Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Os pilares, as partes obrigatórias e Sunan (plural de sunnah – recomendável) da oração.

13-10-2016

Pergunta 65847

Quais são as Sunan da oração?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Quais são as Sunan da oração

Existem muitas sunan na oração, em ambas, palavras e ações. O que se entende por sunan são as outras coisas além dos pilares (as partes essenciais) e das partes obrigatórias da oração.

Alguns dos fuqaha’ mencionaram que existem dezessete sunan verbais na oração, e cinquenta e cinco ações que são sunan. A oração não é inválida se a pessoa omite uma dessas ações mesmo que isso seja feito deliberadamente, diferentemente dos pilares e das partes obrigatórias.

A diferença entre um pilar e uma parte obrigatória é que o pilar não pode ser dispensado (por ser essencial), mesmo que a pessoa o omita deliberadamente ou por engano, não importa, ele deve ser feito. Uma parte obrigatória é abandonada se a pessoa se esquece, e pode ser compensada pela prostração do esquecimento (sujud al-sahw) [que são duas prostrações extras no final da oração].

Faz-se útil mencionar aqui os pilares da oração e suas partes obrigatórias, seguidos de algumas de suas sunan, baseados no livro Dalil al-Taalib, que é um resumo bem conhecido usado pelos fuqaha’ Hanbalis.

1-Os pilares da oração

Os pilares da oração, que são quatorze, a seguir:

(i) Ficar de pé durante as orações obrigatórias se a pessoa estiver apta a fazê-lo

(ii) Fazer o takbir inicial (que significa dizer “Allahu akbar” (Allah é o maior))

(iii) Recitar a al-Fatihah

(iv) Fazer o Ruku’ (a inclinação): o mínimo é inclinar-se até que as mãos toquem nos joelhos, porém o mais completo seria fazer com que as costas se alinhem com a cabeça.

(v) Levantar do Ruku’.

(vi) Levantar ereto.

(vii) Fazer o Sujud (prostração): a forma mais perfeita é colocando-se a testa, nariz, palmas (das mãos), joelhos e dedos dos pés firmes no chão, e o mínimo é colocando-se uma parte de cada uma dessas no chão.

(viii) Levantar da prostração.

(ix) Sentar entre as duas prostrações. Ainda que sentar-se é suficientemente satisfatório, a sunnah é sentar-se muftarishan, o que significa sentar sobre o pé esquerdo e manter o pé direito na posição vertical com os dedos apontando para a qibla.

(x) Estar à vontade em cada um desses pilares físicos.

(xi) Fazer o tashahud (testemunho da oração) final.

(xii) Sentar para recitar o tashahud final e os dois salaams.

(xiii) Os dois salaams significa dizer duas vezes “al-salaamu ‘alaikum wa rahmat-Allah (que a paz e a misericórdia de Allah estejam sobre você)”. Nas orações naafil (orações voluntárias) é suficiente dizer um salaam; o mesmo se aplica às orações fúnebres (jannazah).

(xiv) Fazer os pilares na ordem mencionada aqui.Se a pessoa se prostra voluntariamente antes de se inclinar, por exemplo, a oração é invalidada; se ela o faz por engano, ela tem de voltar, se inclinar e então, prostrar-se.

2-As partes obrigatórias da oração

As partes obrigatórias da oração, que são oito, a seguir:

(i) Fazer os outros takbirs, além do takbir de abertura

(ii) Dizer “Sami’a Allaahu liman hamidah (Allah ouve aqueles que O Louvam)”- para o iman e para aquele que está rezando sozinho

(iii) Dizer “Rabbana wa laka’l-hamd (Nosso Senhor, para Ti são todos os louvores)”

(iv) Dizer “Subhanna rabi al-azin (Glória ao meu Senhor, o Onipotente)” uma vez enquanto inclinado.

(v) Dizer “Subhanna rabi al-a’laa (Glória ao meu Senhor, o Altíssimo) uma vez enquanto prostrado.

(vi) Dizer “Rabb ighfir li (Senhor, perdoe-me)” entre as duas prostrações.

(vii) O primeiro tashahud.

(viii) Sentar para o primeiro tashahud.

3-As palavras sunan da oração

As palavras sunan da oração, que são onze, a seguir:

(i) Dizer, depois do takbir de abertura, “Subhaanaka Allaahumma wa bi hamdika, wa tabaaraka ismuka, wa ta’aala jadduka wa laa ilaaha ghairuka (Glória e louvor a Ti, ó Allah, bendito seja Seu nome e exaltada seja Tua Majestade, e não há nenhum deus além de Ti)”. Isso chama-se du’aa al-istiftaah (du’aa de abertura).

(ii) Buscar refúgio em Allah.

(iii) Dizer Bismillah.

(iv) Dizer Amin (amém).

(v) Deve-se recitar uma surah depois da al-Fatihah

(vi) No caso do imam, deve-se recitar em voz alta.

(vii) Dizer, depois do tahmid, (que é dizer Rabbana wa laka’l-hamd), para quem não está rezando atrás de um imam: “Mil’ al-samawaati wa mil’ al-ard wa mil’ ma shi’ta min shay’in ba’d (enchendo os céus, enchendo a terra e enchendo tudo mais que Tu desejares)” (O ponto de vista correto é que isso também é sunnah para aquele que reza em congregação).

(viii) Dizer o tasbih quando se inclinar (ruku’) mais de uma vez, tal como na segunda ou terceira vez ou mais.

(ix) Dizer o tasbih quando se prostrar (sujud) mais de uma vez.

(x) Dizer “Rabb ighfir li (Senhor, perdoa-me)” mais de uma vez, entre as duas prostrações.

(xi) Enviar salaah (graça, honra e misericórdia) sobre a família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no último tashahhud e enviar bênçãos sobre ele e para ela (sua família) e depois disso fazer du’aa.

4- Ações que são sunan, chamadas de posturas:

(i) Levantar as mãos ao dizer o takbir de abertura.

(ii) Levantar as mãos ao inclinar-se.

(iii) Levantar as mãos ao levantar-se da inclinação.

(iv) Baixá-las depois disso.

(v) Colocar a mão direita sobre a esquerda.

(vi) Olhar para o local de prostração.

(vii) Ficar de pé com os pés separados.

(viii) Segurar os joelhos com os dedos separados uns dos outros na inclinação (ruku’), manter as costas eretas com a cabeça paralela a elas.

(ix) Colocar as partes do corpo com as quais a pessoa se prostra firmemente no chão, exceto os joelhos, porque é makruh (detestável) pressioná-los firmemente no chão.

(x) Manter os cotovelos distantes das laterais (do corpo), e a barriga longe das coxas, e as coxas longe dos tornozelos; manter os joelhos separados; manter os pés na vertical; manter os dedos dos pés separados no chão; pôr as mãos niveladas aos ombros com os dedos separados.

(xi) Sentar muftarishan entre as duas prostrações e no primeiro tashahud, e sentar mutawarrikan (que é se sentar na perna esquerda com o pé esquerdo virado para o lado direito) no segundo tashahud.

(xii) Colocar as mãos nas coxas com os dedos juntos entre as duas prostrações, e no tashahud, exceto que no último, o dedo mínimo e o anelar devem fechar-se formando um círculo feito com o dedo médio e o polegar, e a pessoa deve apontar com o dedo indicador na hora da lembrança de Allah.

(xiii) Virar para a direita e para esquerda ao dizer o salaam.

Existem algumas diferenças de opinião entre os fuqaha’ com relação a alguns desses assuntos; o que é visto como sendo obrigatório para uns é visto como sunnah por outros. Isso é discutido em detalhes nos livros de fiqh.

E Allah sabe melhor.

As Obrigações da Oração Os Recomendáveis da Oração
Veja o site Islam Perguntas e Respostas