Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

A proibição de jejum na segunda metade de Sha’baan

Pergunta

É admissível o jejum após o meio de Sha’baan? Porque ouvi dizer que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu o jejum após o meio de Sha’baan.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Abu Dawud (3237), al-Tirmidhi (738) e Ibn Naajah (1651) narraram de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando Sha’baan estiver na metade, não jejuem.” Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi, 590.

Este hadith indica que não é permitido jejuar depois do meio do Sha'baan, ou seja, a partir do décimo sexto dia do mês.

Mas há relatos que indicam que é permitido jejuar nesta altura. Por exemplo:

Al-Bukhari (1914) e Muslim (1082) narraram que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não antecipem o Ramadan jejuando um ou dois dias antes do seu início, mas se um homem costuma jejuar, então deixem-no jejuar.”

Isto indica que o jejum após o meio de Sha'baan é admissível para alguém que tem o hábito de jejuar, como um homem que jejua regularmente às segundas-feiras e quintas-feiras, ou que jejua em dias alternados, e situações semelhantes.

Al-Bukhari (1970) e Muslim (1156) narraram que ‘Aa’isha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava jejuar todo o Sha'baan, ele costumava jejuar no Sha'baan exceto alguns dias.” Esta versão foi narrada por Muslim.

Al-Nawawi disse: Nas palavras, “...costumava jejuar todo o Sha'baan , ele costumava jejuar no Sha'baan exceto alguns dias”, a segunda frase explica a primeira e indica que a palavra “todo” significa “a maior parte”.

Este hadith indica que é admissível jejuar após o meio de Sha’baan, mas apenas para aqueles que continuam em jejum desde antes do meio do mês. Os Shaafa'is seguiram todos estes ahadith e disseram:

Não é permitido jejuar após o meio de Sha’baan exceto para aqueles que têm um padrão habitual de jejum, ou que continuam em jejum desde antes do meio do mês.

De acordo com a maioria dos estudiosos, a proibição aqui significa que é haram.

Veja al-Majmu', 6/399-400; Fath al-Baari, 4/129.

Alguns, tais como Al-Ruyaani, sugeriram que a proibição aqui é para ser entendida como significando que é makruh, não haraam.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Riyaadh al-Saalihin (p 412).:

“Capítulo sobre a proibição de antecipar o Ramadan jejuando após o meio de Sha'baan, exceto para uma pessoa que está a continuar o jejum anterior ao meio do mês ou que tem um padrão regular de jejum, como o jejum às segundas-feiras e quintas-feiras.”

A maioria dos estudiosos é da opinião de que o hadith que proíbe o jejum após o meio de Sha’baan é da'if (fraco) e, com base nisso, eles disseram que não é makruh jejuar depois do meio de Sha'baan.

Al-Haafiz disse: A maioria dos estudiosos disse que é permissível observar jejuns voluntários após o meio de Sha'baan e eles consideraram o hadith a respeito disso como sendo da'if. Ahmad e Ibn Ma’in disseram que é munkar. (De Fath al-Baari). Dentre os que classificaram como Da'if estão al-Baihaqi e al-Tahhaawi.

Ibn Qudaamah disse em al-Mughni que o Imam Ahmad disse a respeito deste hadith:

Ele não é o autêntico. Perguntámos a ‘Abd al-Rahmaan ibn Mahdi sobre isso e ele não o classificou como sahih, e ele não o narrou para mim. Ele costumava evitar falar sobre este hadith. Ahmad disse: al-‘Ala’ (o narrador) é thiqah (confiável) e nenhum dos seus ahadith são considerados como sendo munkar para além deste.

O al-‘Ala aqui referido é al-‘Ala’ ibn ‘Abd al-Rahmaan que narrou este hadith do seu pai, que narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele).

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) respondeu em Tahdhib al-Sunan a quem classificou este hadith como da'if e disse que este hadith é sahih de acordo com as condições de Muslim. Apesar de al-‘Ala’ ter sido o único que narrou este hadith, isso não é considerado prejudicial para o hadith, porque al-‘Ala’ é thiqah; no seu Sahih, Muslim narrou uma série de ahadith dele, do seu pai que narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele). Muitas Sunnahs são narradas a partir do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) somente através de uma pessoa que é thiqah, mas elas foram aceitas e seguidas pela ummah.

Então ele disse:

No que diz respeito àqueles que pensam que há uma contradição entre este hadith e os ahadith que falam do jejum no mês de Sha'baan, não há nenhuma contradição. Esses ahaadith falam de jejuar metade dele juntamente com a metade anterior, e do jejum habitual durante a segunda metade do mês, ao passo que o hadith de al-‘Ala’ fala da proibição do jejum deliberadamente e somente após o mês já estar a meio, não se trata de jejuns que uma pessoa observe regularmente, ou que sejam uma continuação após o jejum da primeira parte do mês.

O sheikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado sobre o hadith que diz que o jejum após o meio de Sha'baan não é permitido. Ele disse:

Este é um hadith sahih como disse o shaikh Naasir al-Din al-Albani. O que se quer dizer é que não é permitido iniciar o jejum após o meio do mês. Mas se uma pessoa jejua a maioria ou a totalidade do mês, então ela está seguindo a Sunnah.

Majmu’ Fataawa al-Sheikh Ibn Baaz, 15/385).

O shaikh Ibn ‘Uthaymin disse no seu comentário sobre Riyaadh al-Saalihin (3/394):

Mesmo que o hadith seja sahih, a proibição nele não significa que isto é haram, mas sim, simplesmente, makruh, como alguns dos estudiosos entenderam que significa. Mas, quem tem o hábito do jejum regular deve jejuar, mesmo que seja após o meio de Sha'baan.

Em conclusão:

Não é permitido jejuar durante a segunda metade de Sha'baan e isso é ou makruh, ou haram, exceto para a pessoa que tenha o hábito de jejuar regularmente ou que esteja a continuar depois de jejuar durante a primeira metade de Sha'baan. E Allah sabe melhor.

A razão para esta proibição é que o jejum contínuo pode fazer uma pessoa demasiado fraca para jejuar no Ramadan.

Se é dito que se ela jejua desde o início do mês ela ficará ainda mais fraca, a resposta é que quem jejua desde o início de Sha'baan já se terá acostumado a jejuar, por isso será menos difícil para ele jejuar.

Al-Qaari disse: A proibição aqui significa que é detestável, como uma misericórdia para esta ummah, para que não fiquem demasiado fracos para cumprir o seu dever de jejum durante o Ramadan de forma enérgica. Mas aqueles que jejuam todo o Sha'baan ficarão acostumados ao jejum por isso não será difícil para eles.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A