Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Estou morando na Austrália e trabalhando em um restaurante de fast food que vende frango, principalmente. Eu trabalho lá 3 vezes por semana. Todos os dias eu trabalho de 3 a 4 horas sem parar (sem pausa – quem trabalha por menos de 5 horas não tem intervalo). Por causa do horário de verão e da mudança do horário de oração, em um determinado momento eu teria que perder a oração do ‘Asr, quando trabalho. Quando chegar a hora, tudo bem se eu combinar a oração, por exemplo, Asr e Maghrib juntos? No momento, não perco nenhuma oração porque meu trabalho não interfere nos horários de oração. Tenho pensado e me sentido bastante estressado com isso. Por favor, ajude-me a esclarecer isso. Muito obrigado.
Todos os louvores são para Allah.
Já afirmamos na resposta à pergunta n° 21958 que não é permitido atrasar a oração além do seu horário por causa do trabalho. Allah diz (interpretação do significado):
“Homens, a quem não entretém nem comércio nem venda da lembrança de Allah e do cumprimento da oração e da concessão de caridade - eles temem um dia, em que os corações e as vistas serão transtornados. Para que Allah os recompense com algo melhor que aquilo que fizeram, e lhes acrescente algo de Seu favor. E Allah dá sustento, sem conta, a quem quer.” [Al-Nur 24:37-38]
Portanto, você deve organizar seu tempo de trabalho de forma que não interfira na hora de cumprir as orações e chegar a um acordo sobre uma solução adequada com a administração, mesmo que isso lhe cause alguma dificuldade, como horas extras, por exemplo. Observe que os benefícios do aumento da fé em seu coração, que haverá como resultado da oração pontual , compensarão quaisquer dificuldades que encontrar, e essa dificuldade se transformará em alegria – Inshallah – porque você estará suportando isso em nome de Allah e buscando Sua satisfação.
Algo pelo qual o questionador merece apreciação é seu arrependimento por ter perdido as orações e por tê-las feito na hora errada. É assim que o crente deve ser, ele deve se arrepender se perder algum bom ato. Mas esse arrependimento deve ser um motivo para ele corrigir suas ações e evitar falhar nelas. Se ele sente remorso em seu coração, mas ainda persiste em faltar às orações e praticar más ações, então isso não está certo.
Você diz que junta as orações ‘Asr e Maghrib antes do início do seu turno ou depois.
Você deve observar que as orações que podem ser unidas de acordo com a Shari’ah são Dhuhr e ‘Asr, ou Maghrib e ‘Isha. Estas são as combinações mencionadas na Shari’ah. Quanto à união de ‘Asr e Maghrib, isso não é narrado na Shari’ah e não é válido. Isso não foi sugerido por nenhum dos estudiosos. Com base nisso, se você juntou ‘Asr e Maghrib após o pôr do sol, você deve se arrepender a Allah por atrasar a oração do ‘Asr após o término de seu horário, e você deve decidir não fazer tal coisa novamente.
Se você juntou ‘Asr e Maghrib antes do início do horário do Maghrib, que é o pôr do sol, então você deve observar que as orações feitas antes do início do horário não são válidas, portanto, esta sua oração do Maghrib não é válida. Com base nisso, você deve descobrir o número de vezes que rezou Maghrib antes do horário começar – se você não tiver certeza, deve estar do lado seguro e pressupor que é o número mais alto – e repetir essas orações. Apresse-se a fazer isso o quanto antes.
Você deve se esforçar para resolver este problema. Não levará mais de dez minutos para fazer isso, então você pode combinar com o chefe que compensará esse tempo antes ou depois do seu turno. Você pode imaginar que não é capaz de pedir permissão para (a pausa de) dez minutos no trabalho, mas se você quisesse ir ao banheiro, eles nunca o impediriam de fazê-lo, mesmo que isso levasse o mesmo tempo ou mais. Em seu país podem existir leis que protejam os direitos das minorias de praticar sua religião e que obriguem os patrões a respeitar a religião daqueles que trabalham para eles. Você pode ter tais leis que lhe permitirão reivindicar seus direitos.
Se for muito difícil para você e não houver como resolver esse problema com a administração, você deve procurar outro emprego que não entre em conflito com o estabelecimento de sua oração regular. Se você não conseguir encontrar nenhum outro emprego e se for prejudicado por deixar este emprego, então há esperança de que isso seja considerado uma necessidade que permitirá que você junte suas orações e não haverá pecado sobre você nesse caso, Inshallah.
Você pode juntar Dhuhr e ‘Asr, no momento de qualquer um deles, e você pode juntar Maghrib e ‘Isha no momento de qualquer um deles, dependendo do que for mais fácil para você.
Pedimos a Allah que nos ajude a entender o Islam e a fazer e dizer coisas boas e facilitar as coisas para você.
E Allah sabe mais.