Domingo 23 Muharram 1441 - 22 Setembro 2019
Portuguese

Combinando duas intenções em um jejum – a questão da sobreposição de atos de adoração

Pergunta

É possível combinar a intenção de jejuar nos três dias de cada mês com a intenção de jejuar no Dia de 'Arafat? Nós receberemos duas recompensas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Combinar atos de adoração pode ser de dois tipos:

Um tipo não está correto, que é o caso de atos de adoração que sejam independentes ou façam parte de outro. Nestes casos, as intenções não podem ser combinadas. Por exemplo, se um homem perde a Sunnah do Fajr, o sol surge e a hora da Salaat al-Duhaa chega; a Sunnah do Fajr não pode tomar o lugar da Salaat al-Duhaa, ou vice-versa. Elas não podem ser combinadas, porque a Sunnah do Fajr é independente, e Salaat al-Duhaa é independente, e nenhuma delas pode tomar o lugar da outra.

O mesmo se aplica se um ato é conectado ao que vem antes dele – eles não podem ser combinados. Assim, se um homem disser: "Eu quero intencionar rezar tanto a oração fard quanto a sunnah quando rezo o Fajr", diríamos a ele que isso não está correto, porque a Sunnah (do Fajr) está diretamente conectada ao Fard (obrigatório), e não pode tomar o seu lugar.

O segundo tipo é onde o que se pretende não é um ato específico de adoração. Neste caso, as intenções podem ser combinadas. Por exemplo: um homem entra na mesquita onde as pessoas estão rezando Salaat al-Fajr. Sabe-se que quando um homem entra na mesquita, ele não deve se sentar até que reze duas rak’at, então se ele se unir ao imam nessa oração, isso é bom o suficiente. Por quê? Porque o ponto é que ele deve rezar duas rak’at quando entra na mesquita. Da mesma forma, se um homem entra na mesquita na hora do Salaat ad-Duhaa e reza duas rak’at com a intenção de rezar pela Salaat ad-Duhaa, ele não precisa rezar Tahiyyat al-Masjid também, mas se ele tem a intenção de ambos, isso é melhor. Esta é a diretriz para combinar atos de adoração.

No caso do jejum, o jejum do Dia de 'Arafat, por exemplo, significa que, quando esse dia chegar, você estará em jejum, quer você o queira como um dos três dias que você jejua todo mês ou como o Dia de 'Arafat. Mas se você pretende que seja o Dia de 'Arafat, não contaria como um dos três dias; e se você pretende que seja um dos três dias, isso é bom o suficiente e contará como o Dia de 'Arafat também. Se você pretende ambos, isso é preferível.

A Fonte: (Liqa 'Al-Baab Al-Maftuh por Ibn' Uthaimin, 51/19)

Enviar comentário