Todos os louvores são para Allah.
Não há pecado sobre esta pessoa e seu jejum ainda é válido, porque Allah diz no final de Surah al-Baqarah (interpretação do significado):
"Senhor nosso! Não nos culpes, se esquecemos ou erramos”
[al-Baqarah 2:286]
E foi narrado em um hadith sahih do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que Allah disse: "Tua oração foi aceita." Também foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que se esqueça quando estiver jejuando e comer ou beber, que complete seu jejum, pois foi Allah que o alimentou e o deu de beber.”
O mesmo se aplica se a pessoa tiver relações sexuais, esquecendo que está jejuando. Seu jejum ainda é válido de acordo com a mais sólida das duas opiniões acadêmicas, por causa do versículo citado acima e por causa deste hadith, e também porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que quebre seu jejum do Ramadan por engano não precisa repor ou oferecer qualquer expiação”.
Narrado e classificado como sahih por al-Haakim; classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Jaami', 6070. Este texto inclui relações sexuais e outras coisas que quebram o jejum, se a pessoa que está em jejum as fizer por engano ou esquecimento. Isso vem da misericórdia, generosidade e bondade de Allah, louvado e glorificado seja.