Domingo 21 Jumada Ath-Thani 1446 - 22 Dezembro 2024
Portuguese

Condições para a du’aa ser aceita por Allah

Pergunta

Quais são as condições para que a du’aa para seja respondida e aceita por Allah?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Existem muitas condições para du’aa, incluindo as seguintes:

1 – Não se deve invocar ninguém, exceto Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se você pedir, então peça a Allah, e se você procurar ajuda, então procure a ajuda de Allah.” Narrado por At-Tirmidhi, 2516; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami’.

Isto é o que o versículo quer dizer (interpretação do significado):

“E foi-me revelado que as mesquitas são de Allah: então, não invoqueis, com Allah, a ninguém.”

[al-Jinn 72:18]

Esta é a condição mais importante da du’aa, sem a qual nenhuma du’aa será aceita e nenhuma boa ação será realizada. Existem algumas pessoas que fazem du’aa aos mortos e os consideram intermediários entre eles e Allah. Eles afirmam que essas pessoas justas os aproximarão de Allah e intercederão por eles junto a Allah, e afirmam que seus pecados são tão grandes que eles não têm status diante de Allah, e é por isso que estabelecem esses intermediários e rezam a eles em vez de Allah. Mas, Allah diz (interpretação do significado):

“E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186]

2 – Deve-se buscar a aproximação a Allah através de uma das maneiras prescritas na shari’ah.

3 – Evite buscar uma resposta rápida, pois esse é um dos problemas que pode impedir a aceitação da du’aa. No hadith é dito: “Um de vós pode receber uma resposta, desde que não seja precipitado e diga: ‘Eu fiz du’aa, mas não obtive resposta.’” Narrado por al-Bukhari, 6340; Muslim, 2735.

No Sahih Muslim (2736) é dito: “As (du’aas) de um indivíduo podem ser respondidas desde que não envolva pecado, rompimento dos laços de parentesco ou pressa.” Foi questionado: “Ó Mensageiro de Allah, o que significa pressa?” Ele respondeu: “Quando alguém diz: ‘Eu fiz du’aa e fiz du’aa, mas não obtive nenhuma resposta’, então ele fica desanimado e para de oferecer du’aa.”

4 – A du’aa não deve envolver pecado ou rompimento dos laços de parentesco, como afirma o hadith citado acima: “As (du’aas) de um homem podem ser respondidas desde que não envolva pecado ou rompimento dos laços de parentesco...”

5 – Você deve pensar positivamente em Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, exaltado seja, diz: ‘Eu sou como Meu servo pensa que sou.’” Narrado por al-Bukhari, 7405; Muslim, 4675. De acordo com o hadith de Abu Hurairah: “Faça du’aa a Allah quando tiver certeza de uma resposta.” Narrado por At-Tirmidhi; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.

Quem pensa bem de seu Senhor, Allah concederá Sua generosidade sobre ele e lhe dará em abundância.

6 – Deve-se estar focado, consciente da grandeza d’Aquele a quem você invoca. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Saiba que Allah não responde a uma du’aa de um coração distraído.” Narrado por At-Tirmidhi, 3479; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.

7 – Garantir que a alimentação venha de boas fontes (halaal). Allah diz (interpretação do significado):

“Allah aceita, apenas, a oferenda dos Al-Muttaqun (os piedosos)” [al-Maa’idah 5:27]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que uma resposta era improvável para alguém que come, bebe e usa coisas haram. No hadith é dito: [O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] mencionou o homem que empreende uma longa jornada e está desgrenhado e coberto de poeira, e ele estende as mãos para o céu dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor', quando sua comida é haram, sua bebida é haram, suas roupas são haram. Ele é nutrido com haram, então como lhe pode ser concedida uma resposta?

Narrado por Muslim, 1015.

Ibn al-Qayyim disse: Assim, comer coisas haram reduz a força da du’aa e a enfraquece.

8 – Você deve evitar agressão na du’aa, pois Allah não gosta de agressão nas súplicas. Allah diz (interpretação do significado):

“Invocai a vosso Senhor, humilde e secretamente. Por certo, Ele não ama os agressores.” [al-A’raaf 7:55]

Veja também a pergunta n° 41017 .

9 – Você não deve permitir que a du’aa o distraia de um dever obrigatório, como uma oração obrigatória que é devida naquele momento, e você não deve negligenciar os direitos dos pais com base na du’aa. Isto é indicado pela história de Juraij, quando ele não atendeu ao chamado de sua mãe e, em vez disso, voltou-se para a oração. Ela rezou contra ele e Allah o testou severamente.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Os estudiosos disseram: Isso indica que o que ele deveria ter feito era responder a ela, porque ele estava oferecendo uma voluntária (oração naafil), cuja continuação era voluntária e não obrigatória, enquanto responder à sua mãe e honrá-la era obrigatório, e desobedecê-la era haram.

Sahih Muslim bi Sharh An-Nawawi, 16/82.

Para obter mais informações, consulte Kitaab ad-du’aa de Muhammad ibn Ibraahim al-Hamad.

A Fonte: Islam Q&A