Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Se uma mulher menstruada perde o jejum de ‘Ashura, ela pode compensar posteriormente?

Pergunta

Se uma mulher está em estado de impureza no dia 9, 10 e 11 de Muharram, então, por isso ela não pode jejuar. É possível compensar aqueles jejuns em outros dias após o seu ghusl?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Se uma pessoa perde o jejum de 'Ashura, ela não pode repor porque não há evidência disso, e porque a recompensa está ligada ao jejum no décimo dia de Muharram, e esse período passou.

Shaikh Ibn 'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Se o dia de 'Ashura chegar e a mulher estiver menstruada, ela pode repor o jejum? Existe algum princípio sobre os atos de adoração nawafil que podem ser repostos e aqueles que não podem ser repostos? Que Allah te recompense com o bem.

Ele respondeu: Atos de adoração nawafil são de dois tipos: aqueles para os quais há uma razão e aqueles para os quais não há razão. Aqueles para os quais há uma razão terminam quando a razão termina, e eles não podem ser repostos. Um exemplo disso é tahiyyat al-masjid (dois rak'ahs para “saudar a mesquita” quando se chega nesta). Se um homem vem e se senta, e fica sentado por um longo tempo, então ele se levanta querendo rezar tahiyyat al-masjid, não será tahiyyat al-masjid, porque essa é uma oração que é feita por uma razão e está conectada àquela razão; uma vez que a razão não mais se aplica, ela não é mais prescrita. Outro exemplo, ao que me parece, é o dia de ‘Arafah e o dia de ‘Ashura. Se uma pessoa atrasa o jejum no dia de 'Arafah e no dia de 'Ashura, sem motivo, não há dúvida de que não pode ser recuperado e não lhe beneficiaria se ele o compensasse, ou seja, não o beneficiaria no sentido de ser o dia de 'Arafah ou o dia de 'Ashura.

Mas se esse dia chega quando uma pessoa tem um motivo, como a mulher que está menstruada ou com sangramento pós-parto, ou uma pessoa que está doente, então parece que não há reposição também, porque está ligado a um dia específico e o parecer não se aplica quando esse dia já passou.

Fim da citação de Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 20/43

Se uma pessoa é desculpada por não jejuar – como mulheres que estão menstruando ou sangrando no pós-parto, ou quem está doente ou em viagem – mas, geralmente jejua naquele dia ou teve a intenção de jejuar naquele dia, então ela será recompensada por sua intenção, por causa do relato narrado por al-Bukhari (2996) de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se uma pessoa adoece ou viaja, ela terá uma recompensa registrada para si como aquela que costumava obter quando estava em casa e era saudável ”.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Ele terá uma recompensa registrada para si como aquela que costumava ter quando estava em casa e era saudável” significa que ele é como alguém que costumava fazer um ato de adoração então, foi impedido de praticá-lo, mas tinha a intenção de que, se não fosse pelo obstáculo, continuar a fazê-lo. Fim da citação.

Fath al-Baari.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A