Segunda-feira 22 Jumada Ath-Thani 1446 - 23 Dezembro 2024
Portuguese

Como o profeta Muhammad passava o dia?

Pergunta

Como o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passava o dia – um exemplo de sua vida cotidiana? Basicamente quero entender a rotina diária da vida do Profeta. O que ele fazia depois da oração do Fajr? Como ele tomava seu café da manhã e quando? Qual era sua etiqueta ao comer? O que ele fazia do meio-dia até dormir e depois do Tahajjud? Resumindo, quero conhecer a rotina diária do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Resumo da Resposta

O Profeta Muhammad passava a maior parte do dia lidando com aquilo que lhe dizia respeito quanto às questões religiosas e assuntos da sociedade, tal como: chamando as pessoas a Allah, aconselhando-as, lembrando-as (de Allah), introduzindo regras, lutando na Jihad, ordenando o que é bom e proibindo o que é mal, ajudando os necessitados e assim por diante.

Todos os louvores são para Allah.

O que o Profeta fazia depois do Fajr?

Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) acordava, ele rezava o Fajr com seus companheiros na mesquita. Então, ele se sentava no lugar onde havia rezado, lembrando-se de Allah até o sol nascer, e seus companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) sentavam-se com ele. Às vezes, eles conversavam e lembravam de coisas que haviam acontecido antes do Islam; eles riam e ele sorria.

Como o Profeta Muhammad oferecia a oração Duha?

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) oferecia regularmente a oração Duha com quatro ou mais rakaat.

‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava rezar Duha com quatro Rakaat ou mais, como Allah desejava. (Narrado por Muslim, 719)

O que o Profeta Muhammad fazia em sua casa?

Em sua casa, ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ficava a serviço de sua família: ordenhava suas ovelhas, remendava suas roupas, servia a si mesmo e consertava seus sapatos. Quando chegasse a hora da oração, ele saía e conduzia as pessoas em oração, depois sentava-se com elas, conversava, ensinava, exortava-as, lembrava-as (de Allah), ouvia as suas queixas e reconciliava umas com as outras. Então, ele voltava para sua casa.

‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) foi questionada: O que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fazia em sua casa? Ela respondeu: Ele era um ser humano como qualquer outro; limpava suas vestes, ordenhava suas ovelhas e servia a si mesmo. (Narrado por Ahmad, 26194; classificado como autêntico por Al-Albani em As-Sahihah, 671)

Segundo outro relato também narrado por Ahmad (24903): Ele costurava suas roupas, remendava seus sapatos e trabalhava como os outros homens trabalham em suas casas. (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Al-Jaami’, 4937)

Al-Bukhari (676) narrou que Al-Aswad disse: Eu perguntei a ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) o que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer em sua casa. Ela respondeu: Ele servia sua família, então quando chegasse a hora da oração, ele saía para rezar.

O Profeta nunca criticou nenhum alimento?

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca criticou qualquer comida; se gostasse comia, senão deixava.

Às vezes, mês após mês, ele não encontrava nenhum alimento, exceto tâmaras e água.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca criticou qualquer comida; se gostasse comia, senão deixava. (Narrado por Al-Bukhari, 3563; Muslim, 2064)

‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Nós avistávamos uma lua nova, depois outra lua nova, três luas novas em dois meses, e nenhum fogo era aceso nas casas do Mensageiro de Allah. Eu – isto é, ‘Urwah ibn Az-Zubair – perguntei: Ó tia, com o que tu vivias? Ela respondeu: Os dois pretos: tâmaras e água. Mas, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tinha alguns vizinhos entre os Ansar que criavam animais de leite, e eles costumavam dar ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) um pouco de seu leite, e ele nos dava para beber. (Narrado por Al-Bukhari, 2567; Muslim, 2972)

Quantas refeições o Profeta fazia por dia?

Não há detalhes na Sunnah sobre as refeições que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer.

Não era costume dos muçulmanos nos primeiros tempos fazer três refeições todos os dias como as pessoas fazem agora. Ao contrário, o máximo que teriam seriam duas refeições: uma no início do dia e outra ao entardecer.

Como o Profeta reunia os companheiros para assuntos importantes?

Se ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quisesse reunir as pessoas para algum assunto importante, ele instruiria alguém a reuni-las ou a anunciar entre elas “As-salatu jami’ah (a oração está para começar)”, então ele conversava com as pessoas sobre o motivo pelo qual as havia reunido. Se ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quisesse enviar um grupo em missão, ele o faria; se ele quisesse lembrá-las de algo, ele as lembraria; se ele quisesse contá-las sobre uma nova regra, ele as contaria, e assim por diante.

O Profeta costumava tirar uma soneca?

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tirava uma soneca ao meio-dia, para que esta sesta lhe desse forças para rezar Qiyam Al-lail (orações voluntárias à noite). Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizia: “Tirai uma soneca ao meio-dia, pois o satanás não tira uma soneca ao meio-dia.” (Narrado por At-Tabarani em Al-Awsat, 28; classificado como autêntico por Al-Albani em As-Sahihah, 1647)

Como o Profeta Muhammad passava o dia?

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) verificava as pessoas em suas vidas e interações diárias, e em seus mercados; ele as visitava nos lugares onde se reuniam; ele visitava seus doentes, aceitava seus convites e atendia às necessidades dos fracos e pobres. Assim, ele passava a maior parte do dia lidando com aquilo que lhe dizia respeito quanto às questões religiosas e assuntos da sociedade, tal como: chamando as pessoas a Allah, aconselhando-as, lembrando-as (de Allah), introduzindo regras, lutando na Jihad, ordenando o que é bom e proibindo o que é mal, ajudando os necessitados e assim por diante.

Muslim (102) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou por uma pilha de alimentos; ele colocou a mão nesta e descobriu que estava molhado. Ele disse: “O que é isso, ó vendedor de alimentos?” O homem respondeu: Choveu, ó Mensageiro de Allah. Ele disse: “Por que tu não colocas (um aviso) em cima da comida para que as pessoas possam ver? Quem engana (as pessoas) não pertence a mim.”

Al-Baihaqi (20851) narrou que Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Vamos até Al-Basir que está em Banu Waqif para visita-lo – já que ele está doente.” Ele era um homem cego. (Classificado como autêntico por Al-Albani em As-Sahihah, 521)

An-Nassa’i (1414) narrou que ‘Abdullah ibn Abi Awfa (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava recitar bastante palavras de Dhikr e raramente se envolvia em conversa fiada. Ele fazia suas orações longas e seus discursos curtos; não se constrangia de caminhar com as viúvas e os necessitados para atender às suas necessidades. (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih An-Nassa’i)

Qual era a rotina noturna do Profeta Muhammad?

Quando a noite chegava e ele liderava o povo na oração ‘Isha’, se houvesse algum assunto em sua mente relacionado aos assuntos dos muçulmanos, ele o discutia com seus companheiros mais antigos; caso contrário, ele ficava acordado com a família por um tempo.

Imam Ahmad (178) e At-Tirmidhi (169 – e ele classificou isso como sahih) narraram que ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar acordado à noite com Abu Bakr, discutindo alguns assuntos dos muçulmanos, e eu estava com ele. Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi.

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Faz parte de seu caráter que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tratasse as pessoas com bondade e estivesse sempre alegre. Ele brincava com sua família e era gentil com eles; ele gastava generosamente com eles e brincava com suas esposas… Suas esposas se reuniam todas as noites na casa daquela com quem o Mensageiro de Allah estava hospedado naquela noite, e, às vezes, ele ceava com elas, depois cada uma ia para sua casa e ele dormia com a esposa (em cuja casa pernoitava) debaixo do mesmo cobertor. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tirava a roupa de cima e dormia com a roupa de baixo. Depois de rezar ‘Isha’, ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ia para sua casa e ficava acordado um pouco com sua família antes de dormir, para animá-los.” (Tafsir Ibn Kathir, 2/242)

O Profeta Muhammad dormia à noite?

Ele dormia no início da noite, depois se levantava para rezar Qiyam Al-lail, e ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezava tanto quanto Allah desejaria que ele rezasse. Então, quando Bilal (que Allah esteja satisfeito com ele) fazia o chamado para a oração do Fajr, ele rezava duas Rakaat e depois saía para a oração.

Abu Dawud (56) narrou de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que água para wudhu’ e seu Siwak eram fornecidos ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e quando ele acordava à noite ele se aliviava e depois escovava os dentes com o Siwak.

Foi narrado que Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Passei a noite com minha tia materna Maimunah. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) conversou com sua família por um tempo e depois foi dormir. Então, quando chegou no último terço da noite, ele se sentou, olhou para o céu e disse: “Na criação dos céus e da terra e na alternância do dia e da noite há sinais para os sensatos” [Al ‘Imran 3:190]. Então, ele se levantou, fez wudhu’, escovou os dentes e rezou onze Rakaat. Em seguida, Bilal fez o chamado para a oração, então ele rezou duas Rakaat, depois saiu (para a mesquita) e rezou o Fajr. (Narrado por Al-Bukhari, 4569 e Muslim, 763)

Concluindo, a vida do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não era uma rotina rígida, como pode ser entendido a partir destas palavras. Pelo contrário, houve um trabalho proposital e abençoado, como seu Senhor o instruiu (interpretação do significado): “Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Allah, Senhor do Universo.” [Al-An’am 6:162].

Sua prática era interpretar de maneira realista os mandamentos e leis de Allah, como disse a Mãe dos Crentes, ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela).

Muslim narrou (746) que Sa’d ibn Hisham ibn ‘Amir disse à Mãe dos Crentes, ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela): Ó Mãe dos crentes, conta-me sobre o caráter do Mensageiro de Allah. Ela disse: Tu não leste o Alcorão? Eu respondi: Claro. Ela disse: O caráter do Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era o Alcorão.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A