Todos os louvores são para Allah.
É mustahabb jejuar bastante no mês de Sha'baan.
Foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava jejuar todo o Sha'baan.
Ahmad (26022), Abu Dawud (2336), al-Nasaa’i (2175) e Ibn Maajah (1648) narraram que Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Eu nunca vi o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) a jejuar dois meses consecutivos para além do fato de que ele costumava jejuar o Sha'baan e o Ramadan juntos”.
De acordo com uma versão narrada por Abu Dawud: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca jejuava qualquer mês completo no ano, exceto Sha'baan, que ele costumava juntar ao Ramadan.” Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud, 2048.
O significado aparente deste hadith é que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava jejuar todo o mês de Sha'baan.
Mas também foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava jejuar todo o Sha'baan, exceto alguns dias.
Muslim (1156) narrou que Abu Salamah disse: “Eu perguntei a ‘Aa’isha (que Allah esteja satisfeito com ela) sobre o jejum do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ela disse: “Ele costumava jejuar até pensarmos que ele sempre iria jejuar, e depois ele não jejuava até pensarmos que ele nunca iria jejuar mais, mas eu nunca o vi a jejuar em qualquer mês mais do que ele jejuava no Sha'baan. Ele costumava jejuar todo o Sha'baan, e ele costumava jejuar todo o Sha'baan exceto alguns dias.”
Os estudiosos diferem quanto à forma de conciliação entre estes ahadith.
Alguns deles disseram que isto tinha a ver com diferenças de tempo – em alguns anos, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuava todo o Sha'baan e em outros anos ele jejuava todo esse mês exceto poucos dias. Essa foi a visão favorecida pelo Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele). Veja Majmu’ Fataawa al-Shaikh Ibn Baaz, 15/416.
Outros disseram que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava qualquer mês na íntegra para além do Ramadan, e eles interpretaram o hadith de Umm Salamah no sentido de que ele jejuava todo o Sha'baan exceto alguns dias. Eles disseram que isto é possível, a partir de um ponto de vista linguístico, que, se um homem jejua na maior parte de um mês, poderia se dizer que ele jejuou todo o mês.
Al-Haafiz disse:
O hadith de ‘Aa’isha explica o que foi dito no hadith de Umm Salamah, que diz que ele não jejuava qualquer mês do ano completamente, exceto Sha'baan, que ele costumava juntar ao Ramadan; isto significa que ele costumava jejuar a maior parte dele. Al-Tirmidhi narrou que Ibn al-Mubaarak disse: É possível na língua dos árabes, se uma pessoa jejua a maior parte de um mês, dizer que ele jejuou todo o mês…
Al-Tibi disse: Pode ser interpretado no sentido de que ele costumava jejuar todo o Sha'baan algumas vezes e a maioria do Sha'baan outras vezes, para que as pessoas não pensassem que era obrigatório jejuar todo o mês, como o Ramadan.
Depois al-Haafiz disse: A primeira é a visão correta – em outras palavras, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava todo o Sha'baan. Ele citou como evidência para isso o relato de Muslim (746) a partir de ‘Aa’isha (que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: “Eu não sei de um mês em que o Profeta de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitava todo o Alcorão em uma noite, ou passava uma noite inteira em oração até o amanhecer, ou jejuava um mês inteiro para além do Ramadan.”
E ele citou o relato narrado por al-Bukhari (1971) e Muslim (1157) a partir de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava qualquer mês na sua totalidade para além do Ramadan.”
Al-Sindi disse no seu comentário sobre o hadith de Umm Salamah:
“Ele juntava Sha'baan ao Ramadan” significa que ele jejuava os dois meses juntos. O significado aparente é que ele jejuava todo o Sha'baan… mas há relatos que indicam algo diferente. Por isso, é para ser entendido no sentido de que ele costumava jejuar a maior parte do mês, então era como se ele o jejuasse todo e o juntasse ao Ramadan.
Se for perguntado qual é a razão para jejuar bastante durante o Sha'baan? A resposta é:
Al-Haafiz disse:
A razão é explicada no relato narrado por al-Nasaa'i e Abu Dawud, e classificado como sahih por Ibn Khuzaimah, segundo o qual Usaamah ibn Zaid disse: “Eu disse, ‘Ó Mensageiro de Allah, eu não o vejo a jejuar em qualquer mês mais do que no mês de Sha'baan’. Ele disse, ‘Esse é um mês em relação ao qual muitas pessoas estão desatentas, entre o mês Rajab e o Ramadan. É o mês no qual as ações das pessoas são elevadas ao Senhor dos Mundos, e eu gostaria que as minha ações sejam elevadas enquanto estou a jejuar”. Classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Nasaa'i, 2221.
E Allah sabe melhor.