Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Não há nada de errado em compensar os jejuns do Ramadan na segunda metade de Sha’baan

01-05-2018

Pergunta 49884

Eu devia vários dias de jejum do Ramadan por causa da gravidez e do parto, que coincidiram com esta ocasião. Eu os compensei, louvado seja Allah, com exceção dos últimos sete dias. Jejuei três deles na segunda metade Sha’baan, e quero fazer o que falta antes do Ramadan começar. Só que eu li no teu site que não é permitido jejuar na segunda metade de Sha’baan, a não ser que a pessoa o faça habitualmente. Por favor, aconselhe-me, que Allah o recompense. Quero saber se devo ou não jejuar o restante dos dias que faltam. Se a resposta for negativa, então o qual é o parecer sobre esses três dias que eu já jejuei – será que eu tenho que compensá-los novamente?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Foi provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando Sha’baan estiver na metade, não jejueis.” Narrado por Abu Dawud (3237); Ibn Hibaan (1651); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi.

Existem algumas exceções para esta proibição, conforme segue:

1 – A pessoa que tem o hábito de jejuar, como um homem que geralmente jejua às segundas e quintas, então, pode fazer, mesmo depois da metade de Sha’baan. A evidência para isto são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “Não antecipeis o Ramadan jejuando um ou dois dias antes dele, a não ser o homem que jejua regularmente, o qual deve manter seu jejum costumeiro.” Narrado por al-Bukhari, 1914; Muslim, 1082.

2 – A pessoa que começou a jejuar antes da metade de Sha’baan, e conecta o que vem depois da metade com o que veio antes. Isso também não deve ser incluído na proibição. A evidência para tal são as palavras de ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava jejuar todo Sha’baan, todo Sha’baan exceto um pouco.” Narrado por al-Bukhari, 1970; Muslim, 1165. Esta versão foi narrada por Muslim.

Al-Nawawi disse: “Ele costumava jejuar todo o Sha’baan e todo o Sha’baan, exceto um pouco.” A segunda frase é uma explicação da primeira, indicando que por “todo” quer dizer “a maioria”

Este hadith indica que é permitido jejuar depois da metade de Sha’baan, mas apenas para quem o faz pelo que veio antes da metade.

3 – Uma exceção para esta proibição também é concedida àquele que está compensando os jejuns perdidos no Ramadan.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Majmu’  (6/399):

Nossos companheiros disseram: não é correto jejuar no “dia da dúvida” logo antes do Ramadan, e não há diferença acadêmica de opinião sobre este ponto... Mas se a pessoa o jejua para compensar um dia perdido ou para cumprir uma promessa, ou como expiação, isto é aceitável, porque se é permitido cumprir um jejum voluntário naquele dia é mais provável que seja permitido cumprir um jejum obrigatório... e se a pessoa tem que compensar um dia do Ramadan, então deve jejuá-lo, porque o tempo que lhe resta para compensá-lo ficou muito curto.

O “dia da dúvida” é o trigésimo dia de Sha’baan se não tiver sido possível avistar a lua deste dia por causa das nuvens, nevoeiro, etc. Assim é chamado por haver certa dúvida a seu respeito – será que esse é o último dia de Sha’baan ou é o primeiro dia de Ramadan?

Concluindo:

Não há nada de errado em compensar um jejum perdido de Ramadan na última metade de Sha’baan. Isso não inclui a proibição do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre jejuar depois da metade de Sha’baan.

Então, o teu jejum por esses três dias é válido, e você deve jejuar os dias restantes antes que o Ramadan comece.

E Allah sabe melhor.

Compensação de Dias de Jejum Perdidos
Veja o site Islam Perguntas e Respostas