Todos os louvores são para Allah.
Não é permitido consumir qualquer coisa que seja comprovadamente prejudicial ao corpo, porque Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):
{E não vos mateis. Por certo, Allah, para convosco, é Misericordiador} [an-Nissa’ 4:29].
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não deve haver dano nem dano recíproco.” Narrado por Ahmad e Ibn Maajah (2341); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Ibn Maajah.
Se for comprovado que algum tipo de bebida ou alimento causa dano real ao organismo, não é permitido consumir. Mas se é simplesmente uma questão de especulação ou alegação, então isto não é evidência suficiente para determinar que tais coisas são proibidas.
O princípio básico em relação à comida e bebida é que elas são permitidas, porque Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):
{É Ele quem criou para vós tudo o que há na terra} [al-Baqarah 2:29].
Portanto, não é permitido dizer que qualquer comida ou bebida é haram sem evidência sólida para esse efeito, não basta mera especulação e dúvida.
Além disso, se for comprovado que essas bebidas são prejudiciais, e elas forem consideradas haram por causa do dano que causam, então é apenas haram consumir a quantidade prejudicial. Se uma pequena quantidade não for prejudicial, então não é haram.
Os estudiosos afirmaram que se algo é prejudicial em grandes quantidades, uma pequena quantidade é permitida.
Veja: al-Insaaf (10/350); Kashshaaf al-Qinaa' (6/189).
Se alguém quiser abster-se de beber essas bebidas, como precaução para se proteger e procurar manter-se saudável, não há nada de errado nisso, mas não se pode considerar haram exceto com base em evidências claras.
E Allah sabe mais.