parte da fé incluem os versículos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Allah, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião.” [al-Bayyinah 98:5]
“Somente são fiéis aqueles que crêem em Allah e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes são os verazes!” [al-Hujurat 49:15].
Esforçar-se (jihad) é uma ação física.
Da mesma forma, Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes são os verdadeiros fiéis, que terão graus de honra junto ao seu Senhor, indulgências e um magnífico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].
Estabelecer a oração e dar o zakat são ações físicas e aqui são consideradas parte da fé.
E Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“E Allah jamais anularia vossa obra” [al-Baqarah 2:143].
O que se refere aqui são as orações que eles ofereceram voltadas para Jerusalém [o versículo refere-se à mudança da qiblah].
Em seu Sahih (1/16), al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) incluiu este versículo em um capítulo intitulado: A oração faz parte da fé.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse à delegação da tribo de ‘Abd al-Qais: “Eu os instruo a crer em Allah; vós sabeis o que significa crer em Allah? Significa testemunhar que não há deus digno de adoração exceto Allah, estabelecer oração, pagar zakat e dar um quinto (khums) do espólio de guerra.” Narrado por al-Bukhari (7556) e Muslim (17) de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele).
Há muitas evidências disso, e o consenso acadêmico a respeito é bem conhecido.
E Allah sabe mais.