Todos os louvores são para Allah.
As partes essenciais do Hajj são quatro, as ações obrigatórias são sete e tudo o que não for parte essencial e ação obrigatória é Sunnah. Segue uma discussão detalhada:
Al-Bahuti (que Allah tenha misericórdia dele) disse em ar-Rawd al-Murbi' (1/285):
As partes essenciais do Hajj são quatro:
Entrar em ihram, que significa formar a intenção de iniciar os rituais do Hajj, por causa do hadith: "As ações são válidas pelas intenções."
Permanecer em 'Arafah, por causa do hadith: "o Hajj é 'Arafah."
O tawaaf az-ziyaarah (também chamado tawaaf al-ifaadah), porque Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): "...e que circundem a Casa Antiga (a Kaabah em Makkah)" [al-Hajj 22:29].
O sa'i, por causa do hadith: "Fazei o sa'i, porque Allah vos ordenou o sa'i." Narrado por Ahmad.
As ações obrigatórias do Hajj são sete:
Entrar em ihram no miqaat adequado, ou seja, deve-se entrar em ihram a partir do miqaat (local físico específico). Pois o ihram é uma parte essencial do Hajj.
Permanecer em 'Arafah até o entardecer, para quem chega ali durante o dia.
Permanecer durante a noite em Mina durante os dias de at-Tashriq (dias 11, 12 e 13 de Dhu'l-Hijjah), exceto para aqueles cujo trabalho é trazer água e cuidar do gado.
Permanecer durante a noite em Muzdalifah até depois de metade da noite, para aqueles que chegam antes deste horário, exceto para aqueles cujo trabalho é trazer água e cuidar do gado. [Alguns estudiosos consideram passar a noite em Mina como uma das partes essenciais do Hajj, sem a qual o Hajj não é válido. Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) expressou esta opinião no Zaad al-Ma'aad (2/233)].
Apedrejar o Jamaraat na sequência correta.
Raspar a cabeça ou cortar o cabelo.
Fazer o tawaaf de despedida (tawaaf al-Wadaa').
[Se o peregrino está fazendo Tamattu' ('umrah seguida por Hajj, saindo do ihram entre os dois) ou Qiraan ('umrah seguida por Hajj, sem sair do ihram entre eles), então ele deve oferecer um sacrifício (através do abate de uma ovelha), porque Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): "aquele de vós que cumprir al ’umrah e usufruir o que lhe é permitido, até a peregrinação, impender-lhe-á o que lhe for acessível das oferendas (sacrifício). E quem o não encontrar, que jejue três dias, durante a peregrinação, e sete, quando retornardes. Serão dez dias inteiros. Isso, para aquele cuja família não resida nas proximidades da Mesquita Sagrada" [al-Baqarah 2: 196]].
O restante das ações e palavras do Hajj são Sunnah, como tawaaf al-qudum, permanecer durante a noite em Mina na noite anterior à de 'Arafah, idtibaa' [descobrir o ombro direito desde o início do tawaaf até o fim, colocando o meio do rida' (vestuário superior) abaixo da axila direita e as extremidades da rida' sobre o ombro esquerdo], andar em um ritmo acelerado [quando isso for recomendado], beijar a Pedra Negra, recitar adhkaar e du'aa, e escalar as-Safa e al-Marwah (os dois montes).
As partes essenciais da 'umrah são três: ihram, tawaaf e sa'i.
As partes obrigatórias são duas: raspar a cabeça ou cortar o cabelo, e entrar em ihram a partir do miqaat. Fim de citação.
A diferença entre uma parte essencial, uma ação obrigatória e uma ação Sunnah é que o Hajj não é válido sem uma parte essencial, ao passo que se um ato obrigatório é omitido, o Hajj ainda é válido, mas aquele que omite ele deve oferecer um sacrifício compensatório (uma ovelha), de acordo com a maioria dos estudiosos. Quanto às ações Sunnah, aquele que as omite não precisa fazer nada.
Por favor, veja ash-Sharh al-Mumti' (7/380-410) para as evidências que provam essas partes essenciais, atos obrigatórios e Sunnahs, e as regras a respeito disso.
E Allah sabe mais.