Todos os louvores são para Allah.
As mulheres muçulmanas podem cortar o cabelo?
Pedimos a Allah, Todo-Poderoso, para aumentar sua fé e torná-la satisfeita com a verdade.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Não sabemos nada (que proíba) cortar o cabelo das mulheres . O que é proibido é raspar. Você não deve raspar o cabelo, mas pode cortá-lo e reduzir seu comprimento ou volume; não sabemos de nada de errado quanto a isso. Mas isso deve ser feito de maneira adequada, que agrade a você e a seu marido.
Você deve chegar a um acordo com ele sobre um tipo de corte de cabelo que não se pareça com o das mulheres não muçulmanas, porque se você o deixar longo, será muito difícil lavá-lo e penteá-lo.
Então, se o cabelo é muito comprido ou grosso, e a mulher corta para diminuir o comprimento ou o volume, não há problema. Cortar um pouco vai deixá-lo mais bonito, o que vai agradar tanto a mulher quanto o marido. Portanto, não sabemos de nenhum motivo para proibir isso. Mas raspar completamente não é permitido, exceto em caso de doença. E Allah é a Fonte da força.” (Fatawa al-Marah al-Muslimah, parte 2, pág. 515)
Foi narrado no Sahih Muslim que Abu Salamah ibn ‘Abd al-Rahman disse: “As esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumavam cortar o cabelo até que atingisse logo abaixo das orelhas.” (al-Haid, 320)
An-Nawawi disse: “Isso indica que é permitido às mulheres cortar o cabelo curto.”
Mas as mulheres devem evitar se parecer com mulheres não muçulmanas ou mulheres imorais quando cortam o cabelo
Shaikh Salih al-Fawzan disse:
“Não é permitido a uma mulher cortar o cabelo curto atrás e deixar os lados mais longos, porque isso envolve desfigurar e brincar com o cabelo que faz parte de sua beleza, e também envolve imitar as mulheres não muçulmanas. Esta proibição também se aplica a cortes de cabelo intitulados por nomes de mulheres não muçulmanas ou animais, como o corte “Diana”, que leva o nome de uma mulher não muçulmana, ou o corte “leão” ou “rato”, porque é proibido imitar os incrédulos ou imitar animais, e porque isso envolve brincar com o cabelo de uma mulher, sendo que este faz parte de sua beleza”. (Fatawa al-Marah al-Muslimah, 2/516.517)
Remover pelos faciais é Haram?
Shaikh Muhammad as-Salih ibn ‘Uthaimin disse:
“Em relação ao cabelo que é anormal, porque cresce em lugares onde o cabelo não costuma crescer, como uma mulher com bigode ou cabelo crescendo nas bochechas, não há nada de errado em removê-lo, porque é anormal e desfigura a mulher.”
O Comitê Permanente foi questionado sobre mulheres removendo pelos faciais, e eles responderam o seguinte:
“Não há problema em uma mulher remover os pelos do lábio superior, coxas, panturrilhas e braços. Isso não é o mesmo que arrancar (sobrancelhas), o que é proibido.” ('Abd al-'Aziz ibn Baz, 'Abd al-Razzaq 'Afifi, 'Abd-Allah ibn Ghadyyan, 'Abd-Allah ibn Qa'ud, Fatawa al-Lajnah al-Daimah, 5/194, 195)
O Comitê Permanente também foi questionado:
Qual é a regra sobre uma mulher remover os pelos do corpo; se for permitido, então quem pode fazer isso por ela?
Eles responderam:
“É permitido a ela (remover) tudo, exceto as sobrancelhas e os cabelos da cabeça; não é permitido a ela removê-los ou remover qualquer coisa das sobrancelhas, seja barbeando ou por qualquer outro meio. Ela, seu marido ou um de seus mahrams podem fazer isso por ela, com relação às partes do corpo que eles podem ver; ou outra mulher pode fazer isso, com relação às partes do corpo que ela pode ver”. ('Abd al-'Aziz ibn Baz, 'Abd al-Razzaq 'Afifi, 'Abd-Allah ibn Ghadyyan, 'Abd-Allah ibn Qa'ud, Fatawa al-Lajnah al-Daimah, 5/194)
Os pelos das partes íntimas e das coxas não podem ser vistos por outra mulher ou por um mahram.
Tirar as sobrancelhas é Haram?
É proibido à mulher remover as sobrancelhas ou parte delas por qualquer meio, seja raspando, cortando ou usando uma substância depilatória, porque isso constitui a depilação para a qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoou quem faz, ou seja, a mulher que depila toda ou parte das sobrancelhas, alegando que é para fins de embelezamento, ou a mulher que faz isso nas outras. Isso muda a criação de Allah, e foi nisso que Shaitan prometeu incitar os filhos de Adam. (Veja também al-Fatawa al-Jami'ah li'l-Marah al-Muslimah, parte 3, pág. 877-879)