Sexta-feira 19 Ramadan 1445 - 29 Março 2024
Portuguese

Ela está mantendo um relacionamento com seu namorado apenas através de mensagens

Pergunta

Mantenho um relacionamento com um homem apenas através de e-mail. Quero por um ponto final nisto. Gostaria que o senhor me falasse sobre o impacto negativo deste relacionamento e o dano que estou causando ao meu comprometimento religioso e à minha própria alma; não me diga que o relacionamento vai se desenvolver ainda mais porque eu confio em mim mesma e não falo com ele ao telefone nem o encontro. Como posso me controlar? Quero algumas razões que me convencerão a desistir dele; quero uma resposta detalhada, com passos que posso seguir, para deixa-lo. Recentemente descobri que ele é casado.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Ficamos muito felizes de ver que você quer colocar um ponto final neste relacionamento e, rogamos a Allah, Exaltado seja, que lhe possibilite fazê-lo. Ninguém hesitaria em considerar haram relacionamentos assim. Basta observar que quem está nesta situação sente que a pessoa está fazendo algo de errado e o esconde dos outros, e não pode mostrar isso abertamente perante as pessoas, isto é suficiente para indicar que tais situações são haraam. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “...pecado é aquilo que vacila em vossos corações e não quereis que as pessoas descubram a respeito.” Narrado por Muslim (2553).

Esses relacionamentos haraam levam a vários resultados negativos, como os seguintes:

• Simplesmente fazer algo que é haraam. Este é um mal grave que tem um impacto no bem-estar espiritual da pessoa, assim como todos os pecados.

• Se tais relacionamentos pecaminosos se tornarem conhecidos, isso leva a garota a ter uma má reputação que ofusca as boas qualidades que possui, porque as pessoas só se lembrarão desses erros de sua parte, e você sabe que se uma menina se tornar conhecida por tais coisas, como as pessoas vão tratá-la e quão grave será a sua perda?

Isso pode levá-la a cair naquilo que é ainda mais sério, e ela pode se arrepender no momento em que o arrependimento não será benéfico. É estranho que toda mulher que é vítima dessas coisas diga: “Confio em mim e confio no homem com quem estou falando; não somos como os outros jovens…” Há muitas histórias intermináveis, mas as que aprendem com elas são poucas. Neste site, recebemos dezenas de perguntas desse tipo, mas somente depois que tudo foi perdido.

Você deve entender que nós te vemos correndo para a morte sem perceber; outros podem estar se movendo mais rapidamente do que você em direção à perdição, mas tememos por você, como temeríamos por nossas próprias filhas e irmãs.

Não há necessidade de uma abordagem gradual para pôr fim a este relacionamento haraam; essa ideia pode vir do engano do Shaytaan. Ao contrário, o crente, homem ou mulher, assim que descobre que esta ação é haraam, não tem outra escolha senão desistir dela. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E não é admissível a crente algum nem a crente alguma - quando Allah e Seu Mensageiro decretam uma decisão -, que a escolha seja deles, por sua própria decisão. E quem desobedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, se descaminhará com evidente descaminho.”

[al-Ahzaab 33:36]

“O dito dos crentes, quando convocados a Allah e a Seu Mensageiro, para que este julgue, entre eles, é, apenas, dizerem: "Ouvimos e obedecemos." E esses são os bem-aventurados. E quem obedece a Allah e a Seu Mensageiro e receia a Allah e a Ele teme, esses são os triunfadores.”

[an-Nur 24:51-52].

Rogamos a Allah que te permita arrepender-se e que o aceite de ti.

Você disse que este homem é casado, o que significa que você está prejudicando sua irmã (esposa dele) ao manter este relacionamento, porque, sem dúvida, ele está te dando parte de seu tempo, palavras gentis e carinho, quando sua esposa e filhos são mais merecedores disso do que você, então você usurpou os direitos dela.

Além do mais, você pode ser a causa da ruína do relacionamento entre ele e sua esposa e filhos.

Ademais, pense em si mesma; se este homem fosse seu marido, você gostaria que ele tivesse este tipo de relacionamento com outra mulher?

Se você não gostaria, então por que você gostaria para tua irmã?

Você deve se apressar em terminar este relacionamento, e manter-se ocupada com coisas benéficas e úteis; pode ser por causa deste relacionamento que você tem sido privada da alegria de fazer ações virtuosas, ou algumas outras coisas.

Você tem que rezar, e encontrar alegria em conversar com Allah, lembrar-se d’Ele e recitar Seu livro, e você tem que fazer muitas súplicas, pedi-Lo que aceite o seu arrependimento e que te perdoe.

Para mais informação, por favor, consulte as respostas às perguntas nº 84089 e 84102

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A