Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Somos oito pessoas - eu, minha esposa e meus filhos. Um udhiyah (animal sacrificial) é suficiente para nós, ou deveria haver um animal para cada pessoa?
Se um é suficiente para nós, então é admissível que o meu vizinho e eu compartilhemos um udhiyah?
Todos os louvores são para Allah.
Uma ovelha é suficiente como udhiyah para um homem e sua família e para quem ele quiser dentre os muçulmanos, por causa do hadith de ‘A’isha (que Allah esteja satisfeito com ela), que disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) ordenou que um carneiro com pernas pretas, barriga preta e (círculos) pretos ao redor dos olhos fosse trazido até ele, para que ele pudesse sacrificá-lo. Ele disse a ‘A’isha: "Dá-me a faca", e ela assim o fez. Ele tomou-a e então tomou o carneiro, colocou-o no chão e, em seguida, abateu-o (ou seja, preparou-se para o abate), dizendo: "Em nome de Allah, ó Allah, aceitai (este sacrifício) em nome de Muhammad e a família de Muhammad e a ummah de Muhammad". Em seguida, ele o sacrificou.
Narrado por Muslim.
Foi narrado que Abu Ayyub al-Ansari (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "Na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), um homem sacrificava um carneiro em nome de si mesmo e sua família, e comia um pouco e dava um pouco para os outros”. Narrado por Ibn Majah e por al-Tirmidhi, que classificou como sahih. Também classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 1216.
Se um homem sacrifica uma única ovelha ou cabra, em nome de si mesmo e sua família, isso será suficiente para todos os pretensos, estejam vivos ou mortos. Se ele não pretendeu nada específico, então este inclui todos aqueles que estão incluídos nesta palavra (família ou agregado familiar), seja habitualmente ou linguisticamente. Habitualmente refere-se a todos aqueles que ele sustenta como esposas, filhos e parentes; linguisticamente inclui todos aqueles que estão relacionados a ele de seus próprios filhos e os descendentes de seu pai, avô e bisavô.
Um sétimo de um camelo ou uma vaca é equivalente a uma ovelha; se um homem sacrifica um sétimo de um camelo ou uma vaca em nome de si mesmo e sua família, isso é suficiente, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que um sétimo de um camelo ou uma vaca toma o lugar de uma ovelha, no caso do hadiy (sacrifício oferecido durante Hajj), então isso se aplica também ao udhiyah porque não há diferença entre o udhiyah e o hadiy a este respeito.
Em segundo lugar:
Se duas ou mais pessoas compram uma ovelha e a sacrificam, isso não é suficiente, porque tal coisa não foi narrada no Alcorão e na Sunnah. Da mesma forma, se oito ou mais pessoas compartilham um camelo ou uma vaca, isso não é suficiente (mas é admissível que sete pessoas compartilhem um camelo ou uma vaca), porque atos de adoração são como prescritos no Alcorão e na Sunnah e não estão sujeitos a opinião pessoal; não é permitido ir além dos limites definidos, no que diz respeito a quanto deve ser feito ou de que forma deve ser feito. Isso não tem a ver com incluir outros na recompensa, porque foi narrado que não há limite para o número de pessoas em cujo nome pode ser oferecido o sacrifício.