Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

Ele ama seu falecido pai e quer fazer algo de bom por ele

Pergunta

Estou enviando esta pergunta porque estou preocupado com meu pai (que Allah tenha misericórdia dele). Ele morreu há dois anos, e cometeu algumas falhas em seu dever para com o Senhor dos Mundos, que foram os seguintes:

Ele não fazia as orações obrigatórias regularmente. Algumas vezes ele rezava, outras não, por preguiça, embora ele não negasse sua obrigatoriedade.

Ele raramente jejuou no Ramadan, alegando que estava doente e tinha que tomar remédio, ou que estava fraco e não podia jejuar, mas ele costumava fumar e eu acho que ele não jejuava regularmente porque achava muito difícil deixar de fumar.

Há muito tempo tivemos uma mercearia, e pelo que sei e me lembro, ele não deu zakaah sobre as mercadorias na loja. Nós, definitivamente, não estávamos bem financeiramente, e nosso negócio não foi bem sucedido, e nós vendemos a loja depois disso.

Às vezes, ele possuía dinheiro suficiente para fazer o Hajj, mas não o fazia. Ele sempre me disse que gostaria de poder ir para o Hajj, mas não foi capaz de fazê-lo, porque sofria de problemas graves em seus olhos, portanto tinha que evitar multidões, ficar longe do sol e evitar a exaustão. Mas depois que ele morreu, algumas pessoas se ofereceram para fazer o Hajj em seu nome – acho que três pessoas diferentes fizeram isso, e elas não eram suas parentes.

Eu amava muito meu pai, e todos que o conheciam o amavam. Por isso, espero que você possa me explicar o que posso fazer para honrá-lo. Eu o amo e temo por ele a punição do túmulo e a punição do Dia da Ressurreição.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se você quiser beneficiar e honrar seu pai após a sua morte, então poderá fazê-lo das seguintes maneiras:

1. Fazer súplicas sinceras (du’a) por ele.

Allah, Exaltado seja, nos diz que Ibrahim (paz esteja sobre ele) disse (interpretação do significado):

“Senhor meu! Faze-me cumpridor da oração e, também, uma parte de minha descendência. Senhor nosso! E aceita minha súplica! Senhor nosso! Perdoa-me e a meus pais e aos crentes, um dia, quando advier a conta.”

[Ibraahim 14:40-41].

Foi narrado que Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando um homem morre, todas as suas boas obras terminam, exceto três: a caridade contínua (sadaqah jaariyah), o conhecimento benéfico, ou um filho virtuoso que reze por ele.” Narrado por Muslim (1631).

Foi narrado de Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, Glorificado e Exaltado seja, pode elevar o estado de um homem, e ele se perguntará ‘como isto aconteceu comigo?’ Allah dirá: Pela súplica do teu filho por ti.” Narrado por at-Tabaraani em ad-Du‘aa’ (p. 375); atribuído por al-Haythami em Majma’ az-Zawaa’id (10/234) a al-Bazzaar; também foi narrado por al-Bayhaqi em as-Sunan al-Kubra (7/78).

Adh-Dhahabi disse em al-Muhadhdhab (5/2650): Seu isnad é qawiy (forte). Al-Haythami disse: Seus homens são homens de as-Sahih, com exceção a ‘Aasim ibn Bahdalah, que é hasan em hadith.

2. Fazer caridade em seu nome.

3. Fazer Hajj e ‘umrah em seu nome, e dedicar suas recompensas a ele.

Já falamos a respeito desses assuntos detalhadamente em nosso website, na resposta à pergunta nº 12652

4. Pagar suas dívidas

Como Jaabir o fez por seu pai ‘Abdullah ibn Haraam (que Allah esteja satisfeito com ambos), sob instruções do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). A história foi narrada por al-Bukhari (2781).

No que tange ao que deixou de jejuar no Ramadan e dar zakaah, seu filho não pode se redimir por isso. Se um muçulmano falha deliberadamente nestes dois preceitos obrigatórios, ele então deve inevitavelmente carregar o fardo do pecado por isso, e ninguém pode repô-los em favor de outrem.

Da mesma forma é o caso da oração; ninguém pode rezar em nome de outra pessoa.

Nosso Senhor, Glorificado e Exaltado seja, disse-nos que o muçulmano será recompensado por suas obras; se elas forem boas, então a recompensa será boa, e se forem ruins, assim será sua recompensa.

Assim diz Allah, Exaltado seja (interpretação do significado):

“Então, quem houver feito um peso de átomo de bem o verá, e quem houver feito um peso de átomo de mal o verá.”

[az-Zalzalah 99:7-8].

Mas Allah pode, por Sua misericórdia e graça, descartar as más obras.

Todavia, o zakaah é como uma dívida: ele pertence legitimamente àqueles que têm direito. Então, você deve descobrir o zakaah que seu pai não deu enquanto estava vivo, e dá-lo em seu nome, e esperamos que isso seja um meio de alívio para ele.

Pedimos a Allah que te recompense por seu amor pelo seu pai e seu entusiasmo em honrá-lo, e pedimos-Lhe que o perdoe.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A