Terça-feira 4 Jumada Al-Awwal 1446 - 5 Novembro 2024
Portuguese

Regra sobre rezar em uma sala onde haja imagens

Pergunta

Por que não é permitido a um muçulmano oferecer Salat em uma sala que tenha símbolos de idolatria nas paredes (coroas de Natal, etc)?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Os estudiosos concordam unanimemente que não é permitido rezar em um local onde haja imagens de seres animados. Na verdade, alguns deles eram da opinião de que fazer isso é haram, embora a opinião da maioria seja de que é makruh (desaconselhável).

Imam an-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Quanto ao tecido no qual haja imagens ou linhas cruzadas ou qualquer coisa que distraia o adorador, é makruh rezar com ele, de frente para ele ou sobre ele.

Fim da citação de al-Majmu’, 3/185

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

A visão correta, que foi narrada por 'Umar ibn al-Khattaab e outros, e mencionada em relatos de Ahmad e outros, é que se houver imagens nela (na igreja), a pessoa não deve rezar ali, porque os anjos não entram na sala onde haja imagens, e porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não entrou na Ka'bah até que as imagens que estavam nela fossem retiradas. Isto é o que 'Umar disse: Nós não entraríamos em suas igrejas se houvesse imagens nelas.

Fim da citação de Majmu’ al-Fataawa, 22/162

Al-Bahuti al-Hanbali (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

É makruh rezar de frente para uma imagem, como foi dito, porque é semelhante aos kuffaar se prostrarem para elas (imagens)… Em al-Fusul foi dito: É makruh rezar de frente para uma parede na qual haja quadros e imagens, porque isso se assemelha à adoração de ídolos e estátuas.

Fim da citação de Kashshaaf al-Qinaa', 1/370

Os estudiosos do Comitê Permanente disseram:

Rezar em um lugar onde há uma imagem na frente dos que estão rezando, assemelha-se à adoração de ídolos, e há muitos ahadith que indicam que é proibido se assemelhar aos inimigos de Allah e que devemos diferir deles. Deve-se notar também que colocar fotos de seres animados nas paredes é algo que não é permitido; ao contrário, é algo que leva ao exagero e ao shirk, especialmente se forem imagens de pessoas que são veneradas.

Fim da citação de Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 6/250-251.

'Abd al-’Aziz ibn Baaz, 'Abd al-Razzaaq 'Afifi, 'Abd-Allah ibn Ghadyaan, 'Abd-Allah ibn Qa'ud

Os eruditos mais recentes dentre os hanafis e shaafa'is – ao contrário dos hanbalis – eram tão rígidos que chegaram a proibir rezar em um lugar em que houvesse imagens, mesmo que estivessem atrás de quem rezava ou colocadas no chão para que não se pudesse vê-las.

Al-Shibramalsi al-Shaafa'i disse:

É makruh rezar com uma roupa na qual haja imagem, ou em um tecido no qual haja imagem, mesmo que a pessoa seja cega, esteja escuro, ou a imagem esteja nas costas ou colocada de bruços no chão para que não se possa vê-la ao rezar sobre (o tecido). Isso é claro, deve manter-se longe da imagem que seja proibida.

Fim da citação de Haashiyat Nihaayat al-Muhtaaj, 14/2

Em segundo lugar:

A partir dos comentários citados acima podemos descobrir e entender a sabedoria por trás de não permitir a oração em um lugar onde haja imagens e estátuas. Esses motivos são:

-1-

Os anjos não entram em uma sala onde haja uma imagem. Foi narrado de Abu Talhah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os anjos não entram em um cômodo em que haja um cachorro ou uma imagem”.

Narrado por al-Bukhari, 3225; Muslim, 2106.

O adorador está pedindo a Allah que envie misericórdia e aumente as bênçãos; como seria possível pedir isso em um lugar onde os anjos da misericórdia não entrariam?

-2-

Evitar qualquer semelhança com aqueles que adoram ídolos e estátuas, nomeadamente os idólatras, ou mesmo os cristãos, que enchem as suas igrejas com imagens de Cristo e de sua mãe Maria (a paz esteja sobre eles) baseados em falsidade. Evitar qualquer imitação aos não-muçulmanos é um dos ensinamentos importantes da shari'ah, para evitar que a identidade dos muçulmanos seja assimilada a outras e perdida, e para preservar sua luz reluzente que brilha entre as nações.

Foi narrado de 'Aisha que Umm Habibah e Umm Salamah mencionaram ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uma igreja que elas tinham visto na Abissínia na qual havia imagens. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Essas pessoas, se houvesse um homem justo entre elas e ele morresse, elas construiriam um local de adoração sobre seu túmulo e colocariam aquelas imagens nele. Elas serão as mais malignas da humanidade diante de Allah, no Dia da Ressurreição”.

Narrado por al-Bukhari, 427; Muslim, 528

-3-

Evitar o que pode distrair o adorador. Quando uma imagem está na frente de alguém que está rezando e puder distraí-lo e fazer sua mente vagar, no momento em que o muçulmano deveria buscar atingir o mais alto grau de foco e humildade, pois está diante de Allah, exaltado seja, em sua oração.

Foi narrado que Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: ‘Aisha possuía uma cortina estampada com a qual cobria a lateral de sua casa. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Leve esta sua cortina estampada para longe de nós porque suas imagens continuam me distraindo em minha oração.”

Narrado por al-Bukhari, 374, em Bab Kiraahiyyat al-salaah fil tasaawir.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A