Todos os louvores são para Allah.
Diferença entre os meios e as causas e Aquele que os criou
O melhor remédio para você é diferenciar entre os meios e as causas e Aquele que os criou, pois é Allah, Exaltado seja, Quem decreta os meios e as causas e os traz à existência. Quanto aos seres humanos, ao emprego e ao trabalho, estes nada mais são do que meios ou causas.
É Allah, Exaltado seja, Quem é o Provedor, e Ele, Glorificado seja, decretou que deveria haver causas e meios para provisão. Aquele que tem alguns problemas em sua ‘Aqidah considera os meios ou causas como sendo a mesma coisa que Aquele que cria e fornece as causas.
De acordo com o Islam, os muçulmanos não devem confiar nestes meios e causas e ignorar Aquele que os criou e, ao mesmo tempo, não há espaço para ignorar estes meios e causas e abrir mão deles.
Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O que o muçulmano deveria saber é o que foi afirmado por um grupo de estudiosos. Eles disseram: Prestar atenção aos meios e às causas é uma espécie de Shirk que mina a crença na unicidade de Allah (Tawhid); ignorar os meios e as causas e não levá-los em consideração é sinal de falta de pensamento racional; e afastar-se completamente dos meios e causas é contrário aos ensinamentos islâmicos; em vez disso, colocar a confiança e a esperança em Allah é algo que está em completa harmonia com o Tawhid, o pensamento racional e os ensinamentos islâmicos.
Para explicar melhor: prestar atenção aos meios e às causas significa confiar neles em seu coração e colocar sua esperança neles, mas não há nada na criação que mereça isso, porque nada na criação é independente. Deve haver inevitavelmente outros fatores que os melhorem ou se oponham a eles. Além disso, se o Criador da causa não fizer com que a causa conduza a resultados, não funcionará. Esta é uma das coisas que provam que Allah é o Senhor e Soberano de todas as coisas, e que os céus e a terra, tudo o que há entre eles, as estrelas e os planetas, e o que eles contêm, todos têm um Criador e Controlador que é distinto deles.” (Majmu’ Al-Fatawa, 8/169)
E ele (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O indivíduo deve confiar em Allah em seu coração, e não em quaisquer meios ou causas, pois Allah disponibilizará a ele meios e causas que irão corrigir sua condição neste mundo e no outro. Se estes meios e causas são medidas que ele pode tomar – e ele é obrigado a tomá-las – então, ele deve fazê-lo, ao mesmo tempo que deposita a sua confiança em Allah. Tal como ele cumpre com os deveres obrigatórios, luta contra o inimigo, empunha armas e usa um capacete numa batalha, e ele não deve achar que seja suficiente, ao afastar o inimigo, simplesmente colocar a sua confiança em Allah sem fazer o que é prescrito para a luta na Jihad. Aquele que negligencia os meios e medidas que lhe são ordenados a tomar é fracassado, negligente e censurável.” (Majmu’ Al-Fatawa, 8/528, 529)
Como superar o medo de perder os meios de provisão
No seu caso, por exemplo, seus pais são o meio de seu sustento, mas você deve perceber que Allah, Exaltado seja, fez com que eles fossem isso. Você deve acreditar que Allah, Exaltado seja, é capaz e decretar mais de um meio de sua provisão e manutenção.
Olhe ao seu redor: você acha que todos os alunos estão sendo sustentados pelas famílias que investem em sua manutenção? A resposta é: Definitivamente não, e se você refletir sobre os meios de provisão e manutenção, verá que são muitos e variados.
Portanto, este assunto não se limita aos seus pais, de modo que você deva temer que os meios de sua subsistência possam ser cortados, e não é certo que você os coloque no mesmo nível que Allah, o Provedor, Exaltado seja. Há uma grande diferença entre o Criador e o ser criado, entre Aquele que decreta e realiza os meios e as causas, e os próprios meios e causas.
Reflita sobre as palavras de Allah, Exaltado seja (interpretação do significado): “Ou então, quem será que os sustentará se Ele retiver as Suas mercês? Não obstante, obstinam-se na perfídia e no extravio” [Al-Mulk 67:21]. Você descobrirá que este assunto é muito claro.
Neste versículo, Allah, Exaltado seja, informa aos incrédulos que Ele, Exaltado seja, decreta provisão por meio de suas causas, como chuva, rios e nascentes, e que se Ele, Exaltado seja, quisesse, Ele poderia reter esses meios, para impedir que a chuva caísse e os rios corressem, e poderia fazer com que as fontes secassem. Quem poderá impedir isso e quem poderá trazer estes meios de provisão?
Outra solução para o seu problema é refletir sobre o versículo em que Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Allah, saiba que Ele será Suficiente, porque Allah cumpre o que promete. Certamente Allah predestinou uma proporção para cada coisa” [At-Talaq 65:2-3]
Você pensa que se seus pais morrerem, sua manutenção será cortada, mas Allah, Exaltado seja, está lhe dizendo que se uma pessoa O teme, faz o que é exigido e se abstém do que é proibido, Ele lhe concederá provisão de onde ela não espera!
Ou seja, Ele lhe colocará à disposição meios de provisão que não eram esperados e que nunca lhe passaram pela cabeça. Se uma pessoa realmente depositar sua confiança em Allah, Allah, Exaltado seja, será suficiente para ela e cuidará de todas as suas preocupações. Este é o remédio exato para o seu caso, para a confluência entre os meios de provisão e Aquele que criou esses meios, e para a sua ansiedade e preocupação.
Leia as palavras deste grande estudioso para encontrar o remédio para curar sua ansiedade, angústia e tristeza:
Shaikh ‘Abd Ar-Rahman As-Sa’di (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre o versículo: “Todavia, se eles se separarem, Allah enriquecerá cada qual da Sua abundância, porque é Munificente, Prudentíssimo” [An-Nissa 4:130 – interpretação do significado]:
“Este versículo indica que o indivíduo deve colocar sua esperança somente em Allah, e que se Allah decretar para ele algum meio de ganhar a vida e se sentir confortável, ele deve louvá-Lo e pedir benção para isso. Se esse meio de provisão não estiver mais disponível, ou se tornar de difícil alcance, ele não deve se sentir ansioso, pois este é apenas um de muitos meios ilimitados, e a provisão de uma pessoa não depende desse meio específico. Allah pode disponibilizar outro meio que seja melhor e mais benéfico do que aquele, ou pode disponibilizar uma série de meios. Seja qual for o caso, ele deve sempre ter em mente as bênçãos do seu Senhor e esperar pela Sua generosidade, e deve se concentrar nisso e oferecer muitas súplicas acompanhadas de esperança. Pois Allah diz no Hadith Qudsi: ‘Eu sou como Meu servo pensa que sou. Se ele pensar bem de Mim, então é isso que ele obterá, e se ele pensar mal de Mim, então é isso que ele obterá.’ (Narrado por Ahmad; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Targhib, 3386). E Ele diz: ‘Enquanto tu me invocares e colocares tua esperança em Mim, Eu o perdoarei, independentemente do teu pecado, e não Me importarei.’ (Narrado por At-Tirmidhi, 2805; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi).” (Taysir Al-Latif Al-Mannan fi Khulasat Tafsir Al-Ahkam, pág. 85, edição Al-Ma’arif)
Em seguida, reflita sobre o Hadith de ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual ele ouviu o Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Se tu realmente depositas tua confiança em Allah, como deverias, Ele proverá para ti como Ele provê aos pássaros: eles saem de manhã com fome e voltam à noite com a barriga cheia.” (Narrado por Ahmad, 205 e At-Tirmidhi, 2344; classificado como autêntico por Al-Albani)
Você deve entender que o seu remédio é desenvolver confiança em Allah e realmente colocar sua esperança n’Ele, estando conectado a Ele. Não tem nada a ver com a morte ou a vida de ninguém, porque a maneira de Allah lidar com Sua criação não é mudar nada pela morte ou vida de alguém.
Livre-se dos pecados e arrependa-se a Allah
Uma última coisa: pode ser que o que você esteja sentindo de ansiedade, preocupação e angústia seja por causa de alguns pecados que você venha cometendo. Portanto, examine-se e lide com todos os pecados em que você possa ter caído, pois Allah, Exaltado seja, pode acelerar o castigo para quem é assim. Sabemos sobre as transgressões e os pecados que ocorrem nas universidades mistas, então esforce-se para se livrar e se arrepender deles.
Imam Ibn Al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Uma das punições pelo pecado é que Allah, glorificado seja, lança terror e medo no coração do pecador, para que sempre o vejamos nervoso e assustado. A obediência a Allah é a grande fortaleza, e quem entrar nela será um daqueles que estarão a salvo dos castigos deste mundo e do outro, enquanto quem sair estará cercado de medos por todos os lados. Assim, para aquele que obedece a Allah, seus medos se dissiparão e se transformarão em sentimentos de segurança, mas para aquele que O desobedece, seus sentimentos de segurança se transformarão em medo. Você nunca encontrará nenhum pecador, sem que seu coração esteja cheio de ansiedade: se o vento move a porta, ele pensa que as pessoas estão vindo buscá-lo; se ouvir passos, teme que logo estará arruinado; ele pensa que todos estão contra ele e que tudo de ruim vai acontecer com ele. Aquele que teme a Allah estará a salvo de tudo, mas aquele que não teme a Allah, Allah fará com que ele tenha medo de tudo.” (Al-Jawab Al-Kafi, pág. 50).